Skip to content

Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura

Esta página contém informações sobre o Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura, designadamene sobre regulamentos, tópicos de investigação, orientadores e pós-doutorandos admitidos.

 

This page contains information about the Post-Doctoral Program in Materialities of Literature, namely about general regulations, research topics, advisers, and post-doctoral fellows.


 

1. Regulamento do Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura

2. Regulamento de Projetos de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

3. Formulário de candidatura FLUC

4. Preço da inscrição

5. Temas de investigação: os temas devem coincidir com os campos de investigação dos seminários do Programa ou com os projetos de investigação em curso no âmbito do Grupo de Investigação «Mediação Digital e Materialidades da Literatura» do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra:

6. Orientadores:

Ana Maria Machado
António Sousa Ribeiro
Clara Keating
Manuel Portela
Osvaldo Manuel Silvestre
Paulo Silva Pereira
Pedro Serra
Ricardo Namora

7. Número de vagas anuais: 2

8. Pós-doutorandos em Materialidades da Literatura

  • 2016-2017
    Joshua Alma Enslen (Associate Professor, Acting Program Director for Portuguese, Department of Foreign Languages, United States Military Academy, West Point). Projeto: “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Canção do Exílio

Regulamento do Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura

Artigo 1º
(Natureza e objectivos)

O Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura é uma organização do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O Programa visa proporcionar formação especializada, ao nível de pós-doutoramento, sobre as materialidades da literatura, abrir novas linhas de pesquisa para quem acaba o seu doutoramento e possibilitar aos candidatos que integrem equipas e projectos de investigação.

Artigo 2º
(Duração do Programa)

1. O Programa tem duração variável, oscilando entre um mínimo de 6 meses e um máximo de 3 anos, em função do âmbito do projecto de pesquisa e dos regimes de atribuição de bolsas de pós-doutoramento nos países de origem dos candidatos.
2. Parte da duração do Programa poderá ser realizada em regime não-presencial, desde que a calendarização do projecto de pesquisa proposta pelo candidato seja ratificada pela comissão científica do Programa.
3. O prazo de conclusão do Programa poderá ser prorrogado, num máximo de 6 meses, desde que o pós-doutorando faculte (i) todo o material produzido e (ii) uma justificação do atraso, bem como (iii) um relatório detalhado sobre o que falta realizar.

Artigo 3º
(Estrutura do Programa)

1. O Programa compreende um Workshop de Pós-Doutoramento, que incluirá, no início de cada semestre, seminários e conferências a realizar pelos docentes do Programa ou por Professores Convidados.
2. A frequência do Programa garante (i) orientação ao pós-doutorando, quer através da escolha de orientadores, quer através de sessões de exposição e debate conjunto com todos os estudantes de pós-doutoramento e corpo docente; (ii) a integração do programa de trabalho do pós-doutorando num dos projectos de pesquisa das Materialidades da Literatura; (iii) a possibilidade de os estudantes leccionarem no Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura» e de integrarem o corpo docente nas actividades de extensão universitária do programa (Summer School, cursos intensivos); (iv) a integração do pós-doutorando no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, permitindo-lhe usufruir das actividades e dos recursos (bibliográficos e outros) dessa unidade de I&D.

Artigo 4º
(Coordenação do Programa)

1. Para a Coordenação do Programa será designado um representante do Centro de Literatura Portuguesa e um representante dos Estudos Avançados em Materialidades da Literatura, ficando a mesma a cargo do representante das Materialidades da Literatura.
2. A Coordenação do Programa tem carácter executivo, competindo-lhe, nomeadamente, proceder à selecção das candidaturas, à calendarização das actividades do Programa, à indicação dos orientadores e ao acompanhamento académico dos estudantes.
3. À Coordenação do Programa compete ainda a sua gestão corrente.

Artigo 5º
(Comissão Científica)

O Programa tem uma Comissão Científica, de carácter consultivo, composta por um elemento a indicar pelos Estudos Avançados em Materialidades da Literatura e um outro pelo Centro de Literatura Portuguesa.

Artigo 6º
(Orientação Científica)

1. A orientação científica do trabalho a realizar pelos estudantes do Programa cabe aos orientadores.
2. O Programa pressupõe a coorientação, pelo que os pós-doutorandos terão sempre dois orientadores.
3. A designação dos orientadores é feita após a aceitação da candidatura.
4. Cabe à Coordenação a indicação dos orientadores, em articulação com o/a candidato/a e tendo em consideração a natureza do projecto de investigação proposto.
5. A Coordenação designa então orientadores.
6. A Coordenação poderá aceitar ou propor que o segundo orientador seja exterior ao Programa e à Universidade de Coimbra.

Artigo 7º
(Candidaturas)

1. A apresentação de candidaturas ao Programa pode ocorrer em qualquer momento.
2. Pode candidatar-se ao Programa todo aquele que possuir o grau de Doutor.
3. As candidaturas são efectuadas junto do Secretariado de Pós-Graduação da FLUC, por via electrónica.
4. As candidaturas deverão constar de: (i) Carta do interessado ao Director do Programa em Materialidades da Literatura, solicitando admissão no Programa de Pós-Doutoramento; (ii) Reprodução electrónica da dissertação de doutoramento; (iii) Diploma de doutoramento; (iv) Curriculum Vitae completo, com especial incidência no percurso académico do candidato; (v) Proposta de plano de actividades, devidamente calendarizadas, a ser desenvolvido no Programa de Pós-Doutoramento; (vi) Cartas de Recomendação do orientador da tese de doutoramento e de outros professores ou entidades exteriores à universidade; (vii) Ficha de candidatura devidamente preenchida.
5. Serão considerados como factores de selecção os seguintes elementos:

(i) Track Record e potencial de pesquisa de cada candidato: qualidade da tese de doutoramento, publicações e comunicações, experiência de pesquisa, mobilidade internacional, mobilidade entre áreas de actividade (academia, mundo do trabalho, etc.), adequação do perfil do candidato ao projecto proposto;
(ii) Qualidade do projecto de pesquisa: projecto original e inovador em relação ao estado da arte, potencial do projecto para produzir avanços na investigação fundamental, factores de impacto e retorno social, aspectos inter e multidisciplinares do projecto, adequação da metodologia e clareza de objectivos de curto e médio prazo, carácter realizável do projecto;
(iii) Fluência em inglês.

Artigo 8º
(Número de vagas)

1. O Programa terá um número de vagas limitado.
2. Cabe à Coordenação estabelecer o número de vagas para cada ano lectivo.
3. O número de vagas será anunciado no site dos Estudos Avançados em Materialidades da Literatura (https://matlit.wordpress.com/).

Artigo 9º
(Local de funcionamento, corpo docente e temário)

1. As actividades do Workshop de Pós-Doutoramento decorrerão nos espaços do CLP e da FLUC.
2. As actividades lectivas e de orientação estarão a cargo do corpo docente do Programa de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura e/ou de professores convidados para esse efeito.
3. Em cada ano lectivo o corpo docente afecto ao Programa será indicado no site dos Estudos Avançados em Materialidades da Literatura (https://matlit.wordpress.com/).
4. O Programa disponibilizará, para cada ano lectivo, um temário a explorar pelos candidatos, em função das áreas de trabalho do corpo docente proposto nesse ano. O temário será divulgado no site dos Estudos Avançados em Materialidades da Literatura.

Artigo 10º
(Línguas de Trabalho)

1. As actividades do Workshop de Pós-Doutoramento decorrerão em português ou inglês.
2. Nos trabalhos científicos produzidos pelos pós-doutorandos poderá ser usada a língua portuguesa ou a inglesa.

Artigo 11º
(Início do Programa)

Os candidatos admitidos ao Programa deverão iniciar a sua actividade no início do semestre que se segue à data em que foram informados da sua admissão.

Artigo 12º
(Actividades a desenvolver pelos estudantes)

Os estudantes do Programa deverão:

  1. fazer um mínimo de duas apresentações do seu trabalho de pesquisa, no Workshop de Pós-Doutoramento do programa em Materialidades da Literatura;
  2. participar activamente em reuniões dos projectos de investigação das Materialidades da Literatura;
  3. participar activamente nas actividades do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Seminários Transversais, sessão de avaliação de projectos de tese no final do 3º semestre do curso e sessões semestrais do Estado da Arte, destinadas a exposição e debate conjunto de todos os projectos de tese em curso);
  4. publicar um mínimo de 2 artigos científicos em revistas com arbitragem referenciadas nos índices de artes e humanidades (os artigos poderão coincidir com uma monografia, mas a realização desta não dispensa da publicação daqueles), além de 1 recensão na revista do Programa, a MatLit, e 1 comunicação a um congresso internacional;
  5. colaborar nos trabalhos de orientação de estudantes de doutoramento, nos casos em que as dissertações dos doutorandos se cruzem com o projecto de pesquisa e os interesses do pós-doutorando.

Artigo 13º
(Monografia e artigos científicos)

1. A monografia e os artigos científicos são realizados em articulação com os orientadores.
2. Até ao final do Programa o pós-doutorando envia a monografia e/ou os dois artigos científicos aos orientadores.
3. Nada havendo a opor, os orientadores enviam a monografia e/ou os dois artigos científicos à coordenação do Programa para efeitos de atribuição do certificado.

Artigo 14º
(Relatório)

1. O pós-doutorando deverá enviar aos orientadores um relatório detalhado de todas as actividades efectuadas no Programa de Materialidades da Literatura durante o período do pós-doutoramento.
2. Os orientadores enviarão o relatório à coordenação do Programa para efeitos de atribuição do certificado.

Artigo 15º
(Certificado do Programa)

1. O Programa confere o direito a um certificado de Pós-Doutoramento em Materialidades da Literatura aos estudantes que tenham cumprido as actividades indicadas no artigo 12º.
2. O certificado é emitido pela UC de acordo com o estabelecido no Artigo 15º do «Regulamento de Projetos de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra».
3. Ao certificado é anexado um suplemento com um relatório das actividades desenvolvidas pelo estudante, no âmbito do Programa.

Artigo 16º
(Preço e formas de pagamento)

1. O valor da inscrição no Programa é fixado anualmente de acordo com o estabelecido no Artigo 11º do «Regulamento de Projetos de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra».
2. Em caso de desistência, aplica-se o estabelecido no Artigo 13º do «Regulamento de Projetos de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra».

Artigo 17º
(Aplicação do regulamento)

1. A aplicação deste regulamento subordina-se ao «Regulamento de Projetos de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra».
2. As lacunas e dúvidas na aplicação deste regulamento são resolvidas pela Coordenação do Programa.

Coimbra, 11 de março de 2014
Aprovado pela Comissão Científica do Programa


matlit01_typewriterfont

%d bloggers like this: