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Estudantes

Esta página contém notas biográficas dos/as doutorandos/as do Programa de Doutoramento FCT «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura», e de candidatos/as de outros cursos que frequentaram seminários deste Programa, incluindo estudantes de intercâmbios nacionais e internacionais provenientes de outras universidades. Entre 2011 e 2015, acolhemos estudantes de doutoramento dos seguintes Programas: Programa de Doutoramento em Literatura e Cultura Americana da Universidade de Salónica; Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RGS); Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialização em Teoria da Literatura e Representações Culturais; Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas; e  Programa em Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.

This page contains biographical notes on the doctoral candidates of the FCT PhD Program in «Advanced Studies in the Materialities of Literature», and also on candidates from other programs who have attended one or more seminar courses, including national and international exchange students from other universities. Between 2011 and 2015, we have hosted doctoral fellows from the following Programs: PhD Programme in American Literature and Culture at Thessaloniki University; Postgraduate Program in Media and Communication at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RGS); Postgraduate Program in Anthropology at the Fluminense Federal University (UFF); Postgraduate Program in Communication and Semiotics at the Pontifícia Catholic University of São Paulo (PUC-SP); Postgraduate Program in Literary Studies at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), specialization in Theory of Literature and Cultural Representations; Postgraduate Program in  Literary Studies at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), specialization in Portuguese and Luso-African Literatures; and  Program in Comparative Studies at the University of Lisbon.


Ana Albuquerque e Aguilar
Ana Marques da Silva
Ana Paula Dantas
Ana Sabino
Bruno Fontes
Bruno Ministro
Caio Di Palma
Carolina Martins
Catarina Figueiredo Cardoso
Cecília Magalhães
Clayton Santos Guimarães
Daniela Côrtes Maduro
Diogo Marques
Eduarda Mota
Élia Sofia Ramalho
Erika Oikawa
Eunice Gonçalves Duarte
Fábio Waki
Giorgia Casara
Gustavo Cavalheiro
Ian Ezerin
Joana Bárbara Fonseca
John D. Mock
José Geraldo
Júlia Zuza
Liliana Vasques
Lizzy Pournara
Lúcia Joviano
Maíra Wiese
Manaíra Aires Athayde
Maria Francesca Cirigliano
Maria Raquel Gonçalves
Marie Claire De Mattia
Matheus de Brito
Mauren Przybylski
Nuno Miguel Neves
Priscila Monteiro
Ricardo Brites
Rita Catania Marrone
Samuel Teixeira
Sandra Bettencourt
Sofia Madalena Escourido
Sónia Deus
Sonia Miceli
Tatiana de Laai
Tiago Jerónimo
Tiago Santos
Tiago Schwäbl
Wladilene Lima


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Ana Albuquerque e Aguilar é licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, possui o Ramo de Formação Educacional na mesma área e fez Mestrado em Estudos Clássicos, ramo Literatura Comparada, com a tese A influência clássica na obra poética de Miguel Torga: o caso particular do Diário. Todos os graus foram obtidos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, embora com passagem pela Université Paris IV – La Sorbonne. Professora dos ensinos básico e secundário, tem-se dedicado a vários projetos de dimensão europeia (Comenius, Grundtvig e, mais recentemente, Erasmus +), de formação de professores e de divulgação da língua e da literatura portuguesas. Paralelamente, além de outras publicações, é autora de manuais escolares de Português. É, atualmente, bolseira FCT do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo colaboradora no projeto “Inanimate Alice: a literatura eletrónica no ensino do Português”, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Entre os seus interesses, destacam-se as línguas clássicas, a cultura grega (antiga e contemporânea), a literatura portuguesa e o seu ensino, o livro e a leitura.

Ana Albuquerque e Aguilar has a degree and a post-graduation in Classics. She holds a Master’s degree in Classical Studies – Comparative Literature, with a thesis on the poetic works of Portuguese writer Miguel Torga. She studied at the School of Arts and Humanities at the University of Lisbon and at the Paris-Sorbonne University. As a secondary school teacher, she has participated in different European projects and programmes (Comenius, Grundtvig, and more recently, Erasmus +). She is also a teachers’ trainer; she has been involved in Portuguese language and literature projects, and has several publications, including textbooks of Portuguese. She is currently an FCT doctoral fellow in the Materialities of Literature PhD Programme, at the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra. She is also a team member of the research project “Inanimate Alice: electronic literature in the teaching of Portuguese” (Centre for Portuguese Literature at the University of Coimbra). Among other interests, she focuses on classical languages, Greek culture (Ancient and contemporary), Portuguese literature, teaching, books, and reading.


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Ana Marques da Silva é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses – com especialização em Tradução, e concluiu o mestrado em Ensino de Português e Francês nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a defesa da dissertação «A Poesia no Ensino das Línguas». Com um percurso diversificado, dedicou-se ao teatro e às artes plásticas, e trabalhou como jornalista, programadora cultural e professora do ensino secundário. Actualmente é bolseira da FCT no programa de doutoramento em Materialidades da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se sobretudo em questões de teoria da literatura, linguagem e estética.

Ana Marques da Silva has a degree in Modern Languages and Literatures – Portuguese and French Studies – with a specialization in translation. She completed her Masters in Teaching Portuguese and French in Secondary Education at the School of Social and Human Sciences at the New University of Lisbon, with the dissertation ‘Poetry in the Teaching of Languages’. Her diverse professional career includes theatre and the visual arts, and she has also worked as a journalist, cultural programmer, and secondary school teacher. She holds a doctoral scholarship from FCT and is currently a doctoral student in the FCT PhD Program in Advanced Studies in the Materialities of Literature at the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra. Her research interests are focused on theory of literature, language and aesthetics.


Ana Paula Dantas licenciou-se em Línguas Modernas, variante Estudos Ingleses e Americanos, tem um Curso de Especialização e um Mestrado em Poesia e Poética, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a defesa da tese “Encontros de poetas: Voz, silêncio e glifo na obra de próspero saíz” (2011). Há um fado de itinerância que a acompanha, empresta a viola ao seu par e dá a guitarra aos seus filhos, – Açores, Coimbra, Londres, Tunísia, Vietname, Lisboa, Estados Unidos, Canadá e não sabe quando esta voz irá querer parar. O seu percurso profissional corre pela docência no ensino secundário e formação profissional na área da Língua Inglesa, pela tradução e pelo secretariado. Os seus interesses actuais centram-se no estudo do fenómeno literário enquanto relação com as artes performativas, os estudos culturais e interartes. Continua a dar a mão esquerda ao poeta próspero saíz. É dextra, e a sua paixão é a poesia e a arte das linguagens.

Ana Paula Dantas graduated in Modern Languages, English and American Studies, holds a Post-graduation and a Master’s degree in Poetry & Poetics at the Faculty of Arts, University of Coimbra, with the Thesis titled “Meetings of Poets: Voice, Silence and Glyph in próspero saíz’s Work” (2011). There is a fado of itinerancy in her life that lends the viola to her mate and gives the guitar to her children – Azores, Coimbra, London, Tunis, Vietnam, Lisbon, United States, Canada and she doesn’t know when this tune is willing to stop. She has a professional background that runs through teaching of secondary education and professional training in the English Language, translation and secretariat. Her current interests are centered on the literary phenomenon together with performing arts, cultural and interart studies. She continues to give her left hand to poet próspero saíz. She is right handed and her passion is poetry and the art of languages.


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Ana Sabino nasceu no Porto, em 1983. O seu percurso académico e profissional foi sempre orientado por uma vocação em relação aos livros e à palavra escrita, nas suas várias vertentes. Licenciou-se em Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalhou no atelier FBA., em Coimbra, onde foi responsável, juntamente com o director criativo João Bicker, pelo design gráfico da exposição Weltliteratur, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, trabalho que mereceu um prémio internacional Red Dot Design Award 2009. Mais tarde teve a oportunidade, proporcionada por uma bolsa Inov-Art atribuída pela Direcção-Geral das Artes, de rumar ao Brasil para colaborar com a editora Cosac Naify, em São Paulo: uma editora de arte e literatura especialmente reconhecida pela qualidade da sua edição e dos seus projectos gráficos. Acaba de terminar o seu mestrado em Teoria da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese intitulada «Literatura para míopes – um olhar aproximado sobre questões de forma em teoria da literatura», que se foca no cruzamento da forma visual dos livros com a crítica e teoria literária, orientada pelo professor António M. Feijó. Está agora a iniciar o doutoramento em Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra.

Ana Sabino was born in Porto, in 1983. Her academic and professional career was always guided by her calling towards books and the written word, in their multiple facets. Studied Communication Design in the Fine Arts College of Lisbon University. Worked in studio FBA., in Coimbra, where she was responsible, together with creative director João Bicker, for the graphic design of Weltliteratur, an exhibition on literature, held in Calouste Gulbenkian Foundation, a work which was worthy of a Red Dot Design Award 2009. Later she had the opportunity, given by a Inov-art grant attributed by Direcção-Geral das Artes, of heading to Brasil to work with Cosac Naify publishing house, in São Paulo: an art and literature publisher specially recognised for the quality of its editions and its graphic projects. She has just finished her masters in Literary Theory, in Lisbon, with a thesis titled «Literature for the short-sighted – a close look into matters of form in literary theory», which focuses on the crossing of the visual form of books and literary theory, supervised by professor António M. Feijó. She is now beginning her doctorate in Materialities of Literature in Coimbra.


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Bruno Fontes licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e concluiu, na mesma instituição, o Mestrado em Estudos Artísticos, na área de estudos fílmicos, com a tese Num mundo sempre noir: um estudo do film noir moderno, seguido de uma análise de Chinatown, de Roman Polanski (2011). Tem colaborado com diversas associações culturais em Coimbra, no Porto e na Figueira da Foz, e acompanhou, durante alguns anos, um grupo de teatro na sua itinerância por todo o país. As suas áreas de interesse centram-se no diálogo do cinema com as outras artes, das quais se destacam a literatura e a música, e na análise da arte e da cultura de massas na sociedade contemporânea. Está neste momento a iniciar o Doutoramento em Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra.

Bruno Fontes graduated in Portuguese and Lusophone Studies at the Faculty of Letters, University of Coimbra, and concluded, in the same institution, a Masters degree in Art Studies, specialization in film studies, with a thesis titled In a world always noir: a study of modern film noir, followed by an analysis of Roman Polanski’s Chinatown (2011). He has collaborated with several cultural associations in Coimbra, Porto and Figueira da Foz, and he has followed, for some years, a theater group in its roaming across Portugal. His areas of interest are focused on the dialogue between cinema and other arts, most importantly literature and music, and in the analysis of art and mass culture in contemporary society. He is currently beginning his Doctorate in Materialities of Literature at the University of Coimbra.


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Bruno Ministro é licenciado em Línguas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2011) e mestre em Edição de Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação Um buraco na boca: edição crítica do romance experimental de António Aragão (2014). Foi bolseiro de investigação do pré-projecto “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego” (CLP/FLUC) e do projecto “Dicionário Terminológico de Crítica Textual” (CLUL). É colaborador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (Universidade Fernando Pessoa, Porto) e do Electronic Literature Directory / Consortium on Electronic Literature (com sede na Electronic Literature Organization, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge MA). Os seus interesses científicos e artísticos gravitam à volta da palavra, da imagem e da palavra-imagem (ou vice-versa).

Bruno Ministro holds a Bachelor’s Degree in Modern Languages by the School of Arts and Humanities at University of Coimbra (2011) and an MA in Text Editing and Publishing by the School of Social Sciences and Humanities at NOVA-New University of Lisbon, with a dissertation titled Um buraco na boca: edição crítica do romance experimental de António Aragão (2014).  He was research assistant in the pre-project “No Problem Has a Solution: A Digital Archive of the Book of Disquiet” (CLP/FLUC), and in the project “Terminological Dictionary of Textual Criticism” (CLUL). He is collaborator of the Digital Archive of Portuguese Experimental Literature (University Fernando Pessoa, Oporto) and the Electronic Literature Directory / Consortium on Electronic Literature (hosted by Electronic Literature Organization, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge MA). His scientific and artistic interests gravitate around word-image relations.


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Caio Di Palma Brasileiro de sangue carioca, jovem sagrou-se amante de trajetos andarilhos e dos acordes de Baden Powell e Vinicius de Morais. Desde então, carrega no peito o gosto bonito de quem à bossa-nova se filia e nas culturas musicais se revigora: da bossa-nova ao jazz, do jongo ao maracatu, dos tambores de Angola ao fado português. Ponto um. Sempre carrega consigo um coração febril por reflexões filosóficas, o qual não raras vezes se aninha em estudos sobre poética, hermenêutica, existencialismo, afectos espinosianos, territorialidade e memória cultural. Segundo ponto. A esconder o homem e erigir o técnico, o terceiro ponto facilmente figuraria em um currículo acadêmico. Pesquisador em estudos intersemióticos entre Literatura e Outras Artes, com foco na estética contemporânea neobarroca e em teoria da literatura. Possui Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal Fluminense (2012), com dissertação sobre a obra da escritora Maria Gabriela Llansol. Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF (2008), e graduação em Português-Grego (2007). Desenvolve pesquisas sobre teoria da literatura e ficção portuguesa contemporânea, privilegiando os seguintes temas: diálogos interartes, estética neobarroca, intertextualidade, metalinguagem, pós-estruturalismo.

Caio Di Palma Brazilian of Cariocan blood, early lover of wandering paths and chords of Baden Powell and Vinicius de Morais. Since then he carries in his heart the beautiful taste of those affiliated to the bossa nova and invigorated in musical cultures: from bossa nova to jazz, from jongo to maracatu, from Angolan drums to Portuguese fado. First point. He always carries with him a feverish heart for philosophical reflections, which often nestles in studies of poetics, hermeneutics, existentialism, Espinosian affections, territoriality and cultural memory. Second point. Hiding the man and upholding the technician, the third point would easily find its way into an academic vita. Researcher in intersemiotic studies concerned with Literature and Other Arts, focusing on contemporary neo-baroque aesthetics and theory of literature, he holds a Master of Arts in Portuguese Literature from Fluminense Federal University [UFF] (2012), with a dissertation on the work of writer Maria Gabriela Llansol. Postgraduate Studies (specialization) in Portuguese Literature and African Literatures of Portuguese Language, also by UFF (2008), and undergraduate studies in Portuguese and Greek (2007). He develops research on literary theory and contemporary Portuguese fiction, focusing on the following topics: interart dialogues, neo-baroque aesthetics, intertextuality, metalanguage, and post-structuralism.


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Carolina Martins é licenciada em Estudos Artísticos e pós-graduada em Estudos Literários e Culturais pela Universidade de Coimbra. Nos últimos anos trabalhou como produtora na área da dança contemporânea e foi responsável de produção do “Cumplicidades – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa“. Dos seus interesses atuais destaca as instalações performativas e a banda-desenhada em todo o seu potencial.

Carolina Martins holds a degree in Art Studies and a post-graduate degree in Literary and Cultural Studies, both from the University of Coimbra. In the last few years she worked as a contemporary dance producer and was the responsible for “Cumplicidades – Lisbon International Contemporary Dance Festival“. She highlights as her main interests performative installations and comics in their full potential.


Catarina Figueiredo Cardoso é licenciada em Direito e tem um mestrado em Ciência Política. É coleccionadora de livros ilustrados, com bonecos, riscos, fotos, impressões digitais; muitos são eles mesmos bonecos. Acompanha a cena portuguesa dos livros de artista, fanzines, livros auto-editados e pequenas editoras, formas artísticas que evoluem e se transformam com as tecnologias directa e indirectamente ligadas ao livro. Coleccionar livros e conhecer os artistas que os criam conduziram-na a uma reflexão sobre esta forma de arte recente e sua recepção crítica em Portugal. Reune documentação e bibliografia que lhe permitam analisar a sua evolução em Portugal e a sua integração nos movimentos internacionais em torno da palavra e do livro, que se desenvolveram a partir dos anos 1960. Com Isabel Baraona, organizou o número 32 do Journal of Artists’ Books (Outono de 2012), dedicado ao livro de artista em Portugal. Com Isabel Baraona, é editora de Tipo.pt, uma base de dados sobre livros de artista e edições gráficas de autor. Vive e trabalha em Lisboa.

Catarina Figueiredo Cardoso holds a Law degree and an MA in Political Science. She collects illustrated books, books with drawings, scrawls, photographs, fingerprints. She keeps up with the scene of Portuguese artists’ books, zines, self-published books and by small publishers, art forms that evolve and change with the technologies directly and indirectly linked to the book. Collecting books and meeting the artists who create them led her to a reflection on this recent art form and its critical reception in Portugal. She gathers documentation and bibliography to enable her to analyze its development in Portugal and its integration in the international movements around the word and the book, which grew out of the 1960s. With Isabel Baraona, she edited number 32 of the Journal of Artists’ Books (Fall 2012), about artists’ books in Portugal. Her latest project is Tipo.pt, a database on artists’ books and self-published small press works coedited by Isabel Baraona. She lives and works in Lisbon.


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Cecília Magalhães é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Bacharel em Design Gráfico pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (2003). Tem experiência acadêmica e profissional com processos e narrativas comunicacionais, criatividade e semiótica. Participou ativamente como docente ministrando aulas e orientando monografias no campo da comunicação, da criatividade e da percepção visual em diferentes instituições como SENAC, ABRA, IED e UNIVÁS, com destaque aos cursos de Moda e Design do centro universitário FMU, parte da organização Laureate International Universities. Nesse período também integrou o NDE (Núcleo Docente Estruturante) da Moda FMU, auxiliando nas atividades de coordenação e de reestruturação do curso. Desenvolve projetos criativos nos mais diversificados segmentos do mercado brasileiro, com enfoque em Brand Design, Comunicação e Design Thinking. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutoramento no programa Materialidades da Literatura, com especial interesse na materialização da linguagem por meio das narrativas do design.

Cecília Magalhães holds a Master’s degree in Communication and Semiotics by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) and a Bachelor’s degree in Graphic Design by Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2003). She has an extensive academic and professional background in communicational narratives and processes, creativity and semiotic studies. As a professor, she was engaged in teaching and mentoring final undergraduate research focused on Communication, Visual Perception and Creativity in different institutions as SENAC, ABRA, IED and UNIVÁS, highlighting her activities in the Design and Fashion Design programs at FMU, part of Laureate International Universities. During this period she also integrated the FMU Fashion Design NDE (restructuring academic committee), helping with coordination activities and reviewing the program’s educational proposal. She develops creative projects in different fields in the Brazilian market, mainly focused on Brand Design, Communication and Design Thinking. She is presently doing her PhD research in the Materialities of Literature Program, with special interest in the materialization of the language by means of design narratives.


Clayton Santos Guimarães Brasileiro, nascido em São Paulo, mas mineiro de coração. Licenciou-se em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2005 e desde então não parou de andar. Frequentou as licenciaturas de História e Filosofia afim de perseguir seu objecto de inquietação: a relação tripartida entre Literatura, Ficção e escrita da História. Atravessou meio mundo, para chegar a Portugal, passando pela Universidade do Porto (Letras, Literatura e Cultura), pela Universidade de Évora (Filosofia Contemporânea) e agora, na Universidade de Coimbra, parece ter achado um pouso. No momento, sua atenção está voltada para o século XVIII português, em especial, aos membros da Academia Real de História e da Academia Real de Ciências.

Clayton Santos Guimarães. Brazilian, born in São Paulo, but Mineiro at the bottom of his heart. He graduated in Portuguese Language and Literature at the Federal University of Ouro Preto in 2005, and he has not stopped travelling since then. He has attended History and Philosophy programmes in order to pursue his object of inquiry: the tripartite relationship between Literature, Fiction and the writing of History. He has crossed half the world to come to Portugal, where he has attended the University of Porto (Arts, Literature, and Culture), the University of Évora (Contemporary Philosophy), and now the University of Coimbra, where he seems to have found a temporary home. At present, his attention is focused on eighteenth-century Portugal, in particular on the members of the Royal Academy of History and the Royal Academy of Sciences.


Daniela Côrtes Maduro concluiu o mestrado em Estudos Anglo-Americanos na Universidade de Coimbra com a tese Uma criatura feita de bits: Ilusão e Materialidade na Hiperficção Patchwork Girl de Shelley Jackson (2009). Recebeu uma bolsa individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e finalizou recentemente, com a tese Imersão e Interactividade na ficção digital (2014), o doutoramento em Materialidades da Literatura (Universidade de Coimbra). Faz parte da equipa de investigação do projecto “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego” integrado no Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. É membro da Electronic Literature Organization, da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos e do Centro de Literatura Portuguesa. É também investigadora associada do CELL (Consortium on Electronic Literature). Tem colaborado com o Po.Ex., Arquivo Digital de Literatura Experimental Portuguesa e com o Electronic Literature Directory. A sua principal área de especialização são as humanidades digitais, com particular enfoque na área dos estudos literários. Os seus actuais interesses de investigação centram-se no estudo da ficção científica; o acto de contar histórias e tradição oral; narratologia; análise literária; arquivo, preservação e curadoria de literatura.

Daniela Côrtes Maduro She has concluded her Master’s Degree in Anglo-American Studies at the University of Coimbra with the thesis titled A creature made of bits: Illusion and Materiality in the Hyperfiction Patchwork Girl by Shelley Jackson (2009). She held an individual doctoral grant awarded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) and she has recently finished a PhD in Materialities of Literature (University of Coimbra) with the thesis Immersion and Interactivity in Digital Fiction (2014). She is a team member of the research project “No Problem Has a Solution: A Digital Archive of The Book of Disquiet” (University of Coimbra) and a member of the Centre for Portuguese Literature at the University of Coimbra. She is also a member of the Portuguese Association for Anglo-American Studies, of the Electronic Literature Organization and a research associate of the Consortium on Electronic Literature (CELL). She has been collaborating with the Po.Ex. Digital Archive of Portuguese Experimental Literature and the Electronic Literature Directory. The field of digital humanities, with a particular focus on literary studies, is her main area of expertise. Her research interests lie in the study of science fiction; storytelling and oral tradition; narratology; literary analysis; archive, preservation and curation of literature.


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Diogo Marques é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Universidade Nova de Lisboa) e pós-graduado em Criações Literárias Contemporâneas (Universidade de Évora). A sua atual linha de investigação centra-se na aplicação da tecnologia eyetracking às práticas poéticas digitais, tendo também interesse por práticas artísticas como a poesia visual, a performance poética, a mail art e a street art. Tem colaborado nos últimos anos com diversas associações e coletivos artísticos na criação e realização de happenings e trabalhos de poesia visual/experimental. Gosta de chapéus e sobretudo de máscaras, que invariavelmente utiliza na assinatura dos seus trabalhos. Mantém o blogue Palavroclastia (http://palavroclastia.blogspot.com).

Diogo Marques holds a Degree in Modern Languages and Literatures, specialization in Portuguese and English Studies (New University of Lisbon), and a postgraduate degree in Contemporary Literary Creations (University of Évora). His current line of research focuses on the use of eye-tracking technology for studying digital poetic practices. He is also interested in artistic practices such as visual poetry, poetic performance, mail art and street art. He has collaborated in recent years with various associations and art collectives in the creation of happenings and works of visual and experimental poetry. He likes hats and especially masks, which he invariably uses in the signature of his works. He blogs in Palavroclastia (http://palavroclastia.blogspot.com).


Eduarda Mota é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de Mestre em 2008 com a dissertação Diálogos Modernistas com a Cidade: Mário de Andrade e Bernardo Soares (Proposta de Leitura Comparativa). Como professora efectiva do 3.º ciclo/secundário, lecciona nas áreas da língua e da literatura portuguesas, sendo também formadora de cursos nocturnos de Português como Língua Estrangeira, dirigidos a adultos da área geográfica de Abrantes. Exerceu funções como Leitora do Instituto Camões no King’s College de Londres e no Institute of Germanic & Romance Studies. Os seus interesses actuais de investigação centram-se nas literaturas de expressão portuguesa dos séculos XX e XXI, em particular nos movimentos de vanguarda.

Eduarda Mota holds a degree in Modern Languages and Literatures (Portuguese Studies), from the University of Coimbra, where she also earned her Master’s degree in 2008 with the  dissertation Diálogos Modernistas com a Cidade: Mário de Andrade e Bernardo Soares (Proposta de Leitura Comparativa). As a teacher of secondary education, she teaches Portuguese language and literature. She also teaches evening classes of Portuguese as a foreign language, targeted at adults in the geographical area of Abrantes. As a lecturer of the Instituto Camões, she has taught at King’s College London and held the Camões Fellowship at the Institute of Germanic & Romance Studies. Her current research interests are centred on 20th- and 21st-century literatures in Portuguese, particularly in the avant-garde movements.


Élia Sofia Ramalho nasceu em Tomar, concluiu o secundário e nessa altura tudo levava a crer que se tornaria arquitecta. Assim entrou em Arquitectura na ARCA-EUAC, mas o contacto com a sujidade e cheiro das tintas alteraram o seu rumo académico para as Artes Plásticas-Pintura. Ainda assim o estágio profissional foi realizado com o Arquitecto João Paulo Revez. Segue-se o primeiro ciclo de pintura intitulado “Bovinos de cultura”, uma sátira ao ano das “vacas loucas” (2001). Em 2004 ínicia a colecção “Interior-Exterior Fernando Pessoa” e desenvolve várias séries de pintura em forma de alegoria a poemas de F.P. Em 2007 regressa à “Arca” para fazer o Mestrado em Comunicação Estética. Começa a desenvolver ateliers de educação artistica para a infância no pré-escolar e primeiro-ciclo, desse convivio nasce o desafio irresistivel de editar um primeiro livro para contar a história de Frida Kahlo aos mais pequenos. Neste momento continua a escrever histórias e a fazer ilustrações para mostrar arte a crianças.Vive em Coimbra. É presidente da Associação Geografia da Cor na Língua Portuguesa, trabalha com vários estudantes de Coimbra com naturalidade dos diversos países da C.P.L.P. último trabalho que está a terminar é um documentário intitulado “Timor-Geografia de um futuro”.

Élia Sofia Ramalho was born in Tomar. When she finished high school everything led to believe that she would become an architect. She was admitted to study Architecture at Arca-Euac, but the contact with dirt and the smell of paints changed her academic career and she went on to study Fine Arts – Painting. She did her internship with Architect João Paulo Revez. She then produced her first series of paintings titled “Bovinos de cultura” [“Bovines of culture”], a satire of the “mad cow” year (2001). In 2004 she began the collection “Interior-Exterior Fernando Pessoa”, and produced several series of paintings in the form of allegories based on poems by F.P. In 2007 she went back to ARCA to do a Masters in Aesthetic Communication. She developed art education workshops for children in preschool and primary school. From this experience arises the irresistible challenge of writing a first book to tell the story of Frida Kahlo to children. At the moment she continues to write stories and make illustrations on art for children. She lives in Coimbra. She runs the Associação Geografia da Cor na Língua Portuguesa, and she has worked with several students who are nationals of the CPLP (Community of the Portuguese-speaking Countries). She is presently working on a documentary titled “Timor – Geography of a future.”


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Erika Oikawa nasceu na cidade de Belém do Pará, região da Amazônia brasileira, onde se graduou em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (Brasil). É mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), onde defendeu, em 2011, a dissertação “Dinâmica Relacional em Blogs Pessoais Autorreflexivos“, aprovada com voto de louvor. Em 2012, deu início ao doutoramento em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), sob a orientação do professor Juremir Machado da Silva. Seu projeto de pesquisa se dedica a investigar a mútua influência entre as materialidades das tecnologias móveis de comunicação e as práticas culturais contemporâneas, especificamente aquelas voltadas ao monitoramento e ao compartilhamento de dados sobre o corpo nas redes sociais digitais. Foi o interesse pelas materialidades que a levou a escolher o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura para realizar o seu estágio doutoral (sanduíche) de seis meses, com bolsa PDSE/CAPES (2015).

Erika Oikawa was born in Belém do Pará, in the Brazilian Amazon region, where she graduated with a Bachelor Degree in Social Communication – Journalism at Federal University of Pará (Brazil). She obtained her Master’s degree in Communication and Information at Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil) in 2011, defending the dissertation “Relational Dynamics in Personal Self-reflexive Blogs“, which was approved with honors. In 2012, she began her doctoral studies at the Social Communication Graduate School at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (Brazil) under the supervision of Professor Juremir Machado da Silva. Her research project is dedicated to investigating the mutual influence between materialities of mobile communication technologies and contemporary cultural practices, specifically those related to monitoring and sharing information about the body in digital social networks. It was her interest in materialities that made her choose the Doctoral Program in Materialities of Literature for her six months doctoral exchange (sandwich), supported by a PDSE/CAPES scholarship (2015).


Eunice Gonçalves Duarte é licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura. Mestre em Dramaturgia Contemporânea (UCD, Dublin), tendo apresentado a tese “The Self-Conscious Theatre: The Use of the Artifice in Three Plays by Thomas Kilroy”. Trabalha regularmente como performer e encenadora nas área da performance digital. Para além do seu trabalho artístico, lecciona no Instituto Superior de Ciências da Educação e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra. O seu plano de estudos inclui dois seminários do Programa Materialidades da Literatura.

Eunice Gonçalves Duarte holds a degree in Communication and Culture Sciences and an MA in Contemporary Drama Studies (UCD, Dublin), with a thesis titled “The Self-Conscious Theatre: The Use of the Artifice in Three Plays by Thomas Kilroy”. She works frequently as a performer and as a stage director in the field of digital performance. Besides her artistic work, Eunice lectures at the Instituto Superior de Ciências da Educação and Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. She is a PhD student in Communication Sciences at the University of Coimbra. Her study plan includes two seminars in the Materialities of Literature Program.


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Fábio Waki (1985) é bacharel em Estudos Literários (2012) e mestre em Estudos Clássicos (2015) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo da graduação e do mestrado, se dedicou à filologia e à narratologia das tradições orais grega e anglo-saxã, com ênfase na performatividade das literaturas orais e nas revoluções do paradigma heroico. É atualmente aluno de doutoramento no programa Materialidades da Literatura (2016), sob orientação dos professores Osvaldo Manuel Silvestre e Ricardo Namora. Sua pesquisa se alinha a estudos contemporâneos sobre a narratologia e, à luz da psicanálise, toma-a como método de pesquisa intermedial entre narrativas textuais e visuais. Dedica-se também à recepção clássica, em particular às transformações das ideias de estética e de ética na hermenêutica do sujeito e na hermenêutica da arte. Durante a graduação foi estagiário em revisão textual na Editora da Unicamp, sob supervisão de Ricardo Lima e de Paulo Franchetti, e durante o mestrado foi estagiário em pesquisa no Departamento de Inglês da King’s College London, sob supervisão da professora Clare Lees.

Fábio Waki holds a BA in Literary Studies (2012) and an MA in Classics (2015), both from the State University of Campinas (Unicamp). Along his BA and MA studies, he researched the philology and narratology of Greek and Anglo-Saxon oral traditions, especially the performativity of oral literatures and the revolutions of the heroic paradigm. Fábio is currently studying for his PhD in Materialities of Literature (2016), under the supervision of professors Osvaldo Manuel Silvestre and Ricardo Namora. His research is aligned to contemporary studies on narratology and, in the light of psychoanalysis, investigates this subject as a method for intermedial research of textual and visual narratives. Fábio also works with Classical reception, particularly the transformations in the ideas of aesthetics and ethics in the hermeneutics of the self and in the hermeneutics of art. During his BA, Fábio completed an internship as a copy editor at Editora da Unicamp, under the supervision of Ricardo Lima and Paulo Franchetti, and during his MA, completed a research internship at King’s College London, in the Department of English, under the supervision of professor Clare Lees.


Giorgia Casara (1985) estudou Filologia e Literatura Italiana na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, dedicando-se sobretudo a estudos de teor comparatista ente a literatura italiana e portuguesa, e nomeadamente desenvolvendo uma tese de Mestrado sobre Zibaldone (Giacomo Leopardi) e Livro do Desasossego  (2011). A paixão por Portugal e pela literatura portuguesa fizeram com que se mudasse para Lisboa, onde continuou os estudos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluindo uma pós-graduação em Estudos Portugueses (2013) e começando a colaboração no projeto “Modernismo Online – Arquivo Virtual da Geração de Orpheu“. No âmbito das tarefas de arquivo e no seu trabalho de tradutora e revisora de textos literários, desenvolveu um interesse particular sobre o livro-objeto e as suas relações com a poética literária e a prática artística tencionando, durante o projeto de Doutoramento, abordar essas mesmas questões na obra de Almada Negreiros.

Giorgia Casara (1985) obtained both her BA and MA degrees in Italian Philology and Literature from Ca’ Foscari University of Venice. She has been focusing her academic interests on comparative studies, mainly on the relationship between Italian and Portuguese literature, writing a final dissertation about Zibaldone (by Giacomo Leopardi) and Livro do Desasossego (2011).  Led by the love for Portugal and Portuguese Literature, she moved to Lisbon where she got a Post-graduate degree in Portuguese Studies from Nova University of Lisbon, joining at the same time the project “Modernismo Online – Arquivo Virtual da Geração de Orpheu. Her work with Almada’s archive and her activity as a literary translator and editor originated a special interest in the book as an object in relation to literary poetics and artistic practice. This has become the main focus her PhD project, which investigates the idea of the “book” in Almada Negreiros’s work.


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Gustavo Cavalheiro Doutorando e Mestre do Programa de Estudos Pós-graduados de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista Capes – mod.2); Especialista em Design Gráfico pelas Belas Artes de São Paulo (2002) e Comunicador Social graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). Professor universitário da FMU (MBA e graduação em Design Gráfico, Design de Produto, e Gestão em Moda). Membro da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), além dos grupos de estudo: ESPACC (Grupo de pesquisa: Espaço, Visualidade, Comunicação e Cultura) e CENCIB (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura) vinculados ao curso de PEPGCOS PUC-SP, membro do Cev-Mkt (Centro Virtual de Marketing Esportivo desde 2000). Profissional com experiência na atuação em Agências de Publicidade, empresas de Comunicação e Marketing.

Gustavo Cavalheiro is a doctoral student in the Postgraduate Program in Communication and Semiotics at the Pontifícia Catholic University of São Paulo (Bolsista Capes – mod.2); holds a specialized degree in Graphic Design by the Fine Arts School of São Paulo (2002), and a degree in Publicity and Propaganda by the Paulista University (1998). He teaches at the FMU university (MBA and BA in Graphic Design, Equipment Design, and Fashion Management).  He is a member of the ABCiber (Brazilian Association of Researchers in Cyberculture), and belongs to the research groups: ESPACC (Research Group: Space, Visuality, Communication and Culture) and CENCIB (Interdisciplinary Research Center for Communication and Cyberculture), linked to the PEPGCOS PUC-SP; member of the Cev-Mkt (Virtual Center for Sports Marketing since 2000). Professional experience in  Advertisement Agencies, and in Communication and Marketing Companies.


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Joana Bárbara Fonseca nasceu em Coimbra, no tempestuoso Verão de 1984, já curiosa. É licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Mestre em Estudos Clássicos, no ramo de Mundo Antigo, pela mesma instituição, com uma dissertação sobre as representações do feminino nas primeiras narrativas latinas, intitulada ‘Sexo Fraco e Leveza de Ânimo. Figurações da mulher no Satyricon e no Asinus Aureus’. É também da Universidade d Coimbra a sua pós-graduação em Poética e Hermenêutica, ainda na área dos Estudos Clássicos. Actualmente é bolseira do Doutoramento em Materialidades da Literatura. A seu foco central de pesquisa aponta para os campos da curiosidade exacerbada, voyeurismo e panoptismo, como conceitos, práticas e estética – de Orwell às possibilidades do mundo digital. Inquieta, os interesses vão dos mais estranhos comportamentos humanos à epoca das Antigas Grécia e Roma, passando pela distopia, pela cybercultura, até ao RAP e à cultura Hip Hop.

Joana Bárbara Fonseca was born in Coimbra, on the stormy summer of 1984, curious already. She holds a BA in Portuguese and Lusophone Studies, from the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra, and a MA degree in Classical Studies, on the Ancient World branch, by the same institution, with a thesis about the representation of the feminine on the first latin novels, titled ‘Sexo Fraco e Leveza de Ânimo. Figurações da mulher no Satyricon e no Asinus Aureus’. She also holds a post-graduate diploma in Poetics and Hermeneutics in the field of Classical Studies at the University of Coimbra. She is currently an FCT fellow in the PhD Program in Materialities of Literature, also at the University of Coimbra. Her main research focuses on voyeurism and panopticism, as concepts, practice, and aesthetics – from Orwell to the possibilities of the digital world. Restless-minded, her interests, to mention just a few, go from the weirdest human behavior in Ancient Greece and Rome, passing through dystopia, and cyberculture, to RAP and Hip-Hop culture.


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John David Mock é licenciado em Inglês pela Universidade de Indiana (Bloomington, 1988), com uma Honors Thesis intitulada “Shared Tendencies and Intentions: Examining Hardy and Hawthorne Together”. Passou um ano (1986-1987) na Universidade de Kent em Canterbury, na Inglaterra, onde estudou teatro e Thomas Hardy. Obteve o grau de Mestre em Inglês, pela Universidade de Maryland (College Park, 1991), com uma tese intitulada “Hemingway’s Orpheus: Influence and Affluence in In Our Time”. Entre 1988 e 1991, ensinou na Universidade de Maryland em College Park. Em Portugal, leccionou na Universidade Católica de Portugal (Leiria) durante cinco anos. Lecciona na Universidade de Coimbra desde 1998. John D. Mock interessa-se particularmente pelos Clássicos, pela Literatura Fantástica e de Ficção Científica, e pela literatura norte-americana produzida entre 1920 e 1960. Interessa-se também por Cultura Popular. O seu projeto de tese intitula-se «The Electronic Body in Time and Space, or, Cyberpunk Is Dead: Long Live Cyberpunk» (a concluir em 2014).

John David Mock has his BA in English from Indiana University (Bloomington, 1988), where the title of his Honors Thesis was “Shared Tendencies and Intentions: Examining Hardy and Hawthorne Together”. He spent one year of study (1986-1987) at the University of Kent at Canterbury, England, where he studied theater and Thomas Hardy. His MA in English, from the University of Maryland (College Park, 1991), included a thesis that was titled “Hemingway’s Orpheus: Influence and Affluence in In Our Time”. From 1988-1991, John taught at the University of Maryland at College Park. In Portugal, he taught at Catholic University of Portugal (Leiria) for five years. Since 1998, he has taught at the University of Coimbra. John D. Mock has always had an interest in the Classics, in Fantasy and Science Fiction, and in the American Literature that was produced in the 1920s and 1960s. He also is interested in Popular Culture. The title of his thesis project is «The Electronic Body in Time and Space, or, Cyberpunk Is Dead: Long Live Cyberpunk» (to be delivered in 2014).


José Geraldo nasceu em 1960. Cresceu em Aveiro. Vive em Coimbra desde os 18 anos. É advogado, mas não exerce. É profissional de teatro desde 1983: encenador, autor e actor. Também se dedica à narração oral. E, por vezes, à música. Desde 1995 que é assistente convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Tem um mestrado em Texto Dramático Europeu (O texto e o contexto na escrita de Sir Politik Would-be, Universidade do Porto, 2007) e pós-graduações em Estudos de Teatro e em Bibliotecas e Centros de Documentação. Tem pouca obra publicada, mas bastante obra representada (várias dezenas de textos dramáticos, canções e afins) e até já ganhou um prémio literário. É director da Camaleão – Associação Cultural (pequena companhia profissional, sediada em Coimbra, que se dedica sobretudo ao teatro e à narração oral) e membro activo da Mafia – Federação Cultural de Coimbra. O seu projeto de tese intitula-se «Registos de interpretação poética: análise da performance vocal em Portugal» (a concluir em 2014).

José Geraldo was born in 1960, and he lived in Aveiro until he was 18, when he moved to Coimbra. He is a lawyer, but he does not practice law. He has been a theatre professional since 1983, as director, playwright, and actor. He also performs oral narration. And sometimes music. He has been a lecturer at the Department of Communication and Art, University of Aveiro, since 1995. He holds an MA in European Dramatic Text (O texto e o contexto na escrita de Sir Politik Would-be, Porto University, 2007) and he has postgraduate diplomas in Theatre Studies and in Libraries and Documentation. Few of his texts have been published, but many have been staged (plays, songs, and other performative works), and he has even won a literary prize. He is director of Camaleão–Associação Cultural (a small professional company, based in Coimbra, which engages mainly in theatre and in storytelling), and he is an active member of Mafia–Federação Cultural de Coimbra. The title of his thesis project is «Recordings of Poetry: Analysis of Vocal Performance in Portugal» (to be delivered in 2014).


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Júlia Zuza é de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil) e se graduou em Comunicação Integrada-Relações Públicas pela PUC-MG. É pós-graduada em Gestão Cultural pela UNA-BH com mestrado pela Universidade de Coimbra em Literatura de língua portuguesa: investigação e ensino (Mia Couto e Luandino Vieira: a ficção de fronteira nas obras editadas para o público infantojuvenil, 2014). Possui artigos publicados e participações em eventos acadêmicos no que concerne ao universo da literatura infantojuvenil, um de seus objetos de interesse. Como experiência profissional, trabalhou com produção cultural e redação publicitária. Paralelamente, mantém sua trajetória de escritora, tendo sido vencedora na categoria poesia no Festival de Música e Poesia de Paranavaí (2014), primeiro lugar no XXXVI Concurso Literário Felippe D’Oliveira na categoria poesia (2013), selecionada para publicação de poemas no Suplemento Literário de Minas Gerais (2014) e ganhadora do concurso nacional de redação da Cosac Naify (2010). Integra a coletânea dos melhores poemas de Twitter pela Fliporto (2013) e conta com outros poemas publicados em antologias. No primeiro semestre de 2015, será lançado seu primeiro livro infantojuvenil pela editora Dubolsinho (Brasil).

Júlia Zuza is from Belo Horizonte (Minas Gerais / Brazil) and graduated in Communication and Public Relations from PUC-MG. She holds a postgraduate degree in Cultural Management from UNA-BH and a Masters from the University of Coimbra in Portuguese Literature: Research and Teaching (Mia Couto e Luandino Vieira: a ficção de fronteira nas obras editadas para o público infantojuvenil, 2014). She has published articles and presented papers in academic conferences in the field of children’s and youth literature, one of her major objects of interest. Her professional experience includes work in cultural production and advertising. At the same time, she is also a writer, and has received several distinctions: winner in the poetry category in the Festival of Music and Poetry from Paranavaí (2014), first award in the XXXVI Literary Contest Felippe D’Oliveira in the poetry category (2013), selected for publishing poems in the Literary Supplement of Minas Gerais (2014), and winner of the national writing contest of Cosac Naify (2010). She is included in the Fliporto collection of Twitter poems (2013), and has other poems published in anthologies. In the first semester of 2015 her first children’s book will be published by Dubolsinho imprint (Brazil).


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Liliana Vasques é licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e está a concluir o Mestrado em Educação Artística pela FBAUL com uma dissertação sobre o poetry slam em Portugal. Integrou o para-coletivo de poesia experimental aranhiças & elefantes e, atualmente, mantém com Bruno Ministro o projeto editorial independente Candonga!!. Interessa-se pela experimentação com a linguagem, sobretudo no contexto da poesia experimental.

Liliana Vasques graduated in Education Science by the University of Coimbra and is now completing a Master’s Degree in Artistic Education by the School of Fine Arts at the University of Lisbon, with a dissertation concerning poetry slam in Portugal. She was part of the para-colective aranhiças & elefantes whose goal was to experiment with poetry and performance. Nowadays she co-develops with Bruno Ministro the small press project Candonga!! She is interested in experimenting with language, mainly in the context of experimental poetry.


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Lizzy Pournara é doutoranda no Departamento de Literatura e Cultura Americana, Faculdade de Inglês da Universidade Aristóteles de Salónica. É licenciada em Literatura e Língua Inglesa (2011) e tem um Mestrado em Literatura Inglesa (2013). Os seus interesses de investigação centram-se na poesia contemporânea americana, multimodalidade, livros de artista, literatura digital e escrita criativa. O seu projeto de tese analisa a multimodalidade na prática poética contemporânea e investiga o impacto das tecnologias de inscrição nas práticas de escrita criativa e na formação de hábitos de leitura.

Lizzy Pournara is a Ph.D. candidate in the Department of American Literature and Culture, School of English, Aristotle University of Thessaloniki. She also holds a BA in English Literature and Language (2011) and an MA in English Literature (2013). Her research interests focus on contemporary American poetry, multimodality, artists’ books, digital literature, book-making and creative writing. Her Ph.D. thesis revolves around the aspect of multimodality in contemporary poetic practice and investigates the impact of inscription technologies on creative writing practices and formation of reading habits.


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Lúcia Joviano graduated in History from the Federal University Juiz de Fora (1995), and holds a Degree in Social Studies from the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters Prof. Fortes Abu-Nehry (1989), specialization in History of Brazil and Psychopedagogy. She has an MA in Literature by the Center for Higher Education of Juiz de Fora/PUC (2008), and she is currently a doctoral student of the program «Theories of Literature and Cultural Representations» at UFJF. She teaches Elementary and Middle Schools in state schools (Minas Gerais and Rio de Janeiro), works in Higher Education in Facsum (Faculdade do Sudeste Mineiro/ UNIP) and she is coordinator and teacher of the Executive/contest for Education in Juiz de Fora/MG. She has experience in the areas of History and Education, with focus on the following fields: historiography, theory of history, history of literature, education, culture and politics, the teaching of history and geography, subjectivity and the critique of Modernity. Her PhD project investigates the process of selection and interdiction of discourses in the context of modern discursivity, examining the invisibility of Patrícia Galvão (Pagú) as a result of the Anthropophagic ethics, aesthetics, and politics that defines her work.

Lúcia Joviano possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), e graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Profa. Nair Fortes Abu-Nehry (1989), especialização em História do Brasil e em Psicopedagogia. É Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/PUC (2008), cursa Doutorado na UFJF: Teorias da Literatura e Representações Culturais. É professora de Ensino Fundamental e Médio em Escolas Estaduais (Minas Gerais e Rio de Janeiro), atua no Ensino Superior na Facsum (Faculdade do Sudeste Mineiro/ UNIP) e é coordenadora e professora do Executivo/concursos Educação em Juiz de Fora/MG. Tem experiência na área de História, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria de história, história da literatura, educação, cultura e política, ensino de história, ensino de geografia, subjetividade e crítica á Modernidade. Em seu projeto de Doutoramento investiga o processo de seleção e interdição de discursos no contexto da discursividade Moderna, considerando o obscurecimento da obra de Patrícia Galvão – Pagú como resultante de sua produção vinculada a uma ética, estética e política Antropofágica.


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Maíra Wiese é licenciada em Letras (2006-2010) pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Nos dois últimos anos da graduação, integrou o grupo de pesquisa intitulado “Poesia em Novos Suportes”, do Laboratório de Estudos Semióticos – LES, da mesma Universidade, que investigava especialmente o uso do computador em produções poéticas. Concluída a graduação, escolheu a Universidade de Coimbra para a continuação de seus estudos acadêmicos. Aqui, concluiu o mestrado em “Estudos Literários e Culturais” (2010-2012), defendendo a dissertação “A poesia digital de André Vallias”. Durante os anos de 2013 e 2014, foi professora de Literatura do ensino secundário. Atualmente é bolseira da CAPES (Brasil) pelo programa “Doutorado Pleno no Exterior”, ao qual se candidatou com o projeto de tese intitulado “Leitura configurativa no poema digital”.

Maíra Wiese has a degree in Letters (2006-2010) from the Federal University of Paraíba, Brazil. In the last two years of graduation, she joined the research group “Poetry in New Media” of the Semiotic Studies Laboratory – LES, at the same university, focused on researching the use of computers for creating poetry. After graduation, she chose the University of Coimbra for the continuation of their academic studies. Here, she completed a Master’s Degree in “Literary and Cultural Studies” (2010-2012), defending the thesis “The Digital Poetry of André Vallias”. During the years 2013 and 2014, she taught Literature in secondary education. She is currently a CAPES (Brazil) research fellow funded through the “Full Doctorate Abroad” Programme. Her thesis project is titled “Configurative Reading in the Digital Poem”.


Manaíra Aires Athayde é licenciada em Ciências da Comunicação (hab. Jornalismo) pela Universidade do Porto (PT) e possui formação complementar na Faculdade de Belas Artes e no Curso de História da Arte da mesma instituição. Cursou os três primeiros períodos da licenciatura na Universidade Federal de Alagoas (BR) e fez parte da especialização em História da Arte Contemporânea do Senac (BR). Em 2010, participou do programa de intercâmbio da EPeKa/The Scientific and Research Association for Art, Cultural-Educational Programmes and Technology, em Maribor, Eslovénia, em curso de aperfeiçoamento em Jornalismo Multimédia e em Rádio. É membro editorial da revista Tendências/Arquitetura e Design (BR) e colaboradora da revista Fest Magazine (PT), para a qual faz a cobertura de festivais de cinema, música e literatura. Foi redatora do Jornalismo Porto Net e editora do Jornal Académico do Porto. Dirigiu a curta-metragem Belo (2010, PT), com o apoio da UP Media, e atuou como diretora de fotografia da curta-metragem IAPOIS (2007, BR), premiada pelo Programa BNB de Cultura. Em 2009, coordenou as Galerias de Arte JUP e em 2010/2011 assumiu a direção da galeria de arte do Espaço Anémona, no Circuito da Miguel Bombarda, no Porto, onde realizou intercâmbio entre produções brasileiras e portuguesas. Na editora 7 Dias 6 Noites, desenvolveu o projeto de coleções luso-brasileiras. Manaíra Athayde realizou pesquisas em Arte Contemporânea, Estética da Comunicação, Semiótica Peirciana Aplicada, Modernidade e Pós-Modernidade, Cultura Mediática. Atualmente, suas investigações estão direcionadas às Poesias Portuguesa e Brasileira, com interfaces entre Estudos Literários, Estudos Artísticos e Comunicação.

Manaíra Aires Athayde holds a Communication Science (Journalism) degree from the University of Porto (PT) and has complementary training in the Faculty of Fine Arts and History of Art Program from the same institution. She attended the first three periods of the graduation at the Federal University of Alagoas (BR) and has a specialization in History of Contemporary Art from Senac (BR). In 2010, she participated in the exchange program of the EPeKa/The Scientific and Research Association for Art, Cultural-Educational Programmers and Technology, in Maribor, Slovenia, on an improvement course in Multimedia Journalism and Radio. She is editor of the magazine Trends/Architecture and Design (BR) and collaborator of the Fest Magazine (PT), where she covers film festivals, music, and literature. She worked as writer for Journalism Porto Net and as editor for Academic Newspaper of Porto. She directed the short film Belo (2010, PT), with the support of UP Media, and was director of photography of the short film IAPOIS (2007, BR), which received an award from the BNB Program of Culture. In 2009, Manaíra Athayde coordinated the Art Galleries JUP, and in 2010/2011 she directed the Art Gallery at Espaço Anémona, part of the Miguel Bombarda Circuit, in Porto, where she organized exchange projects between Brazil and Portugal. In the publishing house 7 Dias 6 Noites, she developed a project for Luso-Brazilian collections. Manaíra Athayde has conducted research in Contemporary Art, Aesthetics of Communication, Applied Peircean Semiotics, Modernity and Post-Modernity, Media Culture. Currently, her investigations are focused on Portuguese and Brazilian Poetry, with interfaces between Literary Studies, Art Studies, and Communication.


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Maria Francesca Cirigliano, natural de Lauria (sul da Itália), começou os seus estudos universitários na Universidade de Bolonha, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Estrangeiras. Apesar de o curso abranger principalmente o âmbito turístico, o seu interesse dirigiu-se cada vez mais para a Literatura. De uma disciplina entre outras, passou de facto a desempenhar um papel determinante nos seus estudos, tanto que, depois da Licenciatura, decidiu inscrever-se no curso de Mestrado em Literaturas Modernas Comparadas e Pós-colonias, na mesma instituição. O percurso do Mestrado foi enriquecido pela permanência de um ano na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto Erasmus. Essa ocasião contribuiu para a preparação crítica da dissertação final Come fare cose con le parole: Livro do Desassossego, um trabalho que consistiu na análise da referida obra a partir duma reflexão linguística e filosófica. Ao longo do percurso de estudo e pesquisa, revelaram-se gradualmente os seus principais interesses, relacionados a questões de Teoria da Literatura e da Linguagem. Atualmente é bolseira da FCT do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Maria Francesca Cirigliano, born in Lauria (southern Italy), began her university studies at the University of Bologna where she graduated in Foreign Languages and Literatures. Although this Bachelor Degree programme was mainly concerned with tourism, her interests turned more and more toward Literature. Firstly seen as a discipline among others, Literature became so important that, after graduation, she decided to enroll in the Master Programme in Modern, Comparative and Postcolonial Literatures, in the same institution. Her Master’s experience was enriched by one-year stay as an Erasmus student at the Faculty of Letters of the University of Lisbon. That opportunity contributed to the critical preparation of her final dissertation Come fare cose con le parole: Livro do Desassossego, which consisted of an analysis of the mentioned work, on the basis of linguistic and philosophical concepts. Throughout her study and research, her main interests gradually emerged at the intersection between Theory of Literature and Language. She holds an FCT doctoral studentship in the PhD Programme in Materialities of Literature.


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Maria Raquel Gonçalves é licenciada em Ciências da Cultura pela Universidade da Madeira e concluiu o mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais na mesma Universidade, com a defesa da dissertação «Desenhar Palavras e Escrever Imagens – Uma Cartografia da Linguagem – Estudo sobre Gonçalo M. Tavares». É jornalista,  integrou os quadros do Diário de Notícias do Funchal, foi colaboradora da RTP – Madeira, e neste momento é cronista do JM – Madeira.  Neste momento é doutoranda no Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se nas questões da literatura, da linguagem e da comunicação.

Maria Raquel Gonçalves holds a degree in Cultural Sciences by Madeira University, where she also completed her Masters with a thesis titled «Desenhar Palavras e Escrever Imagens – Uma Cartografia da Linguagem – Estudo sobre Gonçalo M. Tavares» [“Drawing Words and Writing Images – A Map of Language – Study About Gonçalo M. Tavares”]. As a journalist, she worked for Diário de Notícias do Funchal and collaborated with RTP-Madeira Television. She currently works as a columnist for JM Madeira. She is a doctoral student in the FCT PhD Programme Advanced Studies in the Materialities of Literature at the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra. Her research interests are focused on literature, language and communication.


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Marie Claire De Mattia sempre teve um cuidado especial no que se refere à comunicação e à expressão do si, e encontrou no estudo das línguas e das literaturas estrangeiras a dimensão que lhe é mais compatível. Por isso, frequentou o liceu linguístico e sucessivamente inscreveu-se na Università degli Studi de Milão, licenciando-se e mestrando-se no curso de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Em particular, a sua história de amor com o português nasceu um dia, por acaso, e solidificou-se ao longo do tempo, ampliando-se até ao ponto de abraçar o mundo da lusofonia em toda a sua vastidão e complexidade. Para mergulhar neste mundo, por muito tempo conhecido só indirectamente através de livros, filmes e música, estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa graças a uma bolsa Erasmus e está agora inscrita no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Interessa-se também pela dimensão sócio-cultural, histórica e literária dos espaços pós-coloniais, especificamente do continente africano (em todas as suas nuances linguísticas) e do subcontinente indiano. A esta paixão visceral unem-se um olhar atento e sensível para as belas-artes (ela mesma cultiva a inclinação para o desenho) e a cinematografia, o amor pelas viagens, e a gulodice por bolachas..

Marie Claire De Mattia has always paid attention to the communication and to the expression of the self, and found in the study of foreign languages and literatures the most congenial dimension. Therefore she attended the high-school in languages and subsequently studied at the Università degli Studi of Milan, where she earned both a BA and an MA in Foreign Languages and Literatures. In particular, her love story with the Portuguese language was born one day, by chance. It developed over the time, and extended up to the point of embracing the world of the Lusophone world in all its vastness and complexity. In order to lose herself in this world, for a long time known only indirectly through books, films, and music, she studied at the Faculdade de Letras at Universidade de Lisboa as an Erasmus exchange student and is now enrolled in the PhD Program in Materialities of Literature. She is also interested in the socio-cultural, historical, and literary dimension of the postcolonial spaces, most specifically the African continent (in all its linguistic inflections) and the Indian subcontinent. To this visceral passion, you must add an attentive and sensitive interest in the fine arts (she herself cultivates the hobby of drawing) and cinematography, a deep love for traveling, and a sweet tooth for cookies…


Matheus de Brito, brasileiro, nascido em 1988, João Pessoa-PB. Estudante de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade Federal da Paraíba (2006-08), veio à Universidade de Coimbra como aluno da mobilidade e concluiu aí a licenciatura em “Português” (2011). Seu desempenho ao longo do curso envolve trabalhos em teoria da literatura e teoria crítica, especialmente as idéias estéticas do eixo Benjamin-Adorno. As figuras de que se ocupa surgem através da constelação Filosofia-Estética-Linguagem, à qual as Materialidades da Literatura proporcionam um decisivo prisma. Subscreve o quase-não-tão-velho dictum rimbaudiano, “Il faut être absolument moderne” (deve-se ser absolutamente moderno). Tem também suas pretensões literárias e afins, compulsivamente documentadas no blogue disformevazio.

Matheus de Brito, brazilian, born in 1988, João Pessoa-PB. Student of “Classical and Vernacular Languages and Literatures” at Universidade Federal da Paraíba (2006-08), he came as a mobility student to the University of Coimbra, where he took his degree in “Portuguese” (2011). He has been working along with theory of literature and critical theory, especially the aesthetic ideas of Walter Benjamin and Theodor Adorno. His concerning pictures show themselves through the Philosophy-Aesthetics-Language constellation, to which the Materialities of the Literature provide a decisive prism. Subscribing to the hardly-that-old Rimbaud’s dictum, “Il faut être absolument moderne” (one must be absolutely modern), he also has some literary pretensions and related, which are compulsively documented at disformevazio (“shapelessvoid”, his blog).


Mauren Przybylski Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Rio Grande (UFRG), Mauren Przybylski foi bolsista de Iniciação Científica do Projeto Transmissão, Transgressão e Identidade Cultural: estudo comparativo dos lendários do Québec e do Rio Grande do Sul, coordenado pela Profª Drª Sylvie Dion. Possui Mestrado em Literatura, ênfase em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da profª Drª Simone Pereira Schmidt. Atualmente, é doutoranda em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profª Drª Ana Lúcia Liberato Tettamanzy. É membro ativo do Grupo de Trabalho de Literatura Oral e Popular da Associação Brasileira de Pesquisa em Línguistica e Literatura (ANPOLL) e Bolsista Sandwich CAPES Foundation, processo 7144/12-1, Ministery of Education, Brazil, na Universidade de Coimbra sob co-tutela do Prof. Dr. Manuel Portela, no programa de Materialidades da Literatura.

Mauren Przybylski. Graduated in Portuguese and French Studies by the Federal University of Rio Grande (UFRG), Mauren Przybylski was undergraduate research assistant of the project Transmission, Transgression and Cultural Identity: A Comparative Study of Legends from Québec and Rio Grande do Sul, coordinated by Professor Sylvie Dion. She holds an MA, with emphasis in Literary Theory, from the Federal University of Santa Catarina (UFSC), under the supervision of Professor Simone Pereira Schmidt. She is currently a doctoral student in Portuguese and Luso-African Literatures at the Federal University of Rio Grande do Sul. Her thesis adviser is Professor Ana Lucia Liberato Tettamanzy. She is an active member of the Working Group of Oral and Popular Literature in the Brazilian Association for Research in Linguistics and Literature (ANPOLL) and a CAPES Foundation ‘Bolsista Sandwich’, process 7144/12-1, Ministry of Education, Brazil, at the University of Coimbra under the co-supervision of Professor Manuel Portela, in the Materialities of Literature Doctoral Program.


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Nuno Miguel Neves
nasceu em Setúbal. É licenciado em Antropologia, área social e cultural, pela Universidade de Coimbra e tem uma Especialização em Estudos Artísticos pela mesma Universidade. É membro d’A Equi – microcolectivomusculopoetico –  que, para além da participação regular no Poetry Slam Coimbra e quase-performances um pouco por toda a parte, publicou, em 2013,  a colectânea de textos de reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, intitulada “Poesia há. Solta!”. Actualmente é bolseiro da FCT no programa de doutoramento em Materialidades da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se sobretudo nas questões da Voz, poesia sonora, ruído e movimentos de vanguarda.

Nuno Miguel Neves was born in Setúbal. He holds a degree in Social and Cultural Anthropology, by the University of Coimbra and has a postgraduate diploma in Art Studies from the same university. He is a member of A Equi – microcolectivomusculopoetico – which, in addition to regular participation in the Coimbra Poetry Slam and other quasi-performances elsewhere, has published a collection of texts by inamates of Coimbra prison titled “Poesia há. Solta!”. He is currently an FCT doctoral fellow in the PhD Program in Materialities Literature at the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra. His research interests focus mainly on issues of voice, sound poetry, noise, and avant-garde movements.


Priscila Monteiro

Priscila Monteiro. Prefere publicar como Priscila O. M. Monteiro, porque lembra seu avô, contador de histórias. Brasileira graduada em Letras – Português, Literatura Brasileira e de países de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Ao receber a bolsa Santander ANDIFES (2009), escolheu como destino Minas Gerais, indo à procura dos Estudos sobre Edição. Lá passou a ser revisora, preparadora de originais, conheceu tipografia e concebeu, revisou, editou, costurou e publicou o livro “Trocando histórias” com narrativas de seus alunos adultos de estágio, pelo Laboratório de Edição da Faculdade de Letras. Esta obra fez repensar certezas acadêmicas e, sobre essa experiência docente, versou sua monografia, recebendo distinção e nota máxima. No final de 2013, sentindo-se dona da expressão “Materialidades da Literatura”, procurou-a no Google. Surpresa, descobriu este Programa de Doutoramento. Foi paixão imediata… Iniciou-se uma nova fase irreversível em sua vida: deixaria a docência por um tempo, mudaria de casa e o novo endereço seria em outro continente. Suas intuições sobre livros-objetos, edições artesanais, oralidade e autopublicações, na história do Brasil, passariam a ser uma pesquisa, enfim, materialmente possível!

Priscila Monteiro. She prefers to publish under Priscila O. M. Monteiro, because this name reminds her of her grandfather, a storyteller. She holds a degree in Languages – Portuguese, Brazilian and Portuguese-Language Literatures – from the University of Rio Grande do Sul (2012). Upon receiving an ANDIFES (2009) scholarship awarded by Santander, she decided to attend ‘Publishing Studies’ in Minas Gerais. There she became a proofreader and copyeditor, and learned typography, while she designed, edited, and sewed the book “Trocando histórias”, a collection of narratives by her adult students, published by the Editing Laboratory of the Letters Faculty. This work led her to rethink her academic certainties. She wrote her monograph about this teaching experience, and she graduated with honors. At the end of 2013, thinking of herself as the owner of the phrase “Materialities of Literature”, she decided to Google it and, much to her surprise, she found out about the Coimbra PhD Programme. It was an instant passion… A new irreversible phase in her life had begun: she had to leave teaching for a while, and find a new place and a new address in another continent. Her intuitions about book-objects, handmade editions, orality, and self-publishing in Brazilian history became, in fact, (materially possible) research!


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Ricardo Brites é licenciado em Português pela Universidade do Minho, onde realizou o seu Mestrado em Teoria da Literatura sobre a representação do corpo na obra de Herberto Helder numa aproximação entre a poesia e o cinema (2010). Lecionou Português como Língua Estrangeira em Espanha e foi docente do Instituto Camões na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, de 2011 a 2013. Neste momento ensina Português a alunos chineses na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Ingressou no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra devido ao seu interesse pelas relações do cinema com as outras artes, especialmente com a literatura, e pela análise/leitura da imagem.

Ricardo Brites holds a degree in Portuguese Studies from the University of Minho, where he obtained his Master Degree in Theory of Literature about the representation of the body in the work of Herberto Helder and the relations between poetry and cinema (2011). He taught Portuguese as Foreign Language in Spain and was Instituto Camões Lecturer at the University of California, Santa Barbara, from 2011 to 2013. At the present moment he teaches Portuguese to Chinese students at the Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. He joined the Doctoral Program in Materialities of Literature at the University of Coimbra due to his interest for the cinema connections with other arts, particularly with literature, and for the analysis/reading of the image.


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Rita Catania Marrone, italiana, nasceu em 1987 em Como. Licenciou-se em Filosofia e fez o Mestrado em Ciências Filosóficas, na Universidade dos Estudos de Milão. O seu percurso académico não seguiu um caminho “ortodoxo”: mais interessada pela história das ideias do que pela historiografia filosófica, explorou diferentes áreas de estudo – da magia do Renascimento até ao pensamento da crise do século XX, passando pela história das religiões. Mas foi o encontro com o pensamento de Fernando Pessoa que marcou indelevelmente os seus interesses académicos e a levou para o caminho dos Estudos Portugueses. Foi editora-chefe da revista Antarés, prospettive antimoderne e colaboradora da Cátedra de História da Filosofia da Universidade dos Estudos de Milão (pertencente ao Professor Davide Bigalli). Antes de obter a bolsa de estudo para o Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, trabalhava na indústria editorial.

Rita Catania Marrone, Italian, was born in 1987 in Como. She graduated in Philosophy and concluded a Masters degree in Philosophical Sciences at the University of Milan. Her academic career didn’t follow an “orthodox” path: more interested in the history of ideas than in philosophical historiography, she explored different areas of study – from the Renaissance Magic to the Crisis of European Thought in the 20th century, and the History of Religions. But it was the encounter with Fernando Pessoa’s work that marked indelibly her academic interests, leading her to the path of Portuguese Studies. She was chief Editor of the journal Antarés, prospettive antimoderne and Professor Davide Bigalli’s collaborator at the University of Milan (History of Philosophy). Prior to being awarded a doctoral fellowship in the Materialities of Literature Programme, she worked in the publishing industry.


Samuel Teixeira é licenciado em Ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro (2006). Em 2005, durante a licenciatura, gravou as partes de bateria do álbum de estreia da banda Rebellion’s Enclave (http://www.myspace.com/rebellionsenclave), editado pela editora austríaca Ton4Records. Em 2007, ingressou na Escola de Música de Cantanhede, onde estudou performance de bateria em Jazz com os músicos Rui Pereira, Jeff Davis e Nuno Costa. Em 2008, foi admitido no Mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Impulsionado pelo workshop de Manuel Portela, intitulado “A forma dos livros nos Livros de Artista”, e realizado no âmbito da disciplina de Tipologias de Edição, Samuel Teixeira iniciou o seu estudo sobre os Livros de Artista, no qual se inclui a sua dissertação de mestrado “O Livro de Artista como Metalivro” (2011). Neste trabalho, o autor reflecte acerca do processo de codificação bibliográfica do texto e da imagem em livros de artista pertencentes à Colecção de Publicações de Artista da Biblioteca de Serralves. O fascínio pelo medium, principalmente pelo livro, é o epicentro das suas áreas de interesse, que cruzam temas como auto-reflexividade, performance, bibliograficalidade, e disciplinas como Sociologia e História do Livro, Semiótica e Psicologia. O seu projeto de tese intitula-se «Virtualização do livro de artista» (a concluir em 2014).

Samuel Teixeira holds a degree in Language Teaching (Portuguese, Latin, and Greek) from the University of Aveiro (2006). In 2005, he recorded the drum parts of Rebellion’s Enclave’s debut album (http://www.myspace.com/rebellionsenclave), released by the Austrian label Ton4Records. In 2007, he joined the Cantanhede Music School, where he studied Jazz percussion with musicians Rui Pereira, Nuno Costa, and Jeff Davis. In 2008 he was admitted to the MA in Publishing Studies at the University of Aveiro. Inspired by a guest workshop presented by Manuel Portela, titled “The form of books in artists’ books”,  Samuel Teixeira began his study of Artists’ Books, which includes his MA dissertation “The Artist’s Book as a Metabook” (2011). In this text, the author reflects upon the bibliographic coding of text and image in artists’ books from the Artists’ Special Collection at Serralves Library. The fascination with the medium, especially with the book, is at the core of his areas of interest, which include themes such as self-reflexivity, performance, and bookness, and which cross disciplines such as Sociology and History of the Book, Semiotics, and Psychology. The title of his thesis project is «Virtualization of the Artist’s Book» (to be delivered in 2014).


Sandra Bettencourt sempre estudou, e viveu, em Coimbra. Aí completou a licenciatura em Estudos Artísticos, variante de Cinema (2007), bem como o mestrado em Estudos Literários e Culturais (especialização em Literatura de Língua Espanhola), com a dissertação Labirintos Hipertextuais: Possibilidades cartográficas da espacialidade em Jorge Luis Borges (2010). Os seus interesses actuais vão desde o cinema à literatura, à performance, aos novos média e aos estudos culturais, com especial preferência pelos diálogos interartes e transculturais.

Sandra Bettencourt has always lived and studied in Coimbra. She holds a degree in Art Studies (specialization in Film Studies, 2007), as well as an MA in Literary and Cultural Studies (specialization in Spanish Language Literature), with the dissertation Labirintos Hipertextuais: Possibilidades cartográficas da espacialidade em Jorge Luis Borges (2010) – both from the University of Coimbra. Her current interests include cinema, literature, performance, new media, and cultural studies, with a special preference for transcultural dialogues and interart studies.


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Sofia Madalena G. Escourido tem, numa vida pequena, um grande afecto às palavras (sobretudo aquelas que se refugiam nos livros, mas também as que habitam dentro das pessoas). Depois de uma licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos e de um mestrado em Edição de Texto, percebeu que queria ajudar a fazer livros, suportes de dar a ler o mundo. É assistente editorial desde 2008 e trabalha actualmente no Departamento de Novos Autores Portugueses do grupo Leya. Para entender melhor os livros, fez uma pós-graduação em Artes da Escrita e frequenta agora um programa de doutoramento em Materialidades da Literatura.

Sofia Madalena G. Escourido keeps, in a small life, a great affection for words (especially those which take refuge within books, but also those that inhabit people). After undergrad studies in Portuguese and Lusophone Studies and a master’s degree in Text Editing, she realized that she wanted to help making books, props that allow for the reading of the world. She is an assistant editor since 2008 and currently works in the New Portuguese Authors Department of the LeYa group. To better understand books, she completed a post-graduate degree in the Arts of Writing and is currently pursuing a doctorate program in the Materialities of Literature.


Sónia Deus cresceu numa aldeia de paisagens vinícolas chamada Caixaria (Torres Vedras). Estudou na Universidade de Coimbra, onde concluiu três licenciaturas em Línguas e Literaturas Modernas (estudos Portugueses/ Italianos, Ingleses e Espanhóis). Mestre em Literatura Portuguesa – Investigação e Ensino, em 2011, com a dissertação A Leitura do Texto Literário na Educação de Adultos/as. Encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol, com a dissertação As artes figurativas na aula de espanhol, o que se relaciona com a profissão actual, já que é professora de Espanhol. Tem um percurso profissional diversificado que passa pela docência e formação na área das línguas, culturas e literaturas desde o 1º ciclo ao ensino de adultos. Os seus interesses actuais, além da arte culinária, centram-se no estudo do fenómeno literário, nomeadamente no que se refere à sua relação com as artes performativas, os estudos culturais e interartes, assim como os novos média.

Sónia Deus grew up in a village of vineyard landscapes named Caixaria (Torres Vedras). She studied at the University of Coimbra, where she took three degree courses in Modern Languages and Literatures (Portuguese/Italian, English and Spanish Studies). She also earned her Master’s degree in 2011, in Portuguese Literature – Research and Teaching, with the dissertation Reading Literary Texts in Adult Education. Presently, she is concluding the Master’s Degree in Teaching English and Spanish, with the dissertation The Figurative Arts in the Spanish class, which is related to her present work as a Spanish teacher. She has a varied professional background, which goes from teaching languages, cultures and literatures to the 1st grade of schooling to adult education. Her present interests, besides the culinary art, are focused on studying the literary phenomenon, particularly in what regards its relation to the cultural and interarts studies, performative arts and new media.


Sonia Miceli nasceu em Reggio Calabria (Itália) e é licenciada em Línguas e Culturas Modernas – Estudos Ingleses e Espanhóis pela Universidade da Calabria. No ano lectivo 2007/2008 foi estudante erasmus na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde, em 2011, concluiu o Mestrado em Estudos Comparatistas com a dissertação Contar para vivê-lo, viver para cumpri-lo: autocolocação e construção do livro na triologia ficcional de Ruy Duarte de Carvalho (2011). No doutoramento (também em Estudos Comparatistas), pretende prosseguir a investigação começada no Mestrado, trabalhando nos romances (e não só) de Ruy Duarte de Carvalho e de Bernardo Carvalho. Interessa-se por questões que dizem respeito à ideia de livro, à construção do romance e ao cruzamento entre géneros e áreas do conhecimento, com especial enfoque nas relações entre literatura e antropologia. Frequenta um dos seminários do Programa Materialidades da Literatura.

Sonia Miceli was born in Reggio Calabria (Italy) and holds a degree in Modern Languages and Cultures – English and Spanish Studies from the University of Calabria. In the academic year 2007/2008 she was an erasmus student in the Faculty of Letters of the University of Lisbon, where, in 2011, she earned an MA in Comparative Studies with the dissertation Contar para vivê-lo, viver para cumpri-lo: autocolocação e construção do livro na triologia ficcional de Ruy Duarte de Carvalho (2011). In the PhD (also in Comparative Studies), she intends to continue the research she started in the Master, working on novels (and not only) by Ruy Duarte de Carvalho and by Bernardo Carvalho. She is interested in issues concerning the idea of the book, the construction of the novel and the crossing of genres and fields of knowledge, with a special focus on the relations between literature and anthropology. She attends one seminar in the Materialities of Literature Program.


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Tatiana de Laai é estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob orientação da Prof. Laura Graziela Gomes. Se aproximou do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, onde realizou seu estágio sanduíche com bolsa PDSE/CAPES, ao  investigar as narrativas e produções midiáticas de grupos de consumidores/autores de bens da cultura de massa inseridos em contextos de culturas digitais colaborativas em  seu projeto de doutoramento “Podcasts, fanfictions e fansites: leituras e escritas compartilhadas” . O projeto está inserido na linha de pesquisa “Intermidialidades Contemporâneas e Culturas Digitais”, onde se encontram pesquisas sobre televisão, com ênfase na teledramaturgia (novelas e seriados), suas formas de recepção e consumo, compartilhamento e trocas via redes sociais, fandoms e ambientes imersivos (games e mundos virtuais). Essa linha de pesquisa faz parte do NEMO (núcleo de estudos da modernidade) da PPGA/UFF, um núcleo de pesquisa sobre estudos na antropologia do consumo numa perspectiva comparada e interdisciplinar. Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, com ênfase em Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades, juventude, sociabilidade e internet.  Sua paixão por cinema, literatura e cultura pop estão materializados na sua contribuição com a revista eletrônica Aventura de Ler.

Tatiana de Laai is a PhD Student of the Graduate Programme in Anthropology at the Universidade Federal Fluminense (UFF) under the supervision of Prof. Laura Graziela Gomes. She joined the PhD Programme in Materialities of Literature as an interchange student for one semester (with the support of a PDSE/CAPES studentship) to investigate the narratives and media productions of consumer groups/authors of mass culture goods in collaborative digital networks. This is also the topic of her doctoral project “Podcasts, fanfiction and fansites: shared readings and writings.” This project is inserted in the research line  “Contemporary Intermedialities and Digital Cultures”, which focuses  on television, with an emphasis on soap operas (telenovelas and series), forms of reception and consumption, sharing and exchange through social networks, fandoms and immersive environments (games and virtual worlds). This line of research is part of NEMO (studies of modernity group) of PPGA/UFF, a research group focused on the anthropology of consumption from an interdisciplinary and comparative perspective. She holds a BA and MA in Social Sciences from the State University of Rio de Janeiro. She specializes in Urban Anthropology, with emphasis on cultural anthropology, particularly in following topics: identity, youth, sociability and internet. Her passion for film, literature and pop culture are reflected in her contribution to the electronic magazine Aventura de Ler.


Tiago Jerónimo nasceu na Covilhã. Estudou em Coimbra (Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas variante Estudos Portugueses e Ingleses – Ramo Educacional, Mestrado em Estudos Anglo-Americanos “Literatura, Artes e Media” com a dissertação All this plus everything else. Preliminares para um estudo da edição digital (2008)). Tem desempenhado funções como professor, leccionando a disciplina de Inglês. Gosta de bolo de chocolate, Richard III, Black Flag e desenhos animados. Interessa-se por crítica textual, edição digital e história contemporânea.

Tiago Jerónimo was born in Covilhã. He studied at the University of Coimbra, where he earned a degree in Modern Languages and Literatures (English and Portuguese Studies, with a specialization in Teaching, 2006), and an MA in Anglo-American Studies (Literature, Arts, and Media) with the thesis All this plus everything else. Preliminares para um estudo da edição digital (2008). He has worked as a teacher of English. He likes chocolate cake, Richard III, Black Flag, and cartoons. He is interested in textual criticism, digital editing, and contemporary history.


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Tiago Santos é designer multi-meios, Doutorando em Materialidades da Literatura e em Arte Contemporânea, Mestre em Design e Multimédia, Pós-Graduado e Licenciado em Tecnologias de Informação Visual pela Universidade de Coimbra. Foi Bolseiro de Investigação na mesma Universidade, de 2012 a 2015, tendo participado nos projectos Experiment@Portugal’12 e “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego”. Os seus interesses de investigação abrangem áreas como o branding, a tipografia, o design gráfico e multimédia, bem como a evolução tecnológica enquanto ferramentas de criação artística. Como designer é especializado na comunicação de eventos e marcas, tendo contribuído para a consolidação da marca e da comunicação do Festival “Caminhos do Cinema Português” com os seus públicos. No festival tem coordenado a produção de conteúdos multimédia e as produções resultantes das acções de formação. Coordenou o curso “Cinemalogia — Da Ideia ao Filme” desde a sua criação até 2015. Apresentou várias comunicações em colóquios internacionais, dos quais se destacam “Typography as Space’s Identity” na Conferência “Identity & Culture” em Skopje,“Arts Branding — The Case of Caminhos” na 12th SIG International Colloquium on Nonprofit, Arts, Heritage, and Social Marketing da Academy of Marketing na Heriot-Watt University em Edimburgo, ou “Multimedia Tools to Learn About Nanoparticles Characterization” no International Journal of Online Engineering.

Tiago Santos is Santos is a multimedia designer and PhD candidate in Materialities Literature and in Contemporary Art. He holds a Master Degree in Design and Multimedia, and a Post-Graduate Degree in Visual and Information Technology from the University of Coimbra. He was a research fellow at the same University, 2012-2015, and took part in the projects “Experiment @ Portugal’12” and “No Problem Has a Solution: A Digital Archive of the Book of Disquiet”. His research interests cover areas such as branding, typography, graphic design and multimedia, as well as the use of technical media as artistic tools. As a designer, he specializes in the communication of events and brands, and has contributed to the brand consolidation and public communication of the film festival “Caminhos do Cinema Português”. In this festival, he has coordinated the production of multimedia content and the production resulting from the film workshops. He has coordinated the “Cinemalogia programme – From Idea to Film” since its inception until 2015. He has presented several papers at international conferences, including “Typography as Space’s Identity” at the conference “Identity & Culture” in Skopje, “Arts Branding – The Case of Caminhos” at the 12th International Colloquium on Nonprofit SIG, Arts, Heritage, and Social Marketing of the Academy of Marketing at Heriot-Watt University in Edinburgh, and “Multimedia Tools to Learn About Nanoparticles Characterization” in the International Journal of Online Engineering.


Tiago Schwäbl Natural de Coimbra (1985), passou parte da infância e juventude na Ilha Terceira, Açores. Concluiu o 7º grau de piano no Conservatório de Música do Porto e a Licenciatura em Flauta Transversal na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto, onde colaborou com as classes de composição e percussão em projetos de música contemporânea e improvisação, estreando obras de Nuno Jacinto, Duarte Dinis Silva e Nuno Peixoto de Pinho (Festival Música Viva 2007 e 2010 – MisoMusic). Iniciou o Mestrado em Poesia e Poética na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e concretizou a performance conjunta ‘Os Sons It(n)rantes’ no Teatro da Cerca de S. Bernardo (Set 2010), prosseguindo como estudante Erasmus na Freie Universität Berlin, numa estadia que se alongou, participando em vários projetos de  música contemporânea e teatro-dança (Compagnie ZwischenWort), em experiências de som, traço e movimento.

Tiago Schwäbl was born in Coimbra (1985) and grew up in Terceira Island in The Azores. He completed 7th Grade in piano at the Conservatório de Música do Porto and graduated in flute at the ESMAE, Porto. He worked in collaboration with the Departments of Percussion and Composition, and was involved in various improvisation concerts and “New Music”, such as the Festival Música Viva (2007, 2010), where works by Duarte Dinis Silva and Nuno Peixoto de Pinho were premiered. He began his Masters Degree in Poetry and Poetics at the University of Coimbra in 2009 – and presented a performance of ‘Os Sons It(n)rantes’ in 2010. He continued  his studies at the Freie Universität Berlin as an Erasmus Student and stayed in the city to participate in contemporary music and theatre-dance projects (Compagnie ZwischenWort) working in the areas of sound, (out)lines and movement.

Tiago Schwäbl. 1985 in Coimbra (Portugal) geboren und auf den Azoreninseln aufgewachsen. Studierte Querflöte  an der Hochschule für Musik und darstellende Kunst (ESMAE) in Porto, Portugal, und besuchte auch die Klavierklasse an der Staatlichen Musikschule. Spielte regelmässig mit der Komposition- und Schlagzeugsklasse bei Aufführungen neuer Musik, zu Festspielen wie “Festival Música Viva” (2007, 2010). Uraufführungen der Werke von Duarte Dinis Silva, Nuno Jacinto und Nuno Peixoto de Pinho. Begann den Master in Poesie und Poetik an der Universidade de Coimbra – es entstand die Performance ‘Os Sons It(n)rantes’ (2010). Folgte dann als Erasmusstudent an die FU- Berlin. Wohnte weiter in Berlin, und nahm bei verschiedenen Projekten neuer Musik und Tanztheater (Compagnie ZwischenWort) teil, auf der Suche nach Klang, Zeichen und Bewegung.


Wladilene Lima (Wlad Lima, nome artístico) é artista-pesquisadora, atriz, diretora e cenógrafa de teatro na cidade de Belém do Pará. Possui mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC/UFBA e graduação em Ciências Sociais pela UNAMA – União das Escolas Superiores do Pará. Na Universidade Federal do Pará – instituição em que atua – é professora nos cursos técnicos de formação de ator, na graduação em dança e em teatro, na especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no mestrado em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes – do Instituto de Ciências da Arte ICA. Coordenadora do Projeto de Extensão Teatro d@ Floresta. Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado «Uma Cartografia Epistemológica Inventiva», como estágio de pós-doutoramento no Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e Minho, no período de maio de 2013 a outubro de 2014. Na categoria artística da Amazônia paraense atua como membro-fundador d`A TRAMA Associação de Teatro e Dança da Amazônia, diretora artística da Dramática Cia., artista-articuladora do Fórum Permanente de Teatro do Estado do Pará. Tem experiência na área de Formação de Ator, com ênfase na concepção de Ator-criador e na Prática da Encenação, com ênfase na formação de Jovens encenadores e construção de Netcenas (Blogs e Wikis), atuando principalmente sobre os seguintes temas: matrizes de encenação, dispositivos de registro nos processos de criação, cartografias poéticas, dramaturgia pessoal do ator, histórias de vida em cena e dráōterapia (a autopoiésis pela dimensão libertária do teatro). Atualmente, cursa o doutoramento em Altos Estudos em Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra.

Wladilene Lima (Wlad Lima, artistic name) is an artist-researcher, actress, stage designer, and theatre director in the city of Belém do Pará. She holds both Master and Doctoral Degrees in Performing Arts from the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of Bahia PPGAC / UFBa Program and a Degree in Social Sciences from UNAMA – Union of Colleges of Pará. At the Federal University of Pará – her institution – she teaches technical training courses in acting for the undergraduate Program in Dance and Theatre (specializing in Contemporary Studies of the Body) and also for the MA Programme in Arts (PPGArtes) at the Institute of Art Sciences (ICA). She is Coordinator for Theatre Extension Project Teatro d@ Floresta. She is currently working on a post-doctoral research project, «An Epistemological Inventive Cartography», in the Doctoral Program in Cultural Studies at the Universities of Aveiro and Minho, from May 2013 to October 2014. As artist from the Pará region of Amazônia, she is a founding member of A TRAMA Theatre and Dance Association of the Amazônia, artistic director of the Dramática Cia., artist-organizer of the Permanent Forum for Theatre of the State of Pará. She has experience in Actor Training, with emphasis on the concept of Actor-Creator, and also in Theatre Directing, with emphasis on the training of young directors and construction of Netcenas (Blogs and Wikis), working mainly on the following topics: directing models, notation in creative processes, poetic cartographies, personal dramaturgy for actors, life stories and dramatherapy (autopoiesis of the libertarian dimensions of theatre). She is currently pursuing her PhD in Advanced Studies in the Materialities Literature at the University of Coimbra.



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