Skip to content

Conferência de Enéias Tavares

01/06/2018

© Cartaz de Rui Silva.

No próximo dia 15 de junho de 2018, pelas 11h00, na Sala Ferreira Lima ( FLUC, 6º piso), Enéias Tavares (Universidade Federal de Santa Maria) fará a conferência “Literatura Fantástica em Suportes Físicos e Digitais: Universos Expandidos em Narrativas Transmídia”. Esta iniciativa é organizada pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

A partir da análise de três casos específicos – dos brasileiros Eduardo Spohr e Felipe Castilho e do norte-americano Christopher Kastensmidt – refletiremos sobre o aspecto material da produção literária e sua recepção, com especial atenção à narrativa transmídia, definida aqui como o fracionamento de partes de uma única história em diferentes suportes e mídias. Tais autores têm produzido universos ficcionais complexos que partem da literatura e espraiam-se para jogos analógicos e digitais, audiodramas, histórias em quadrinhos, guias ilustrados e portais virtuais. Tais ações criativas e editoriais têm resultado em universos ficcionais expandidos e em uma positiva ampliação da concepção atual de termos como literatura, cultura e narratividade, além da importante função de formar jovens e apaixonados leitores.  A presente atividade objetiva discutir os problemas teóricos e críticos norteadores da pesquisa de pós-doutoramento executado pelo pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) na Universidade de Coimbra.

Enéias Tavares é Professor Adjunto 3 na Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), onde ensina Literatura Clássica e Escrita de Ficção, orientando trabalhos sobre os Livros Iluminados de William Blake, Narrativa Transmídia e Literatura Fantástica Brasileira. Além disso, é escritor, tradutor e produtor cultural, sendo o criador das séries literárias Brasiliana Steampunk (www.brasilianasteampunk.com.br) e Guanabara Real.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: