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Bird-Watching: conferência e exposição

07/05/2016
Cartaz de Tiago Santos.

Cartaz de Tiago Santos.

No próximo dia 3 de junho de 2016, a conferência e a exposição «Bird-Watching»  assinalam a conclusão do projeto de pós-doutoramento de Joshua Enslen (Academia Militar dos EUA em West Point; investigador de pós-doutoramento em Materialidades da Literatura). Intitulado “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Canção do Exílio”, este projeto decorreu ao longo do ano letivo 2015-2016. Às 10h30, no Instituto de Estudos Brasileiros, Joshua Enslen fará a conferência «Bird-Watching: Uma História Intertextual de “Canção do Exílio”, o Poema Mais Popular do Brasil». Esta conferência é uma organização conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura. Às 17h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, terá lugar a inauguração da exposição «Bird-Watching: Visualizações da Influência de “Canção do Exílio”», de Alaina Enslen e Joshua Enslen. Esta exposição, que decorrerá entre 3 e 26 de junho de 2016, é uma organização do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.

Sinopse

Escrito em Coimbra em 1843 pelo estudante brasileiro António Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” é um dos poemas mais populares de todos os tempos. Durante os últimos 173 anos, o texto de cunho romântico-nacionalista tem inspirado milhares de adaptações por escritores de vários países em todas as épocas e géneros literários, especialmente no Brasil, onde a sua reinvenção textual continua hoje em blogues e sites como Twitter, Facebook e Instagram. Ao aplicar teorias e métodos da crítica literária, da historiografia, das artes visuais e da ciência das redes, esta exposição colaborativa, baseada em mais de mil textos, músicas e fotografias recolhidos ao longo de três anos, apresenta várias leituras visuais da imensa e diversa influência do poema.

Biografias

Joshua Alma Enslen é Professor Associado em West Point, onde leciona disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Publicou diversos ensaios em livros e revistas sobre escritores-diplomatas, tais como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, entre outros. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento no Programa de Materialidades da Literatura que mapeia digitalmente a influência do poema “Canção do Exílio.”

Alaina Enslen é fotógrafa e artista de mixed media. Trabalha no Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque. A sua obra explora as estórias que nos constituem e o modo como a identidade evolui na sua relação com a cultura e com as crenças. As suas colagens-retrato narrativas [narrative portrait collages], combinando pintura com memorabilia e outros objetos encontrados, podem ser vistas em exposições, publicações e coleções privadas. Passou o último ano em Portugal concetualizando, juntamente com Joshua Enslen, processos de visualização como forma de crítica literária.

 


On June 3, 2016, the talk and exhibition “Bird-Watching” mark the completion of a post-doctoral project by Joshua Enslen (US Military Academy at West Point; post-doctoral researcher in Materialities of Literature). Titled “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Song of the Exile“, this project was developed during the academic year 2015-2016. At 10:30 am, at the Institute for Brazilian Studies, Joshua Enslen will give the talk “Bird-Watching: An Intertextual History of ‘Song of Exile,’ Brazil’s Most Popular Poem.” This talk is jointly sponsored by the Institute for Brazilian Studies and the FCT PhD Programme in Materialities of Literature. At 5:00 pm, at the Science Museum of the University of Coimbra, there will be the opening of the exhibition “Bird-Watching: Visualizing the Influence of Brazil’s ‘Song of Exile'” by Alaina Enslen and Joshua Enslen. This exhibition, which will run from 3 to 26 June 2016, is organized by the Science Museum at the University of Coimbra and the FCT PhD Programme in Materialities Literature.

Abstract

Written in Coimbra in 1843 by the Brazilian student António Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” is one of the most popular poems of all time. Over the last 173 years, this Romantic nationalist text has inspired thousands of adaptations by writers from a number of countries in every period and literary genre, especially in Brazil, where its textual reinvention continues daily on blogs and sites like Twitter, Facebook and Instagram. By applying theories and methods from literary criticism, historiography, the visual arts and network science, this collaborative exhibit, based on more than a thousand texts, songs, and photographs collected over the last three years, presents various visual readings of the immense and diverse influence of the poem.

Biographies

Joshua Alma Enslen is an associate professor at West Point where he teaches courses in the areas of Portuguese as a Second Language and Brazilian Literature. He earned his doctorate in Romance Languages from the University of Georgia in 2008. He has published a number of essays in journals and edited volumes about writer-diplomats such as João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, and Vinicius de Moraes, among others. Under the guidance of Professor Manuel Portela, Dr. Enslen is currently working on a project in the Materialities of Literature Program with the goal of digitally mapping the influence of the Brazilian poem, “Song of Exile.”

Alaina Enslen is a photographer and mixed media artist working in Hudson Valley, New York. Her work explores the stories that make us who we are and how our identities evolve in relation to culture and belief. Her narrative portrait collages, created by combining traditional painting with memorabilia and other found objects, can be found in exhibitions, publications and private collections. She has spent the last year in Portugal conceptualizing together with her husband visualizations of literary criticism.

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