Skip to content

Materialidades da Literatura I

Professores: Osvaldo Manuel Silvestre e Ana Maria Machado

Conteúdos Programáticos
O programa parte de uma reflexão sobre a noção de ‘materialidade’ e suas implicações para o estudo do fenómeno literário. Tenta-se também estabelecer uma genealogia das materialidades da literatura, com especial ênfase na teoria dos média, nas materialidades da comunicação, na nova filologia e no pós-estruturalismo. O corpus estudado centra-se nos fenómenos da Voz, sobretudo quando mediada pela tecnologia, e da escrita produzida por tecnologias da inscrição anteriores à invenção do computador, com especial destaque para a Máquina de Escrever. Aborda-se, neste sentido, em perspetiva intermédia, a relação entre escrita e cinema (e, genericamente, entre escrita e imagem técnica) e a materialidade do livro, com especial atenção ao livro infantil.
1. O que é materialidade?
2. Genealogias teóricas das Materialidades da Literatura.
3. Materialidades não-digitais da literatura: a Voz, a escrita como inscrição (a máquina de escrever e a literatura moderna como tipografia).
4. Escrita e Cinema.
5. Materialidade do livro infantil.

Objetivos do Seminário
a) Descrever e interrogar a noção de ‘materialidade’.
b) Descrever materialidades não-digitais da literatura, a partir de um corpus de obras e eventos centrais no panorama dos séculos XX e XXI.
c) Alargar o campo de referência da palavra ‘literatura’, abrindo-o a práticas experimentais, intermédia e performativas.
d) Reler textos, práticas e eventos do passado à luz deste paradigma.
e) Discutir a contribuição das Materialidades da Literatura para as novas Humanidades e para a Teoria da Literatura.


Materialities of Literature I

Seminar Description
This seminar begins with a reflection on the concept of ‘materiality’ and its implications for the study of literary phenomena. It also attempts to establish a genealogy for the materialities of literature, with particular emphasis on media theory, materialities of communication, new philology and post-structuralism. The corpus of study focuses on the phenomena of Voice, especially when mediated by technology, and writing produced by technologies of inscription prior to the invention of the digital computer, with special emphasis on the Typewriter. Adopting an intermedia perspective, we also examine the relationship between writing and cinema (and, more generally, between writing and the technical image) and the materiality of the book, with special attention to children’s books.
1. What is materiality?
2. Theoretical genealogies of the Materialities Literature.
3. Non-digital materialities of literature: the Voice, writing as inscription (the typewriter and modern literature as typography).
4. Writing and Film.
5. Materiality of the children’s book.

Seminar Objectives
a) Describe and interrogate the notion of ‘materiality’.
b) Describe non-digital materialities of literature, based on a corpus of defining works and events of the 20th and 21st centuries.
c) Extend the field of reference of the word ‘literature’, opening it up to experimental, intermedia, and performative practices.
d) Reread texts, practices, and events of the past in the light of this paradigm.
e) Discuss the contribution of the Materialities Literature for the new Humanities and for Theory of Literature.


Bibliografia Principal | Main Bibliography
BENJAMIN, Walter (2009). Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação. S. Paulo. Editora 34 (2ª ed.).
CHION, Michel (2013). L’écrit au cinema. Paris. Armand Colin.
De MAN, Paul (1996). Aesthetic Ideology. Minneapolis. University of Minnesota Press.
DERRIDA, Jacques (1967). De la grammatologie. Paris. Minuit.
DOLAR, Mladen (2006). A Voice and Nothing More. Cambridge. Massachusetts. MIT Press.
GROYS, Boris (2008). Bajo sospecha. Una fenomenologia de los médios. Valencia, Pre-textos.
GUMBRECHT, Hans Ulrich e PFEIFFER, K. Ludwig (1994). Materialities of Communication. Stanford. Stanford University Press.
GUMBRECHT, Hans Ulrich (2003). The Powers of Philology. Dynamics of Textual Scholarship. Urbana and Chicago. University of Illinois Press.
KITTLER, Friedrich A. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford. Stanford University Press.
MITCHELL, W. J. T. and HANSEN, Mark B.N. (2010). Critical Terms for Media Studies. Chicago and London. The University of Chicago Press.
SÜSSEKIND, Flora e DIAS, Tânia (2004). A Historiografia Literária e as Técnicas da Escrita. Do Manuscrito ao Hipertexto. Rio de Janeiro. Edições Casa de Rui Barbosa.
ZUMTHOR, Paul (2005). Escritura e Nomadismo. São Paulo. Ateliê Editorial.

© Osvaldo Manuel Silvestre, 2010-2014.



%d bloggers like this: