Saltar para o conteúdo

A Crítica Criativa nas Materialidades da Literatura

06/07/2021
© Cartaz de Patrícia Reina.

Quinta videoconferência (via Zoom) do ciclo “Conferências MATLIT 2021”, 7 de julho de 2021, 18h00 (hora de Lisboa, GMT+1): Fábio Waki, A Crítica Criativa nas Materialidades da LiteraturaConferências MATLIT 2021 (Programa Completo). Organização: MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades, Doutoramento em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa.

Sinopse

Um dos aspectos mais inovadores do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura é uma tentativa de expansão da própria ideia de “literatura”, em particular a partir de um exame mais refinado das características materiais dos meios pelos quais uma mensagem literária pode ser comunicada. Essa nova proposta por sua vez confere aos trabalhos de crítica produzidos no programa uma maior liberdade para explorarem com suas próprias formas, isto é, para comunicarem a si mesmos por meio de formas que não a típica forma de uma monografia científica. Em princípio, tal liberdade parece bastante intuitiva, e algumas teses e publicações do programa já a têm explorado de fato; no entanto, a essa liberdade subjaz uma rebeldia científica muito mais complexa que tende a nos passar despercebida: a saber, a de que tais experimentações com a forma da crítica são em grande medida estratégias de resistência não apenas a uma tradição cartesiana de pensamento, mas também a um capitalismo cognitivo que em muito se beneficia justamente da predominância dessa tradição. Nessa conferência, então, buscaremos responder às seguintes perguntas: por que críticas mais criativas são consistentes com as intenções das Materialidades da Literatura e como elas podem contribuir para um aprimoramento do programa como um todo? De modo mais amplo, por que críticas mais criativas são uma forma de resistência estética e epistemológica em meios científicos? Qual a importância de se falar sobre isso hoje?

Nota biográfica

Fábio Waki é Bacharel em Estudos Literários (2012) e Mestre em Linguística – Estudos Clássicos (2015) pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra (2021). Foi pesquisador visitante nos Departamentos de Inglês da King’s College London (2015) e da Universidade de Estocolmo (2018). É especialista em Literatura Comparada, com ênfase em Literatura Clássica, Literatura Inglesa e Literatura Latino-Americana, e em Materialidades da Literatura, em particular Crítica Criativa, Investigação Artística Literária e Intermidialidades entre Literatura, Cinema e Artes Visuais.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: