Skip to content

Digital Material – National University of Ireland, Galway. 21-22 May 2015

28/05/2015

dm_logo-01

Texto: Ana Marques Silva; Diogo Marques; Sandra Bettencourt

Fotos: © Sandra Bettencourt

O Colóquio Digital Material teve lugar na National University of Ireland, em Galway, durante os dias 21 e 22 de Maio. Organizado por Justin Tonra, o colóquio teve como um dos seus principais objectivos constituir-se enquanto espaço de investigação e reflexão acerca das relações entre a cultura material e digital, no âmbito das práticas e metodologias das Humanidades.

Esta intersecção entre diferentes culturas e instanciações académicas e literárias esteve patente ao longo de todo o colóquio e foi sublinhada nos momentos de abertura e encerramento do evento: Digital Material teve início com a conferência de Jerome McGann (University of Virginia) intitulada “Truth and Method. Humanities Scholarship as a Science of Exceptions” que promoveu uma reflexão crítica acerca das questões éticas do trabalho académico num tempo marcado pela intensificação da digitalidade. A proposta de McGann foi a de olhar para o passado, através da obra de Emerson e Thoreau, de forma a compreender o presente e o futuro numa perspetiva de engajamento com a materialidade (de que é exemplo o eco-criticismo) e com uma consciência ética que deve informar a “verdade e o método” científicos, ou seja, a honestidade. A conferência final, “Green-Screeners: Locating the Literary History of Word Processing”, apresentada por Matthew G. Kirschenbaum (University of Maryland), estabeleceu um percurso através da história das tecnologias de processamento de texto focando a relação com a escrita de ficção e os processos de retroacção entre tecnologias de inscrição e a produção literária.

Os 14 painéis apresentados ao longo do colóquio estabeleceram diálogos com a investigação dos oradores convidados numa abrangente discussão sobre as possibilidades textuais e digitais nas suas relações dinâmicas. Desde a pesquisa acerca da história do livro e da “coisificação” do objecto livro, até à exploração de arquivos, utensílios e criação de textos bibliográficos, visuais e sonoros digitais, Digital Material foi uma interessante plataforma de disseminação e discussão de diversas formas de pensar e trabalhar tópicos contemporâneos e definidores das Humanidades no século XXI.

Universidade de Galway2

National University of Ireland, Galway.

McGann

Jerome McGann.

Kirschenbaum

Matthew G. Kirschenbaum.

A participação dos estudantes do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura consistiu na apresentação do painel ‘Digital Materialities of the Literary Text’ composto por Ana Marques da Silva, Diogo Marques e Sandra Bettencourt. A comunicação de Ana M. Silva, intitulada “Performative Materialities of Language and Meaning”, explorou noções relativas à materialidade do texto poético em suporte digital, problematizando a questão da agência na escrita e na leitura a partir da análise de “Poemas no meio do caminho”, de Rui Torres (2008), e de “Connected Memories”, de María Mencía (2012). Diogo Marques apresentou uma comunicação intitulada “Inter[(surf)aces]”, problematizando questões relativas ao paradoxo da transparência e opacidade decorrente da ubiquidade das interfaces digitais e da mão enquanto tropo nas representações da digitalidade, discutindo sobre as noções de “superfície” e “interface” na relação com a obra literária digital. Sandra Bettencourt apresentou uma comunicação intitulada “Digital and Material Feedbacks in Steve Tomasula’s Printed Novels”, analisando as relações de retroacção entre o analógico e o digital no contexto do romance impresso e problematizando a noção de materialidade no contexto da cultura digital. Cada uma das três comunicações reflectiu o trabalho que cada um dos três estudantes está a desenvolver no âmbito das respectivas teses de doutoramento. Este painel foi apresentado por Matthew G. Kirschenbaum, que reconheceu e elogiou o trabalho desenvolvido no Programa em Materialidades da Literatura (incluindo uma menção ao recente Colóquio ELD2015 e Exposição “Language and the Interface”), comentando as três comunicações, e assinalando as relações estabelecidas entre as mesmas pela introdução de questões particularmente produtivas no debate que se seguiu às apresentações do painel.

Enquanto parte integrante do colóquio Digital Material, os conferencistas tiveram também a oportunidade de visitar a exposição “Materiality”, no espaço da galeria de arte da NUI Galway, uma exposição de arte digital com obras dos artistas Nora Duggan, Trine Riel, Levi Haines, Radek Przedpelski, Sara Wenthworth, Kieran Nolan, Stephanie Dossou e Moran Been-Noon. Com curadoria de Tom O’Dea, esta exposição propôs-se explorar “o impacto da tecnologia digital na construção da vida económica, social e política”, bem como as “estruturas que a tecnologia digital cria entre o indivíduo e a informação”.

materiality_poster_hi

De entre as várias obras criadas por artistas e investigadores irlandeses e internacionais, destacamos a obra “Control”, da autoria de Kieran Nolan, um “(meta) jogo experimental que explora os constrangimentos da interface. Abordando temas actuais como as limitações de interfaces físicas e a natureza da simbiose humano-computador nos videojogos, em “Control” o utilizador vê-se confrontado com a necessidade de controlar a representação de uma mão que medeia o processo de negociação com uma série de complexos comandos próprios de um videojogo. Mais informação em: https://vimeo.com/123946757 e http://kierannolan.com/control/.

Exposição5

“Control” (2013), autoria de Kieran Nolan.

http://digitalmaterial.ie/

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: