Saltar para o conteúdo

Apresentação de Em Minúsculas de Herberto Helder

03/04/2018

© Cartaz de Rui Silva.

No próximo dia 26 de abril de 2018, pelas 16h00, na Sala Ferreira Lima (6º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, será apresentada a obra Em Minúsculas, de Herberto Helder (Porto Editora, 2018). A obra será apresentada por Diana Pimentel (Universidade da Madeira) e Raquel Gonçalves (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura), responsáveis pela edição.

Uma faceta menos conhecida de Herberto Helder, a de repórter em Angola, no semanário Notícia, motiva a obra Em Minúsculas, que reúne crónicas e reportagens realizadas pelo poeta. Este livro resulta da investigação, transcrição, revisão e selecção de textos por Daniel Oliveira, filho do escritor, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves, e reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder (1930-2015), realizado em Angola entre Abril de 1971 e Junho de 1972, que assinou como Herberto Helder e Luís Bernardo.

Diana Pimentel é professora na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. Colaborou nos volumes coletivos Metodologias, Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas (Santiago de Compostela-Faro, Através Editora, 2012), Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas (UFP, 2014), Literatura Explicativa: Ensaios sobre Ruy Belo (Assírio & Alvim, 2015), Literatura, Cinema, Banda Desenhada (Edições Húmus, 2015) e HH: Se eu quisesse, enlouquecia (Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2015). Organizou, entre outras, a antologia Pontos Luminosos. Açores – Madeira: Antologia de poesia do século XX (Campo das Letras, 2007). É autora de Ver a Voz, Ler o Rosto: uma polaróide de Herberto Helder (Campo das Letras, 2007) e aerogramas (Edições Guilhotina, 2014). Organizou, com Luis Maffei, o livro de ensaios Até que. Herberto (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016) e é autora de ca-ir.ao/centro. sobre herberto helder (Lisboa, Edições Guilhotina, 2016).

Raquel Gonçalves é licenciada em Ciências da Cultura pela Universidade da Madeira e mestre em Estudos Linguísticos e Culturais na mesma Universidade, com a dissertação Desenhar Palavras e Escrever Imagens: Uma Cartografia da Linguagem – Estudo sobre Gonçalo M. Tavares (2014). É jornalista,  integrou os quadros do Diário de Notícias do Funchal, foi colaboradora da RTP – Madeira e cronista do JM – Madeira.  Doutoranda no Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sua investigação está centrada nas obras de Herberto Helder e Gonçalo M. Tavares.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: