Saltar para o conteúdo

Encontro híbrido discute propostas e experiências em Literatura Digital no Ensino

16/06/2022

Foi realizado no dia 6 de maio de 2022, das 14 às 17 horas, no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, o evento híbrido “Literatura Digital no Ensino: propostas e experiências”, promovido pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (MATLIT-CLP), em parceria com o Servicio Formación del Profesorado (CEFIRE), de Elda, Valência. Coordenado pela professora Ana Maria Machado e pela doutoranda Jaqueline Conte (MATLIT-UC), o evento reuniu 30 participantes, incluindo, presencialmente, cinco professores da rede pública de Valência, na Espanha.

Após sessão de abertura com o coordenador do Programa de Doutoramento, professor Manuel Portela, presencialmente, e com o professor Paül Limorti, diretor do Servicio Formación del Profesorado (CEFIRE), de Elda, via plataforma Zoom, a professora espanhola Oreto Doménech Masià, assessora de Plurilingüismo em Formação do Professorado e integrante do Grupo de investigação HStudies, da Universidad de Jyväskylä, fez a intervenção (online) “Literatura digital en la formación del profesorado de la Comunidad Valenciana” e falou ainda sobre o trabalho de tradução da obra “Inanimate Alice” do inglês para o espanhol, com alunos de quarto curso (ESO: DAFO). Na sequência, a professora do CLP e do MATLIT, Ana Maria Machado, falou sobre “Literatura infantil digital e extensão universitária.         

Três professoras que trabalharam com a obra digital com alunos da rede pública portuguesa, no Agrupamento de Escolas de Anadia e/ou na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, também apresentaram testemunhos sobre o desenvolvimento do projeto “Inanimate Alice: Tradução de Literatura Digital em Contexto Educativo”. Falaram sobre a experiência a professora pesquisadora Alice Atsuko Matsuda (UTFPR, Brasil, online) e as professoras Elvira da Conceição Cabral Jaqueta e Isabel Carlos Paulo da Silva Pimenta (presencialmente).

Também de forma presencial, a doutoranda Ana Albuquerque e Aguilar (MATLIT-UC), professora de Português na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, apresentou a sua pesquisa de doutoramento “Educação literária na era digital: o contributo da literatura eletrônica”. O mesmo ocorreu com os doutorandos Thales Estefani e Jaqueline Conte (bolseira FCT), que falaram sobre seus projetos doutorais, denominados, respectivamente, “Capuchinho Vermelho em transformação transmedial” e “Tear Poético: a remediação da poesia portuguesa e brasileira para a infância”.

O evento terminou com debates entre os participantes presenciais e remotos.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: