Saltar para o conteúdo

Materialidades da Literatura na Torre Literária

26/05/2022
Foto de Cecília Magalhães, Fundação Cupertino de Miranda, 13-05-2022.

No passado dia 13 de maio de 2022, o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas fez uma visita de estudo à Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Esta visita integra-se num conjunto de iniciativas que pretendem dar a conhecer o património artístico e literário da Fundação, por um lado, e as atividades de investigação, ensino e criação desenvolvidas no DLLC e na FLUC, por outro. Assim, para além da visita guiada à exposição permanente “Torre Literária: Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” e à exposição temporária patente no Museu (“Rui Aguiar – Das Raízes Dispersas”), a presença na Fundação incluiu atividades organizadas e concebidas por estudantes do nosso Departamento no Auditório da Fundação: ao final da manhã, cinco estudantes do Doutoramento em Materialidades da Literatura apresentaram estudos de caso relacionados com os seus projetos de investigação doutoral; a meio da tarde, nove estudantes do Mestrado em Escrita Criativa mostraram trabalho de criação desenvolvido no âmbito dos seminários, através de leituras, leituras encenadas e vídeos.

Sob a designação comum “Materialidades da Literatura na Torre Literária: novos objetos de investigação em estudos literários”, foram apresentadas três comunicações exemplificativas de abordagens teóricas e metodológicas aos processos de mediação e construção da experiência literária. Tendo como objetivo principal dar a conhecer o DML aos participantes nesta visita, as comunicações incidiram sobre tópicos como escrita e leitura, invenção e permutação, escuta e interação, analógico e digital:

  1. Thales Estefani e Patrícia Reina, “(Im)probabilidade literária: texto-objeto-feijão-mágico e o processo combinatório na leitura”
  2. Mafalda Lalanda e Elena Soressi, “Audiolivros ou ler com os ouvidos”
  3. Cecília Magalhães, “O Arquivo Digital do Livro do Desassossego
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: