Saltar para o conteúdo

Arqueologia da Figura Llansoliana ou a Arte de Descascar Conceitos

08/12/2021
© Cartaz de Patrícia Reina.

Oitava conferência do ciclo “Conferências MATLIT 2021”, 15 de dezembro 2021, 18h00, Sala 14 (6º piso): Ana Rita Sousa, Arqueologia da Figura Llansoliana ou a Arte de Descascar ConceitosConferências MATLIT 2021 (Programa Completo). Organização: MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades, Doutoramento em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa.

NOTA: Esta conferência, que tem lugar na Sala 14 (6º piso, FLUC), será também transmitida via Colibri-Zoom através da ligação seguinte: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3454748493?pwd=ZGVsQnJ3NytDUkcwSTBpeXBlUDZSUT09

Sinopse

Maria Gabriela Llansol (1931-2007) foi talvez a autora mais radical da ficção portuguesa durante o último quartel do século XX. Com mais de duas dezenas de livros, a obra de Llansol procurou sempre, e por distintos caminhos, enfrentar-se a qualquer tipo de “naturalização” do adquirido, ou seja, os seus temas e/ou protagonistas e/ou epifanias procuram compreender como nos regemos por certas práticas – sociais, políticas, culturais, e, no limite, literárias – aceitando-as como inquestionáveis ou inutilmente questionáveis. Neste sentido, o seu texto vai desconstruindo as expectativas próprias da ficção narrativa, ao mesmo tempo que procura fomentar outros interesses e ansiedades no leitor. Nesta procura, em que se desfazem mitos, estruturas sintáticas, episódios históricos e um ou outro ser humano, vai-se construindo um mapa conceptual diferente que, sobreposto à crítica literária atual, iluminasse novos pontos de perceção da língua e da literatura. O termo “figura” surge assim como parte da dinâmica de meta-literária e meta-crítica em que Maria Gabriela Llansol foi desdobrando parte do seu texto.

Nota biográfica

Ana Rita Sousa é licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Porto e Doutora pelo Programa de Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra. É investigadora em literatura portuguesa e literatura latino-americana dos sécs. XX e XXI, tendo participado em diversos encontros científicos especializados e publicado em algumas revistas na América Latina. Foi professora de língua e literatura portuguesa na Universidade de Guadalajara, em 2019, e desde 2020 exerce funções de leitora do Instituto Camões na UNAM, colaborando com aulas de licenciatura e mestrado nesta instituição.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: