Saltar para o conteúdo

Tipografia e Produção de Sentido

26/07/2021
© Cartaz de Patrícia Reina.

Sétima videoconferência (via Zoom) do ciclo “Conferências MATLIT 2021”, 28 de julho de 2021, 18h00 (hora de Lisboa, GMT+1): Ana Sabino, Tipografia e Produção de SentidoConferências MATLIT 2021 (Programa Completo). Organização: MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades, Doutoramento em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa.

Sinopse

Marcar um texto tipograficamente é descrevê-lo. Quando um escritor escreve ou quando um designer pagina um livro, atribuindo a cada bloco de texto um estilo tipográfico, está a atribuir características de título, de epígrafe ou de citação a esse texto: ou seja, está a revesti-lo das qualidades que indicarão ao leitor de que tipo de texto é que se trata. Este nível de significação funciona por meio de convenções, e é eficaz mesmo nos casos em que o texto seja ilegível para o leitor. Em princípio, existe uma estreita correlação entre o texto como artefacto, ou seja, um objeto gráfico e físico, e o texto como argumento, ou seja, um sistema de ideias expressas em sequências linguísticas.

Em Diagrammatic Writing, Johanna Drucker aponta-nos para o facto de que os elementos tipográficos não significam por si mesmos, mas sim pela sua relação com os elementos que os rodeiam. Por sua vez, Robert Waller atribui ao tratamento tipográfico do texto funções retóricas (quando dizem algo sobre o texto, servindo para sublinhar ou enfatizar certos aspetos do texto) e de acesso (quando servem para apresentar o texto e facilitar a navegação do leitor dentro dele). Muitas destas estruturas de acesso estão incluídas naquilo que Genette nomeia como paratexto, em Seuils. Por outro lado, Patricia Wright sugere que se olhe para o texto segundo a perspetiva de investigação da usabilidade, o que levanta novas questões, e está de acordo com a tese de que o livro é uma base para a ativação do texto.

Nota biográfica

Ana Sabino é doutorada em Materialidades da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é investigadora. Definindo o seu percurso de forma pluridisciplinar, é também mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente, dá aulas de Tipografia e de Projeto na Escola Superior de Artes Aplicadas, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: