Saltar para o conteúdo

Atlas da Literatura Digital Brasileira

29/06/2021
Observatório da Literatura Digital Brasileira

Na próxima quarta-feira, 30 de junho de 2021, 18h00 (hora de Lisboa, GMT+1), terá lugar via Zoom a seguinte videoconferência: Rejane Rocha (Universidade Federal de São Carlos) e Manaíra Aires Athayde (Centro de Literatura Portuguesa), Um arquivo para a Literatura Digital Brasileira: desafios e possibilidades. Organização: Doutoramento em Materialidades da Literatura, Centro de Literatura Portuguesa e Instituto de Estudos Brasileiros.

O Atlas da Literatura Digital Brasileira é um arquivo de obras literárias digitais produzidas por autores brasileiros, em língua portuguesa, construído e mantido pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Literatura Digital Brasileira (UFSCar), com financiamento do CNPq.

Trata-se, até ao momento, do único arquivo do género no Brasil e reúne a documentação (descrição taxonómica, imagens, vídeos, fortuna crítica e, em breve, entrevistas com os autores) a respeito de cerca de 120 obras, produzidas em diferentes épocas, com distintos recursos e linguagens. O arquivo, desenvolvido em software aberto, está disponível em https://www.observatorioldigital.ufscar.br/

Nesta conferência, as investigadoras Rejane Rocha, que coordena o projeto, e Manaíra Aires Athayde apresentam o arquivo, assim como expõem os desafios enfrentados ao longo do processo de mapeamento e documentação das obras. Discutem ainda sobre as possibilidades de pesquisa que surgem a partir da reunião desse material, dando a conhecer as especificidades técnico-poéticas dessa produção e perscrutando a literatura digital no contexto do sistema literário brasileiro.

Rejane Rocha é professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atua nos cursos de Graduação em Letras e de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. É coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade, do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e líder do Grupo de Pesquisa  “Observatório da Literatura Digital Brasileira”. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, com financiamento do CNPq.

Manaíra Aires Athayde é investigadora colaboradora do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra, onde concluiu o doutoramento em Materialidades da Literatura, com auxílio de bolsa Capes. Nos últimos dois anos, dedicou-se a um projeto de investigação, como visiting scholar, em Humanidades Digitais na Stanford University. Foi professora visitante na Universidad de Salamanca e atua como professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: