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Doutoramento Nº 11

07/07/2020

Realizam-se no próximo dia 29 de julho de 2020, pelas 14h45, por videoconferência (transmitida pelo canal YouTube dos Serviços Académicos em https://www.uc.pt/academicos/provas), as provas de doutoramento em Materialidades da Literatura de Caio Di Palma de Souza Medeiros, candidato da quarta edição do Programa, que teve início em 2013-2014. O candidato apresenta a tese «Resto Cantable em Três Movimentos: Memória Poética e Inscrição Matérica em José Ángel Valente» (2020), orientada por Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra) e Ricardo Namora (Centro de Literatura Portuguesa). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da bolsa de doutoramento PD/BD/52248/2013.

O júri, nomeado por despacho reitoral de 27 de maio de 2020, tem a seguinte constituição:
Presidente:
Manuel Portela (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Vogais:
Claudio Rodríguez Fer (Professor Catedrático da Universidade de Santiago de Compostela)
Pedro Serra (Professor Catedrático da Universidade de Salamanca)
António Apolinário Lourenço (Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Osvaldo Manuel Silvestre (Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Esta tese – a décima primeira do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura – integra-se numa das linhas de investigação do Programa, dedicada à análise da relação entre processos de escrita e tecnologias mediais (Ex Machina: Inscrição e Literatura, subtema “escrita e inscrição”). Caio Di Palma investiga a poética metafísica de José Ángel Valente com base na relação entre memória como germinação originária e inscrição enquanto procedimento operativo.

Resumo [excerto]

Portanto, o que a presente tese apresenta é uma leitura sobre a construção da razão poética valentiana desde os seus fundamentos pré-expressivos até a gestualidade do seu acto poético. Para esse fim, discutir-se-á a obra de José Ángel Valente a partir de três movimentos compositivos: I) legados hermenêuticos e a questão poética; II) intenções gnósticas e a gestualidade inscricional; III) matrizes geradoras e a escritura poemática.

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