Saltar para o conteúdo

DESIR Winter School “Shaping new approaches to data management in arts and humanities”

20/01/2020

Ocorreu entre os dias 10 e 13 dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a escola de inverno em Humanidades Digitais “Shaping new approaches to data management in arts and humanities”. O curso intensivo planejado pela equipe do projeto Desir (DARIAH ERIC Sustainability Refined), no esforço conjunto entre DARIAH, Nova FCSH e ROSSIO, contou com vinte bolsas de participação disponibilizados para estudantes e acadêmicos de toda a União Europeia.

Espaço comum dos seminários na Nova FSCH. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Baseada majoritariamente no conceito de FAIR Data, a programação de quatro dias foi marcada pela fala de diferentes especialistas, nos seminários em “Data in Humanities” (Erzsébet Tóth-Czifra),”Copyright e Open Licensing” (Walter Scholger), “Open Research Notebooks” (Javier de La Rosa), “Data Management Plan” (Antónia Correia), “Data Citation” (Frances Madden) e “Innovative Publishing Practices” (Delfim Leão).

Frances Madden – Data Citations & PIDs. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Aliada a essa componente de discussão majoritariamente teórica, foram realizadas ainda quatro visitas guiadas, à Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), ao Arquivo PT; à Biblioteca Nacional de Portugal e à Torre do Tombo. Essas visitas tiveram como objetivo a apresentação da infraestrutura tecno-informacional das respectivas instituições, incluindo seu trabalho de preservação e de organização maciça de dados de relevância na produção de conhecimento nacional.

Para reforçar os conteúdos apresentados nos seminários e nas visitas guiadas, o evento também promoveu, no penúltimo dia, um panorama dos modos de produção, estruturação e preservação multimedia de dados em território português. Tal cenário foi brevemente apresentado por meio de uma mesa-redonda com a participação de alguns dos principais nomes à frente dessa discussão.

Mesa-redonda com a participação de João Nuno Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Unidade FCCN (moderador); Joana Paulino, ROSSIO, NOVA FCSH (a representar a coordenadora da Infraestrutura); António Manuel Horta Branco, Clarin-PT/ FCUL (coordenador da Infraestrutura); Marta Catarino Lourenço, PRISC/ U. Lisboa (coordenadora da Infraestrutura); Luis Teixeira, CCD – Centro de Criatividade Digital (Investigador Principal da Infraestrutura); João Mimoso, E-RHS.pt – LNEC e Daniel Alves, Laboratório de Humanidades Digitais – NOVA FCSH (coordenador). Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Muito além do trabalho de introdução crítica às métricas de manuseio e de compartilhamento sustentável de dados, a proposição deste curso intensivo tem também seu mérito ao engajar um diálogo prolífico entre os seus participantes, marcado pelo intercâmbio de diferentes perspectivas, perpassando positivamente as fronteiras linguísticas e geográficas que nos separam. Forma-se uma comunidade científica em Humanidades Digitais mais consciente de si mesma, e apta ao trabalho em conjunto.

Participantes e equipe da Winter School Desir. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: