Saltar para o conteúdo

Materialidades da Literatura na Colóquio Letras

28/09/2019

Acaba de ser publicado o número 202 da revista Colóquio Letras (Setembro-Dezembro de 2019), com uma secção dedicada ao tema “Correspondência”. Este número contém cinco contributos de investigadores do Grupo “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra: um artigo sobre correspondência eletrónica; um artigo dedicado ao estudos camonianos no Brasil e dois ensaios sobre a história do experimentalismo literário português. Inclui ainda, na secção “documentos”, a edição de um conjunto de cartas trocadas entre Ruben A. e Miguel Torga no período 1950-1973. Por ordem de publicação (artigos e documentos):

1. Manuel Portela, “Correio@eletrónico: escrever cartas na rede”, Revista Colóquio/Letras, 202 (2019): 50-63.

Resumo: Este artigo descreve o correio eletrónico enquanto exemplo particular da economia de produção da escrita na internet. Salienta três caraterísticas do funcionamento da rede que transformam a economia simbólica e material da carta: a conectividade e o sincronismo, que reconfiguram a experiência do tempo e do espaço; a remediação do sujeito na rede, que transforma a relação entre remetente e destinatário; e, por fim, os processos algorítmicos de agregação, análise e produção massiva de escrita, que subsumem o correio eletrónico. Algumas obras digitais são analisadas como exemplos de exploração ficcional das condições comunicacionais específicas da internet e do correio eletrónico.

2. Matheus de Brito, “Camões à brasileira ou panorama sobre o lugar de Camões no Brasil” Revista Colóquio/Letras, 202 (2019): 127-136.

Resumo: Tratar de Camões no Brasil é lidar com uma complexa trama de agenciamento cultural. Seria possível lidar com um Camões dentro e fora dos círculos de leitores, um dos luso-brasileiros do século XIX ou um difuso na cultura nordestina, um Camões dos modernistas lusófilos e um dos lusófobos, um disputado pela academia e um não-institucional – um Camões, em suma, sempre localizável como argumento e em processos de capilarização e diferenciação. Os estudos literários brasileiros têm desenvolvido interesses particulares, não resultantes de uma grade “nacional” imposta sobre a obra do poeta – como por vezes a investigação da “recepção” necessariamente faz – mas fazendo aflorar novos problemas para a crítica. O artigo apresenta um breve panorama dos estudos camonianos no Brasil, com destaque para trabalhos em andamento e algumas de suas perspectivas teóricas.

3. Bruno Ministro, “Mergulhar e quase desaparecer: António Aragão e a poesia experimental portuguesa”, Revista Colóquio/Letras, 202 (2019): 149-159.

Resumo: Retomando a história incompleta da PO.EX, esta investigação pretende, não só lançar uma nova perspetiva sobre a génese do experimentalismo português, como também resgatar aquela que é uma das suas figuras mais determinantes e, simultaneamente, hoje mais invisibilizadas.
4. Daniela Côrtes Maduro, “Entre literatura e revolução: a poesia experimental portuguesa”, Revista Colóquio/Letras, 202 (2019): 160-170.
Resumo: O presente artigo pretende examinar o elo entre o projeto de reformulação da literatura e o projeto de contestação do regime desenhados por poetas associados à Poesia Experimental Portuguesa. Por forma a enaltecer essa ligação, textos teóricos, entrevistas, e diversos artefactos, serão invocados ao longo deste artigo.

5. Ana Maria Machado, “Ruben e Torga: fragmentos de um diálogo epistolar”, Revista Colóquio/Letras, 202 (2019): 67-84.

Documentos:
[Carta de 12 de Dezembro de 1966 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 14 de Agosto de 1973 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 15 de Março de 1964 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 19 de Novembro de 1962 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 20 de Junho de 1949 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 21 de Março de 1969 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 23 de Abril de 1966 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 23 de Janeiro de 1950 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 23 de Junho de 1965 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 23 de Novembro de 1964 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 26 de Março de 1950 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 30 de Novembro de 1968 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 5 de Dezembro de 1964 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 5 de Março de 1969 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 6 de Maio de 1970 (para Miguel Torga)] / Ruben A.
[Carta de 7 de Novembro de 1950 (para Ruben A.)] / Miguel Torga
[Carta de 8 de Março de 51 (para Ruben A.)] / Miguel Torga

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: