Saltar para o conteúdo

Além do cânone: MatLit na The Child and the Book Conference 2019

10/08/2019

Fotografias de Emanuel Madalena, Ana Albuquerque e Aguilar e Júlia Zuza Andrade.

Entre 8 e 10 de maio, decorreu mais uma The Child and the Book Conference, desta vez organizada pela Croatian Association of Researchers in Children’s Literature e pela Universidade de Zadar, instituição na qual teve lugar o evento. Este ano, o encontro foi dedicado ao tema Beyond the canon (of children’s literature).

O Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura fez-se representar por Ana Maria Machado, Júlia Zuza Andrade e Ana Albuquerque e Aguilar, que apresentaram, no dia 9, uma comunicação conjunta, que teve também a colaboração de Luís Lucas Pereira, intitulada “Beyond Portuguese e-lit”, na qual deram conta dos avanços alcançados no projeto do Centro de Literatura Portuguesa “Murais e Literatura: a Criação Digital em Contexto Educativo”, sobretudo no que concerne à conceptualização da primeira obra literária digital infantil portuguesa.

ana-machado+julia-zuza+ana-albuquerque-aguilar

Ana Maria Machado, Júlia Zuza Andrade e Ana Albuquerque e Aguilar (Lecture Hall, Univ. Zadar)

No entanto, todas as participantes apresentaram também comunicações individuais no colóquio. Ainda no dia 9, Júlia Zuza Andrade proferiu a comunicação “Picturebooks and Canon: Relations between Multimodality and New Methodological Approaches”, na qual explorou algumas obras da editora Planeta Tangerina, refletindo sobre o modo como a ilustração, os elementos gráficos e a multimodalidade presentes no álbum ilustrado contemporâneo são relevantes na construção de um novo cânone infantil.

julia-zuza

Júlia Zuza Andrade (Maritime Department, Univ. Zadar)

No dia 10, Ana Maria Machado apresentou a comunicação “Children’s Literature as a Political Weapon: The 2018 Rabbit Affair”, onde analisou o modo como a literatura infantil pode ser um campo fértil para a divulgação de uma determinada ideologia, partindo do conto Marlon Bundo’s Day in the Life of the Vice President, de Charlotte Pence, e da versão de John Oliver, que o reinterpreta e subverte. Também no dia 10, Ana Albuquerque e Aguilar apresentou a comunicação “Tension, Rupture and Continuity: Electronic Literature for Children and the Literary Canon”, na qual, a partir de um corpus de obras de literatura digital infantil e juvenil, analisou a intertextualidade que estas estabelecem com o cânone, em três eixos de relação: i) com os clássicos gregos e latinos, ii) com a literatura oral e tradicional europeia e iii) com a ficção narrativa do século XIX.

ana-albuquerque-aguilar

Ana Albuquerque e Aguilar (Museum of Ancient Glass, Zadar)

A The Child and the Book Conference 2019 foi marcada pela presença de investigadores e académicos de 31 países, sendo que Portugal teve a quarta participação mais expressiva no encontro. Além da Universidade de Coimbra, o colóquio contou com representantes das Universidades de Aveiro, do Minho, de Évora, de Lisboa e da Nova de Lisboa, bem como do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o que é revelador da vitalidade e relevância dos estudos sobre literatura infantil e juvenil no contexto académico nacional.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: