Saltar para o conteúdo

Projeto “Fragmentos em Prática” Comemora o Aniversário de Pessoa com Oficina Interativa

18/06/2019

Foi realizada a 1ª oficina presencial Fragmentos em Prática: uma introdução dinâmica ao Arquivo LdoD, no dia treze de junho de 2019, em comemoração dos 131 anos de Fernando Pessoa. A oficina foi ministrada por Cecília Magalhães com a consultoria do próprio autor, na pele de Nuno Meireles.

Imagem 1: Pessoa explora o Arquivo LdoD. Créditos: Fábio Waki.

A oficina foi composta por uma apresentação teórica a respeito da peculiaridade do Livro do Desassossego – projeto inacabado de Pessoa – que inspira a proposição do Arquivo LdoD enquanto simulador literário e potencial espaço de produção criativa. O projeto Fragmentos em Prática busca, nesse sentido, entender como tal caráter experimental do Arquivo LdoD capacita seus utilizadores por meio das funcionalidades de leitura comparada, no acesso aos documentos originais e às quatro edições críticas transcritas na plataforma assim como na própria prática de pesquisa dos conteúdos textuais e na criação de novas edições virtuais anotadas. Nesse caso, a apropriação da plataforma e dos fragmentos por parte dos utilizadores interessa não enquanto fim, mas como meio aberto à proposição de novas soluções no âmbito da literatura, mas também das artes, da educação e da investigação. Além da apresentação teórica do projeto avançamos na apresentação dinâmica e dialogada das funcionalidades Leitura, Documentos, Edições, Pesquisa e Edições Virtuais, com um pequeno debate sobre as possibilidades de utilização do Arquivo LdoD a partir das diferentes perspectivas dos participantes.

Imagens 2/3: Oficina Fragmentos em Prática ministrada por Cecília Magalhães. Créditos: Fábio Waki.

Muito além da análise das práticas criativas na plataforma, as atividades do projeto Fragmentos em Prática buscam divulgar o potencial de trabalho do Arquivo LdoD e engajar os utilizadores na formação de uma comunidade colaborativa, falante da Língua Portuguesa, no desenvolvimento e discussão de projetos nos diversos segmentos  da educação, da investigação, das práticas culturais e artísticas. Em outros termos, a ideia de apropriação das ferramentas estende-se do utilizador individual aos grupos de interesse na formação e discussão em torno da obra fragmentária de Fernando Pessoa.

Imagem 4: Ecologia de práticas criativas em torno do Arquivo LdoD. Créditos: Cecília Magalhães.

Além das oficinas presenciais para a apresentação do Arquivo LdoD e do projeto Fragmentos em Prática também estão sendo desenvolvidas oficinas online para o aprofundamento teórico e experimental nas práticas da plataforma. Essas atividades têm como enfoque a discussão e o desenvolvimento de novos projetos criativos conforme as diferentes intenções e perspectivas dos utilizadores na plataforma. Nesse caso, ainda temos como suporte didático dez vídeo-tutoriais que apresentam com detalhes as funcionalidades do Arquivo, guião e roteiro de trabalhos. Para participar do nosso projeto entre em contacto por meio dos nossos canais de comunicação via Facebook e email: <https://www.facebook.com/fragmentos.pratica/> <fragmentos.em.pratica@gmail.com>

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: