Saltar para o conteúdo

Summer School 6

28/07/2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Decorreu entre 16 e 19 de julho de 2018 no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (Polo II) a 6ª Summer School em Materialidades da Literatura, que teve por título «Oficina de Processing». O curso introduziu a linguagem e ambiente de programação Processing, uma plataforma destinada a simplificar a escrita de programas de contexto maioritariamente visual e com larga aplicação nas artes visuais, new media e design. A formação foi coordenada pelo Professor Pedro Martins e assegurada igualmente pelo Professor Hugo Gonçalo Oliveira e por João Cunha, do Departamento de Engenharia Informática (DEI) com experiência no ensino de disciplinas de programação e design.

Os nove participantes na oficina puderam aplicar os princípios básicos da programação em Processing (noções gerais de programação como funções e variáveis, estruturas de repetição e decisão, e operadores) na construção de trabalhos de textualidades digitais, animação, som e interação. Exploraram-se assim os usos literários dos meios digitais, conforme abordados no Programa DML, e os cruzamentos disciplinares com diferentes áreas da computação do DEI. Os participantes ficaram ainda a conhecer diversos projetos desenvolvidos no âmbito do CDV Lab (Computer Design and Visualization Lab): Emojinating, Mobiliário Sonoro, Photogrowth: Ant Painting, Graphic Narratives, Data Book Covers, entre outros.

Esta Summer School constituiu-se como mais uma iniciativa de colaboração do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura com o DEI, que tem consistido numa crescente colaboração em projetos de investigação e em projetos de mestrado e doutoramento, em particular em áreas como design multimédia, design de jogos, visualização e processamento de linguagem natural. Refiram-se os seguintes projetos em curso: visualizações de “Canções do Exílio” de Joshua Enslen; “Máquinas do Desassossego”, de Luís Lucas Pereira; e ainda o projeto de doutoramento “Linguagem e criatividade em sistemas de geração automática de narrativas”, de Mariana Ferreira.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: