Saltar para o conteúdo

Alice Inanimada no Plano Nacional de Leitura

23/04/2018

Hoje, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, foi anunciada, no Museu Machado de Castro, em Coimbra, a integração da obra Alice Inanimada no Plano Nacional de Leitura (PNL). O anúncio foi feito pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no PNL 2027, no âmbito da apresentação do projeto Ler+ Ciência.

IMG_4666

Apresentação do projeto Ler+ Ciência | PNL 2027 – Museu Machado de Castro

A tradução portuguesa da obra foi realizada no âmbito do projeto Inanimate Alice: Tradução de Literatura Digital em Contexto Educativo, integrado no Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. A equipa, coordenada pela Professora Doutora Ana Maria Machado, é constituída por Ian Harper (produtor de Inanimate Alice), Ana Albuquerque e Aguilar (estudante de Doutoramento em Materialidades da Literatura), Alice Atsuko Matsuda (estudante de Pós-Doutoramento) e António Oliveira (Estudos de Tradução), sendo Kate Pullinger e Chris Joseph consultores do projeto (escritora e artista digital, respetivamente, ambos criadores de alguns dos episódios da série).

Além da tradução dos diferentes episódios da obra, a equipa tem-se dedicado à tradução e à criação de recursos pedagógicos que permitirão a sua didatização e aplicação em contexto educativo, nos ensinos básico e secundário. Cumprindo esta finalidade, está já em curso uma experiência-piloto, em escolas de Anadia e de Coimbra, que visa avaliar a receção dos primeiro e segundo episódios da série por parte de alunos de 6.º e 8.º anos, assim como pelos seus professores.

Alice Inanimada é a primeira obra literária digital a integrar a lista de recomendações do PNL bem como a ser lecionada nas escolas portuguesas.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: