Skip to content

Simpósio de Humanidades Digitais do Sul: Escrita Criativa Digital e Coleções Digitais

20/11/2017

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, decorreu, na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, o Simpósio de Humanidades Digitais do Sul, organizado por Amelia Sanz, Begoña Regueiro e José Luis Sierra, subordinado aos temas Escrita Criativa Digital e Coleções Digitais.

Com participantes de diferentes países (nomeadamente, Brasil, Espanha, México e Portugal), estabeleceu-se à partida que todos falariam na sua língua primeira, num esforço coletivo de compreensão, tendo-se apenas utilizado o Espanhol e o Português ao longo de todo o simpósio. O entendimento linguístico metaforiza também a coesão que se pretende para as Humanidades Digitais do Sul, pela partilha de ideias e de práticas, assim como pela criação de colaborações interdisciplinares e internacionais dentro deste espaço geográfico.

Ao longo dos dias 13 e 14, foram apresentadas obras literárias, projetos de escrita e de leitura, coleções, arquivos e plataformas, ferramentas de trabalho e de pesquisa, assim como estratégias e metodologias para a investigação e para o ensino que encontram no meio digital o seu denominador comum.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura fez notar a sua presença logo na conferência inaugural, proferida por Manuel Portela, intitulada “O Arquivo LdoD como um simulador de escrita”, e, posteriormente, com a participação de Ana Albuquerque e Aguilar (“Alice nos bancos da escola: o trabalho com a personagem em Inanimate Alice”) e de Maíra Borges Wiese (“Leitura configurativa na poesia digital: três exemplos”).

Além de duas dezenas de comunicações, tiveram também lugar as conferências de Óscar Martínez Centeno (“Poesía transmedia”), seguida de uma performance pelo próprio, e de Asunción Gómez Pérez (“Enlazar colecciones, enlazar datos”).

O último dia do simpósio foi dedicado a reuniões de grupos de trabalho, destinadas à avaliação de projetos colaborativos entre algumas das instituições participantes.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: