Skip to content

Conferência MATLIT: Manaíra Aires Athayde

11/05/2017

© Cartaz de Tiago Santos.

No próximo dia 23 de maio de 2017, pelas 11h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC), tem lugar a terceira conferência do ciclo MATLIT. As Conferências MATLIT pretendem dar a conhecer a investigação levada a cabo no âmbito do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, em particular através de uma apresentação pública dos contributos originais para o conhecimento das teses de doutoramento em Materialidades da Literatura recém-concluídas. A construção de objetos teóricos e de abordagens metodológicas centradas nos processos mediais e intermediais de inscrição literária poderá assim ser conhecida também através da produção de teses do próprio Programa.

Manaíra Aires Athayde fará a conferência “O poema circunscrito: a casa, o espólio, o arquivo”.  Manaíra Aires Athayde é doutorada em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra, com a tese Ruy Belo e o Modernismo Brasileiro. Poesia, Espólio (2017). É autora de mais de uma dezena de artigos sobre literatura portuguesa e brasileira, e organizadora do volume Literatura Explicativa: Ensaios sobre Ruy Belo (Assírio & Alvim: Lisboa, 2015). Desde 2014, tem lecionado disciplinas de literatura brasileira na Universidade de Salamanca.

Conferências MATLIT anteriores:

  • Sónia Deus, «O “mecanismo do livro” na laudatória fúnebre Barroca. Últimas Acções do Duque D. Nuno Álvares Pereira de Mello – uma leitura da materialidade do texto», 27 de janeiro de 2017.
  • Matheus de Brito, «Da indústria da hermenêutica à verdade estética», 27 de janeiro de 2017.
Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: