Skip to content

Curso Breve: De Cartas e Mapas

22/04/2017

Sonia Miceli dará, nos dias 3 e 4 de maio de 2017, no Instituto de Estudos Brasileiros, um curso intitulado “De cartas e mapas. Os projetos de livro de Ruy Duarte de Carvalho e Bernardo Carvalho”. O curso explora dois grandes livros de dois importantes escritores de Angola e Brasil – Os papéis do inglês, de RDC, e Nove noites, de BC -, livros cuja própria constituição enquanto “livro” é uma das suas questões centrais. Campos a explorar: 1) Livro; 2) Cartografia; 3) Literatura e etnografia; 4) Autoficção; 5) Viagens. Pela sua natureza intensiva, terá um número máximo de 15 inscritos. Os materiais do curso serão distribuídos previamente às pessoas inscritas. Serão passados certificados de frequência. Este curso breve é uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e da Pós-Graduação em Literatura de Língua Portuguesa.

As obras de Bernardo Carvalho e de Ruy Duarte de Carvalho são caraterizadas por um alto grau de autorreflexividade, partilhando o recurso ao dispositivo da carta e ao motivo da viagem: é a circulação das cartas e dos corpos que põe as narrativas em movimento, determinando a estrutura do livro. A partir da leitura de um conjunto de romances destes autores, refletir-se-á sobre os projetos de livro que os sustentam e sobre as suas figurações, com destaque para a carta e o mapa.

Sonia Miceli é doutorada em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2017), com uma tese sobre literatura e etnografia em Bernardo Carvalho e Ruy Duarte de Carvalho. É membro do Projeto DIIA – Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos (CEC/UL), e os seus interesses de investigação incluem a literatura brasileira contemporânea, literatura e cinema, os estudos de paisagem, as relações entre literatura e antropologia.

 

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: