Skip to content

Conferência Internacional em Ilustração e Animação 2016

01/09/2016

Confia2016

A quarta edição da Conferência Internacional em Ilustração e Animação de 2016 foi organizada por Paula Tavares, Pedro Mota Teixeira, Marta Madureira, Jorge T. Marques e Manuel Albino, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e teve lugar em Barcelos entre 10 e 12 de junho.

Com foco na pesquisa nas áreas da ilustração e da animação, as comunicações da CONFIA 2016 reflectiram sobre as mudanças que decorrem nestas áreas por via do contacto com novas tecnologias e novas formas de expressão. O programa contou com uma palestra principal no início de cada um dos dias da conferência. Estas palestras estiveram a cargo de Sophie Van Der Linden (autora/editora/investigadora na área da literatura infantil, “album/art/graphisme: the bridge of arts: how picturebook has developed in connection with art and graphic design history”), Esther Leslie (Birbeck College – University of London, “Atom Bomb, Ice Cream, Data Bomb, i-Screen”) e Nilton Gamba Júnior (PUC Rio de Janeiro, “Design and stories”).

O programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura fez-se representar pela doutoranda Carolina Martins, com a comunicação “Liberdade Condicional: a performance do leitor em Building Stories, de Chris Ware”. Do mesmo painel fizeram parte as comunicações “Banhos com história(s): contributos para uma caracterização do livro de banho”, de Diana Martins e Sara Reis da Silva e “O livro-jogo na literatura para a infância: brincar às/com as histórias”, de Sara Reis Silva. Todas as comunicações do painel se centraram na relação entre a materialidade do objecto e o seu manuseamento e leitura.

Ao longo dos três dias da conferência foram ainda tratadas questões relacionadas com estratégias para arquivos digitais de artes gráficas (Alan Young, Auckland University of Technology, “Digital Archiving Issues For The Graphic Arts Field”), com a relação entre artista, obra e público através de meios como as plataformas de crowdfunding (Stefan KK Messam, Zayed University, “Revisiting Tactility: Developing a Connection with an Audience”) ou de formas de ilustração e narrativa interactiva propostas por mundos virtuais (Joel Lardner e Paul Roberts, The Arts University Bournemouth, “The Queen of Spades Project: Illustration and Interactive Storytelling”).

A publicação das comunicações da conferência encontra-se disponível em Academia.edu.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: