Skip to content

Materialidades da Literatura na SAMLA

24/11/2015

Texto e fotos de Priscila Monteiro.

De 13 a 15 de novembro de 2015, as Materialidades da Literatura tiveram nova oportunidade de apresentar sua linha de pesquisa em solo americano. “In concert: Literature and the other Arts” foi a temática central desta convenção, que anualmente é ponto de encontro da South Atlantic Modern Languages Association (SAMLA), tendo lugar nesta edição em Durham, North Carolina, com este tema intermedial.

O evento reuniu pesquisadores de diversas partes do mundo e não se restringiu aos Estados Unidos como público-alvo. O evento, que teve espaço no centro de convenções do hotel Sheraton Imperial, apresentou áreas temáticas e comunicações simultâneas durante sua agenda, iniciando suas rotinas às 8h e encerrando às 20h. Poucos momentos concentraram o grupo em um único lugar, como o intervalo de almoço do sábado, quando Jim Clark, presidente da SAMLA, apresentou a inspiração para o tema do congresso: diversos autores que também desenvolviam outras produções artísticas paralelas, tais como músicos, performers, editores, artistas visuais. Clark chamou-os de “chimerical writers”. O interesse em agregar áreas distintas de expressão e a quantidade de conferências que apontam outras relações que integram a literatura considero que seja o ponto de contribuição para a Teoria que produzimos no curso, e este grupo mostrou-se ávido por conhecer.

SAMLA_01

Dentre as comunicações que foi possível acompanhar para além das que participei e das relacionadas com o ensino de Língua e Literatura através das Artes, destaco as relacionadas à associação com o qual estabeleci contato: a Society for the History of Authorship, Reading and Publishing (SHARP) e as possibilidades de integrar futuros trabalhos com este grupo.

O intenso convívio ao longo dos três dias permitiu que a sessão “Luso-Afro-Brazilian Studies B: Reflections on Space, Memory, and the Materiality of Literature”, ocorrida no dia 14/11 e presidida pela Profª Cecília Rodrigues (Chair), fosse acompanhada por pesquisadores de americanos, portugueses, brasileiros e poloneses presentes. A conferência “The Poetic Work Beyond the Text: João Cabral de Melo Neto’s Handmade Experiences in Literature” foi ampliada com a exposição do pôster, cujo especial trabalho de Design agradeço à colega Ana Sabino.

A recepção da conferência rendeu convites e propostas para estreitar contatos especialmente com a Universidade da Georgia, e foi uma continuidade da presença de alunos das Materialidades da Literatura neste contexto, desta vez sob uma perspectiva mais analógica do livro.

SAMLA_02

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: