Skip to content

Portuguese Small Press Yearbook 2015

29/09/2015
Texto:Catarina Figueiredo Cardoso
Fotos © Isabel Baraona

Portuguese Small Press Yearbook 2015 é dedicado a editores que se apresentam como tal. Enquanto no número passado desafiámos colectivos de artistas que editam livros a falarem sobre o seu funcionamento, agora procuramos dar voz a alguns elementos do activo grupo de editores independentes individuais. Ou seja, pessoas mais ou menos isoladas que publicam livros, seus ou de outros, com uma chancela, com critérios editoriais relativamente definidos, e que publicam sob um nome e não simplesmente como “o autor”. São os casos de João Sobral, João Concha e Fábio Miguel Roque. E também de Maria João Worm e Diniz Conefrey e a sua Quarto de Jade. Não se apresentam como colectivo; cada um desenvolve o seu trabalho, são um casal que partilha o mesmo espaço mas não interfere no do outro. Vão agora realizar um projecto conjunto.

Constança Lucas é autora de livros de artista, e vem apresentar-nos o seu projecto “Livraria de Artistas”, que procura resolver um dos dramas da exposição de livros: manuseá-los, folheá-los, lê-los.

Leszek Brogowski trata igualmente no seu artigo da questão do manuseamento do livro, numa perspectiva que pode surpreender: “livro único” é uma contradição nos seus termos, o livro é necessariamente um múltiplo. E conta-nos como, na sua editora Incertain Sens, voltou a dar o destino natural de múltiplo a um livro que, por circunstâncias diversas, ficou único.

PSPY_capa

PSPY_Leszek

PSPY_maga

PSPY_panda

 

O Portuguese Small Press Yearbook integra TIPO.PT, um projecto concebido por Catarina Figueiredo Cardoso e Isabel Baraona sobre o panorama português da publicação independente.
O Portuguese Small Press Yearbook visa proporcionar uma panorâmica anual da produção de livros de artista, edição independente, e produção crítica e académica relevante sobre estes territórios.
Ficha Técnica
Portuguese Small Press Yearbook.
Editora: Catarina Figueiredo Cardoso
Produção: Catarina Figueiredo Cardoso e Isabel Baraona
Edição trilingue: português, inglês e francês.
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: