Skip to content

Portuguese Small Press Yearbook 2014

04/11/2014

Portuguese Small Press Yearbook 2014 

Colectivos de artistas editores, o panorama do ano que passou e um relance sobre o ano que há-de vir…  

anuário p blogPortuguese Small Press Yearbook 2014 acaba de sair. É uma publicação de Catarina Figueiredo Cardoso e Isabel Baraona, integrada no projecto Tipo.PT, dedicado ao panorama português dos livros de artista e pequena edição (www.tipo.pt) .

A Catarina Figueiredo Cardoso é a editora do Anuário. É ela quem diz: “Este segundo número do Portuguese Small Press Yearbook tem como tema os colectivos de artistas que publicam livros, revistas e outros objectos gráficos resultantes de projectos de edição independente e/ou auto-edição, small press, livros de artista, fanzines e outros impressos de natureza semelhante. (…) 14 colectivos responderam ao desafio do auto-retrato. Um auto-retrato escrito onde poderiam contar a sua história, apresentar os seus elementos, explicar como funcionam, ou falar do que entendessem. E um auto-retrato gráfico, uma página a preencherem livremente. A eles se deve, pois, o núcleo deste Anuário.”

Aos colectivos se deve também, em grande parte, uma componente fundamental deste projecto: a listagem das obras publicadas nos últimos doze meses (segundo semestre de 2013‑primeiro semestre de 2014).

Como complemento a estes retratos, a Isabel Baraona apresenta os encontros “O Que um Livro Pode”, onde de resto todos os colectivos já participaram.

Portuguese Small Press Yearbook 2014 mantém, no mais, as seccões do primeiro número: a listagem das publicações, incluindo periódicos, e as obras de referência dos últimos 12 meses; as livrarias e as bibliotecas onde estas obras podem ser encontradas; e uma tentativa de antevisão de feiras, conferências e outros eventos de divulgação num panorama crescentemente animado.


PSPY_capa         PSPY_capaa

Portuguese Small Press Yearbook 2014.

Editora: Catarina Figueiredo Cardoso.

Publicado por Catarina Figueiredo Cardoso e Isabel Baraona.

Design gráfico: Pedro Pinto Santos.

Impresso na Gráfica 99

200 ex.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: