Skip to content

“9000 formas da felicidade”: mostra na BNP

07/10/2014

9000 formas da felicidade: as edições Pulcinoelefante’ é o nome da exposição comissariada por Catarina Figueiredo Cardoso, a inaugurar a 24 de outubro na mezzanine da Biblioteca Nacional de Portugal e patente até ao final de janeiro de 2015 (entrada livre).

Esta mostra, que integra a coleção de livros de artista de Catarina Figueiredo Cardoso, tem origem nos diversos Pulcini que têm vindo a ser editados, desde 1982, pela mão de Alberto Casiraghy, na sua pequena editora Pulcinoelefante. Entendidos como pequenos livros (libricini), “de quatro ou seis folhas de papel Hahnemühle, tamanho A4, dobradas em A5”, de acordo com Catarina Figueiredo Cardoso, os Pulcini “[c]ontêm um aforismo ou um pequeno poema impresso em caracteres móveis, e uma ilustração”. Com tiragens entre 15 e 35 exemplares, os Pulcini destacam-se ainda pela “poesia e a beleza intrínsecas a umas quantas palavras, a uns traços no papel, à harmonia da sua conjugação”.

Catarina Figueiredo Cardoso é doutoranda do Programa de Doutoramento “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura”, no âmbito do qual investiga a edição de livros de artista em Portugal entre os anos de 1960 e 2010.

Mais informação disponível a partir da seguinte ligação: 9000 formas da felicidade: as edições Pulcinoelefante

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: