Skip to content

Sessão de Abertura do Ano Letivo 2014-2015 – Programa de Doutoramento FCT «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura»

20/09/2014
Capa da publicação de apresentação do Programa «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura». © Joana Monteiro e Paul Hardman, 2014.

Capa da publicação «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura: Programa de Doutoramento FCT». © Joana Monteiro e Paul Hardman, 2014.

No último 19 de setembro, às 14h30, teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a abertura oficial do ano letivo do Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura». Reunidos na Sala Ferreira Lima, a sessão – conduzida pelo diretor do Programa, professor Manuel Portela, e pelo prof. Osvaldo Manuel Silvestre – contou com a participação dos professores associados ao Programa, prof. Paulo Pereira e prof. Ricardo Namora, e de grande parte dos investigadores doutorais que integram os grupos de pesquisa vinculados ao Curso. Nesta sessão inaugural, o professor Manuel Portela fez o lançamento oficial da publicação «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura: Programa de Doutoramento FCT», que funcionará como guião estratégico para a gestão, divulgação e descrição programática da natureza, objetivos, plano de estudos, metodologias de ensino e projetos de investigação que compõem o Programa.

Na ocasião, o professor Portela e o professor Silvestre recepcionaram e deram boas vindas aos investigadores do 1° ano que iniciam suas atividades neste setembro, apresentando-os aos demais integrantes do Programa de «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura». Localizando-os sobre a história e objetivos fundamentais do Curso, o professor Portela terminou a sessão com a divulgação e a convocatória de participação dos investigadores nas futuras atividades do Programa.

No próximo 30 de setembro, terça-feira, a Faculdade de Letras receberá o pesquisador Alcir Pécora, professor de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas, que proferirá a conferência de abertura do ano letivo da Faculdade intitulada «A Musa Falida: A perda da centralidade da literatura na cultura globalizada», a ocorrer às 15h, no Teatro Paulo Quintela, Faculdade de Letras. No dia 1 de outubro, Alcir Pécora lecionará um seminário especialmente dirigido ao Doutoramento em Materialidades da Literatura, às 15h, na Sala de Estudos Brasileiros (5º piso, FLUC), com o título «Contracultura, experimentalismo e desbunde na prosa brasileira dos anos 60 e 70». A 29 de setembro, pelas 15h00, Alcir Pécora fará ainda a conferência «João Lúcio de Azevedo, Biógrafo de Vieira», na sala do Centro de Literatura Portuguesa.

Redação: Caio Di Palma e Diogo Marques

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: