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Judd Morrissey, «Operations in Mixed Reality» e «Operatus»

13/05/2014

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Judd Morrissey fará uma palestra intitulada «Operations in Mixed Reality», no próximo dia 23 de maio de 2014, pelas 11h00, no Anf. II (4º piso, FLUC). Esta palestra é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT) e da área de Estudos Artísticos da FLUC. Pelas 21h30, na Casa das Caldeiras, em Coimbra, Judd Morrissey realiza ainda a performance «Operatus». Estas iniciativas integram também a programação do ciclo «Paisagens Neurológicas» (TAGV, maio 2014, org. de Isabel Maria Dos).

Operations in Mixed Reality
This artist’s talk addresses generative practices and the use of ubiquitous computing within contemporary digital poetry and performance. Through discussing projects that merge computational writing with live performance and de-centralize the screen through the integration of augmented reality, the talk examines new aesthetics and possibilities emerging from the synthesis of body and machine, code and language, and physical and virtual space. At the core of the talk are Morrissey’s Fulbright project “Electronic Writing in Mixed and Augmented Reality” and the work of Anatomical Theatres of Mixed Reality, an interdisciplinary collective he co-founded in 2012. JM

Operatus
Operatus is a live performance of a generative narrative-poetic system distributed between screens, interactive objects and augmented reality overlays. The work engages a range of historical and contemporary contexts of observation and forensic analysis including early modern surgical theaters, the deductive logic of Sir Arthur Conan Doyle, and The Stud File, a methodical archive of personal evidence documenting the sexual exploits of Samuel Steward, a 20th century tattoo artist, pornographer, and friend of Gertrude Stein. JM

Judd Morrissey é escritor e artista de código [code artist]. As suas obras de literatura eletrónica, performance interdisciplinar e instalação digital têm sido apresentadas em festivais e exposições nos Estados Unidos e na Europa, designadamente no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, Landmark@ Bergen Art Museum, House of World Cultures (Berlim), Teatre & DT (Zagreb) e Centro Cultural de Chicago. Entre as suas obras literárias digitais, refiram-se The Precession (2009-2011), The Jew’s Daughter (Electronic Literature Collection, 2006), My Name is Captain, Captain (Eastgate Systems, 2002) e The Last Performance [dot org] (2009), projeto de escrita colaborativa, arquivo e visualização de texto para o qual recebeu a Creative Capital / Andy Warhol Foundation Arts Writers’ Grant em 2007. O seu trabalho tem sido objeto de inúmeros ensaios críticos e recensões em jornais e revistas, incluindo New York Times, The New Republic, RAINTAXI e Iowa Review. Judd Morrissey é mestre em belas artes [MFA] pela Universidade de Brown e é atualmente Professor Associado no Instituto de Arte de Chicago, onde leciona nos domínios da Escrita, Arte e Tecnologia, e Performance. No ano letivo 2013-2014, Morrissey é professor convidado da Universidade de Bergen, na Noruega. A sua visita a Portugal é patrocinada pela Fulbright Commission.

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