Skip to content

Meta_Body: Aula Aberta de Catarina Carneiro de Sousa

05/04/2014

MatLit_Cartaz_CCS_11Abr2014

Catarina Carneiro de Sousa, artista digital e professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, lecionará uma aula aberta intitulada «Meta_Body: O avatar enquanto construção partilhada», no próximo dia 11 de abril de 2014, pelas 17h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC). Esta aula aberta é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT). As inscrições para a sessão serão limitadas, podendo os interessados inscrever-se pelo correio eletrónico do programa em Materialidades da Literatura: materialidades.da.literatura@gmail.com

Resumo

O corpo virtual é um corpo metafórico e como tal torna-se uma plataforma aberta à experimentação e à possibilidade. A apropriação metafórica do corpo digital no metaverso torna-se, neste momento, um território fundamental de novas linguagens e experiências estéticas, por um lado, e de inevitável reconstrução de conceitos, por outro. Iremos abordar a constituição de uma corporeidade virtual enquanto processo criativo partilhado de construção, transformação e incorporação de avatares. Vamos explorar os seus aspetos metafóricos e abordar a possibilidade de um processo criativo enquanto experiência estética de um projeto de arte participativa realizado em ambiente virtual.

Catarina Carneiro de Sousa (aka CapCat Ragu) é uma artista portuguesa nascida no Porto, com formação inicial em Artes Plásticas e Estudos Artísticos. É doutoranda do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e assistente convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Desde 2008 tem dedicado a sua investigação e atividade artística a ambientes virtuais, concepção de avatares e construções digitais.

One Comment

Trackbacks

  1. Meta_Body lecture at Coimbra University | delicatessen

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: