Skip to content

Seminário Transversal, por Sara Augusto

30/03/2014

MatLit_Cartaz_SA_04Abr2014Sara Augusto, autora de vários estudos sobre ficção maneirista e barroca, lecionará um seminário transversal intitulado «Emblemática e Ficção», no próximo dia 4 de abril de 2014, pelas 17h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC). Este seminário é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT). As inscrições para a sessão serão limitadas, podendo os interessados inscrever-se pelo correio eletrónico do programa em Materialidades da Literatura: materialidades.da.literatura@gmail.com

Resumo

Num contexto cultural e artístico dominado pelo investimento em estruturas visuais de grande impacto, que incluíam as manifestações de “arte efémera” (mesmo que não fosse essa a intenção, como aconteceu com a Basílica Patriarcal ou a Ópera do Tejo, que sucumbiram ao Terramoto de Lisboa), e num contexto literário em que a utilização da alegoria se tornou comum e desejada, a ficção narrativa não podia ficar alheia ao poder da imagem. Inserindo este estudo em trabalhos já realizados (A alegoria na ficção romanesca do maneirismo e do barroco), em projetos em desenvolvimento (no contexto das Materialidades da Literatura), e num percurso pessoal de investigação, pretende-se mostrar como se estabeleceu esta relação entre imagem e narrativa ficcional. Nesta abordagem, vão ser tidas em conta as seguintes questões: periodização literária e codificação, alegoria, representação emblemática e arte efémera.

Sara Augusto é investigadora no Centro de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e docente do Programa de Doutoramento Estudos Avançados em Materialidades da Literatura. Doutorada e pós-doutorada em Literatura Portuguesa. Foi professora na Faculdade de Letras da Universidade Católica, onde lecionou desde 1991 a 2007, no âmbito da Literatura Portuguesa e das Literaturas de Língua Portuguesa e colaborou em cursos de pós-graduação com as Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto. No âmbito das suas áreas de formação, de lecionação e investigação, apresentou trabalhos e publicou em Portugal e no estrangeiro.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: