Skip to content

Conferência por Gérson Werlang

03/03/2014

MatLit_Cartaz_GW_07Mar2014

Gérson Werlang, professor Titular da Universidade de Passo Fundo, profere uma conferência intitulada «A Música na Literatura de Erico Verissimo: Paisagem Ficcional, Educação Musical e História», no próximo dia 7 de março de 2014, pelas 16h00, na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Esta conferência é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT) e da Pós-graduação em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino.

Resumo
Esta conferência propõe um passeio por três romances do escritor brasileiro Erico Verissimo, em que o aspeto primordial a ser analisado é a presença da música. Esta análise é um extrato de meu trabalho de doutoramento, publicado no Brasil com o título A Música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social (2011), onde analiso os aspetos musicais em toda a obra ficcional do escritor. Os aspetos aqui selecionados são relativos à ambientação musical, que chamo de paisagem musical, a partir de conceito desenvolvido por Murray Schafer; e também as relações históricas entre música e sociedade, como elas surgem nos romances de Erico Verissimo. GW

Gérson Werlang é pós-doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, Brasil. Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Mestrado em Música pela University of Miami-USA (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Passo Fundo e Coordenador de Pesquisa da Faculdade de Artes e Comunicação da mesma universidade.  Tem experiência na área de Artes e Letras, com ênfase em Música. É doutor em Letras – Estudos Literários – Universidade Federal de Santa Maria, na área de Literatura Comparada, com tese que compreende as áreas de Música e Letras. Mantém pesquisas nas áreas de criação da canção, composição e em interfaces entre a música erudita e popular, história da música, música e literatura e produção musical. Estuda as possibilidades educacionais da música popular nas escolas. Na área de letras, também pesquisa as interações entre literatura e música, onde possui obras publicadas sobre a matéria.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: