Skip to content

MATLIT, v. 1, n. 1 (2013)

07/07/2013

MatLit_Vol.1.1_capa

O n. 1 do v. 1 (2013) da MATLIT. Revista do Programa de Doutoramento “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura” encontra-se já em linha e disponível para leitura. Eis o seu endereço: http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/

Todos os textos (ensaios, recensões, entrevista, etc.) se encontram disponíveis em formato html e pdf. A revista adopta uma política de acesso livre, podendo todos os textos ser lidos e descarregados. Para aceder ao seu conteúdo basta carregar na capa do número, que aqui reproduzimos.

Os textos podem ser descarregados um a um. Em breve será igualmente possível descarregar o número na íntegra. Enquanto isso não sucede, convidamo-lo a explorar as secções e textos da revista.

A MATLIT está organizada da seguinte forma: 1) Secção temática; 2) Secção não-temática; 3) Entrevista; 4) Mediarama; 5) Recensões. São línguas de trabalho da revista o português, o inglês, o espanhol, o francês e o italiano.

Dirigida por Manuel Portela e Osvaldo Manuel Silvestre, a MATLIT dispõe de uma Comissão Editorial integralmente formada por estudantes e investigadores do Programa. A sua Comissão Científica inclui alguns dos nomes de referência, no panorama português e internacional, na área das Materialidades da Literatura e das Humanidades Digitais.

No seu número inaugural a MATLIT dedica a secção temática a Fernando Pessoa, num dossiê intitulado “Estranhar Pessoa com as Materialidades da Literatura”. O dossiê reproduz, em boa parte, um colóquio realizado no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra em colaboração com um dos parceiros estratégicos do Programa em Materialidades da Literatura, o ELAB (Laboratório de Estudos Literários Avançados), da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Entre vários outros motivos de interesse, este primeiro número conta com uma entrevista a Johanna Drucker, autora de uma notável obra nos domínios recobertos pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e sua Professora Visitante.

Chamamos, por fim, a atenção para o Call for Papers do número seguinte (n. 1.2.), com coordenação de Clara Rowland e Osvaldo Manuel Silvestre, e dedicado ao tema “Escrita e Cinema”.

Boas leituras!

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: