Skip to content

Materialidades da Literatura: Programa de Doutoramento FCT

25/04/2013

Programas de Doutoramento_FCT

O Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura» foi recomendado para financiamento no concurso de Programas de Doutoramento FCT, cujos resultados foram recentemente divulgados. Trata-se de um curso proposto pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a participação do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. A avaliação destacou o mérito científico do programa, o seu caráter inovador e a excelência da sua organização, incluindo o acompanhamento e supervisão dos estudantes.  Esta distinção foi atribuída por um painel internacional que avaliou 238 programas de doutoramento em todas as áreas científicas, dos quais 58 foram recomendados para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a principal instituição financiadora de bolsas e projetos de investigação científica em Portugal. De acordo com o regulamento (40/2013, de 25 de janeiro), este concurso representa um novo modelo de financiamento destinado a programas de excelência e de referência internacional que privilegiam «modelos de formação inequivocamente alinhados com as melhores práticas internacionais de investigação científica». O Doutoramento em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura poderá assim dispor de 20 bolsas de doutoramento (5 por cada edição do programa) durante os próximos quatro anos (2013-2014, 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017).

O Doutoramento em Materialidades da Literatura foi acreditado em 2010 pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES). O programa está a desenvolver parcerias com universidades na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos da América que permitirão intensificar o intercâmbio de discentes e docentes. O programa conta com a colaboração de professores convidados de várias instituições nacionais e internacionais que participam num ciclo de seminários e conferências. Entre os professores convidados dos últimos três anos, refiram-se: Lev Manovich (Universidade da Califórnia em San Diego; atualmente, Graduate Center da Universidade da Cidade de Nova Iorque), Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Rodríguez de la Flor (Universidade de Salamanca), Luís Quintais (Universidade de Coimbra), Clara Rowland (Universidade de Lisboa), Fernando Matos Oliveira (Universidade de Coimbra), Johanna Drucker (Universidade da Califórnia em Los Angeles), Chris Funkhouser (New Jersey Institute of Technology), Sandy Baldwin (West Virginia University) e Susan Schreibman (Trinity College Dublin; atualmente Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth). Realiza-se também um ciclo regular de aulas abertas e performances com artistas convidados, cujas práticas são relevantes para os objetos de investigação do programa, como a voz e o som, a tipografia e o livro, e o computador e a escrita. Neste ciclo contámos já com a presença de Américo Rodrigues, Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa, Porto), Alberto Casiraghy e Mike Basinski (Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo). Registos vídeo de alguns destes seminários e aulas abertas encontram-se publicados na coleção do programa no ‘i-Tunes U’: Materialidades da Literatura.

O programa de Doutoramento desenvolve ainda, no âmbito do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), um projeto de investigação sobre o Livro do Desassossego, de Bernardo Soares/Fernando Pessoa (Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego, 2012-2015), igualmente financiado pela FCT. Encontra-se em preparação o primeiro número da Revista MatLit: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (ISSN 2182-8830), uma revista especificamente concebida para agregar a investigação no campo de estudos das materialidades da literatura e das humanidades digitais. A revista MatLit e os projetos de investigação em curso no CLP proporcionam um contexto de investigação com capacidade de integrar os doutorandos, reforçando o seu perfil de programa de estudos avançados. A classificação como ‘Programa de Doutoramento FCT’ permitirá consolidar nos próximos anos a área emergente das Materialidades da Literatura e fazer crescer a dimensão internacional do programa.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: