Skip to content

Melo e Castro na Casa da Escrita

02/10/2012

No próximo dia 3 de outubro de 2012, pelas 18h00, é inaugurada na Casa da Escrita, em Coimbra, a exposição e mostra bibliográfica «Do Leve à Luz» de E. M. de Melo e Castro, com a presença do autor. A exposição mantém-se até 2 de novembro de 2012.

E. M. de Melo e Castro nasceu na Covilhã em 1932. É engenheiro, poeta, artista plástico, ensaísta e crítico. Reside, atualmente, na cidade de São Paulo, no Brasil. Concluiu os estudos em Engenharia Têxtil, em 1956, na Universidade de Bradford, em Inglaterra. Doutorou-se em Letras, no ano de 1998, na Universidade de São Paulo. Cedo iniciou a actividade pedagógica, ensinando nas áreas tecnológica e cultural, designadamente, no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa, na Escola Superior Artística do Porto e na Universidade de São Paulo. É autor de mais de quarenta livros de poesia e pioneiro da vídeopoesia em Portugal. Escreveu dezenas de ensaios sobre crítica literária e artes visuais. Realizou exposições individuais e colectivas. Desde 1979 que trabalha a infopoesia. Grande parte da sua obra está depositada e integra a coleção de arte contemporânea do Museu de Serralves.

CICLO “NAS ESCRITAS PO.EX”

Esta exposição insere-se no ciclo  «Nas Escritas Po.Ex», comissariado por Jorge Pais de Sousa e organizado pela Casa da Escrita, entre outubro de 2012 e junho de 2013. O ciclo “Nas Escritas PO.EX” desafia um conjunto de oito autores (escritores e artistas) a cruzar as suas obras e a mostrá-las ao público, através de um ciclo de oficinas de criação e de experimentação poiética, permitindo que o público possa contactar o autor e o processo criativo in loco. A presença / intervenção / residência de cada autor convidado contempla a organização de uma exposição bibliográfico-documental e iconográfica, evocativa da sua trajetória artística.  A programação calendarizada inclui os seguintes autores: E. M. de Melo e Castro (outubro de 2012), António Barros (novembro de 2012), Alberto Pimenta (janeiro de 2013), Silvestre Pestana (fevereiro de 2013), Jorge Lima Barreto* / Vitor Rua (março de 2013; *com evocação da obra musical e musicológica de Jorge Lima Barreto, falecido em 2011), Fernando Aguiar (abril de 2013), Manuel Portela (maio de 2013) e  Ana Hatherly (junho de 2013).

O Curso de Doutoramento em Materialidades da Literatura associa-se a esta iniciativa, integrando-a no seu programa anual de atividades.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: