Skip to content

Literatura no Século XXI

15/04/2012

Revista de Estudos Literários_Volume 2

Acaba de sair o 2º Volume da Revista de Estudos Literários, coordenado por Manuel Portela e publicado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. A secção temática deste volume é dedicada à «Literatura no Século XXI» e contém artigos de John Cayley, N. Katherine Hayles, Carlos Reis, Pedro Barbosa, Philippe Bootz, Manuel Portela, Luís Filipe B. Teixeira, Teresa Vilariño Picos, Daniela Côrtes Maduro, Dominique Faria, Miguel Fernandes Ceia e Diana Pimentel. A revista inclui ainda artigos de Pedro Eiras (secção não-temática), Maria Irene Ramalho (secção profissão) e Ana Hatherly (secção arquivo), e uma extensa secção de recensões a obras de estudos literários publicadas em 2010 e 2011. Na introdução pode ler-se:

O foco de atenção deste volume dirige-se para os aspetos tecnológicos e materiais que têm transformado as práticas de criação, comunicação e leitura literária, e cujos efeitos se fazem sentir transversalmente na cultura atual. Esta cultura tem sido descrita cada vez com mais frequência como uma cultura do software, isto é, como uma cultura cujas práticas e formas são mediadas e determinadas por programas digitais. A ubiquidade da mediação digital significa que se torna hoje difícil circunscrever práticas e formas artísticas que não tenham, em menor ou maior grau, integrado as novas condições materiais de produção nos seus processos. No caso particular da arte literária, a alteração em curso da ecologia medial implica a reconfiguração da relação entre o impresso e o digital, num processo que não é apenas de concorrência, mas também de cooperação e de retroalimentação. Considerar o tema ‘literatura no século XXI’ significa, neste caso, pensar a textualidade digital e a presença crescente do computador e da programação nas práticas literárias pós-World Wide Web. (pp.5-6)

Revista de Estudos Literários, Volume 2, 2012, «Literatura no Século XXI», Publicação do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, ISSN 2182-1526, 38 ilustrações, 570 páginas. Distribuição comercial a partir do próximo mês de Maio.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: