Skip to content

Seminário Transversal, por Johanna Drucker

19/03/2012

Johanna Drucker, professora convidada do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, lecionará um seminário transversal, intitulado «Seeing as Knowing: Interpreting Visualization and Visualizing Interpretation», no próximo dia 23 de Março de 2012, pelas 14h00, na Sala 6 (4º piso, FLUC). As inscrições para a sessão serão limitadas, podendo os interessados inscrever-se pelo correio eletrónico do programa em Materialidades da Literatura: materialidades.da.literatura@gmail.com

Johanna Drucker é atualmente Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Lecionou anteriormente em diversas universidades norte-americanas, incluindo as Universidades de Harvard, Columbia, Yale e Virginia. Entre 1999 e 2009 esteve ligada à Universidade da Virginia, tendo sido responsável pela criação do curso de Media Studies. É também fundadora e diretora do repositório digital Artists’ Books Online (iniciado em 2004 no Institute for Advanced Technology in the Humanities, da Universidade da Virginia). A sua obra como artista tipográfica, poeta e ficcionista integra cerca de 50 títulos, a maior parte dos quais compostos, paginados e impressos pela autora. Como investigadora, tem livros publicados sobre um vasto conjunto de temas, incluindo o modernismo, a visualidade na escrita, a história dos alfabetos e do design gráfico, arte contemporânea e textualidade digital. Nos últimos anos tem estudado a história dos diagramas e das formas de representação visual, incluindo os processos automáticos de visualização algorítmica de dados.

A visita de Johanna Drucker a Portugal decorre no âmbito de dois projetos de investigação financiados pela FCT: «PO.EX: Um Arquivo Digital de Literatura Experimental Portuguesa» (CECLICO, Universidade Fernando Pessoa, 2010-2013, referência: PTDC/CLE-LLI/098270/2008) e «Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego» (CLP, Universidade de Coimbra, 2012-2015, referência COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-019715; referência: PTDC/CLE-LLI/118713/2010).

Os comentários estão fechados.