Skip to content

Seminário Transversal, por Clara Rowland

19/10/2011

Clara Rowland leccionará o primeiro seminário transversal de 2011-2012, intitulado «Delivery, not philosophy: a carta no cinema», no próximo dia 11 de Novembro. Clara Rowland é Professora Auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade  de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura  Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. O seu livro A Forma do Meio: Livro e Narração na Obra de  João Guimarães Rosa sairá ainda em Outubro no Brasil, publicado pela UNICAMP. Coordena actualmente o projecto de investigação «Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema».

Este seminário parte de uma dupla hipótese: por um lado, assenta na convicção de que a partir das relações e tensões entre escrita e cinema é possível pensar relacionalmente ideias de literatura e ideias de cinema; por outro, apoia-se na ideia de que as representações materiais da escrita (livros, cartas, diários) podem fazer-se eixo desse confronto, apresentando-se ao mesmo tempo como figuras da literatura e da materialidade da escrita. A carta, circulando insistentemente pela história do cinema, parece solicitar como resposta uma interrogação das implicações teóricas do confronto entre voz, palavra e imagem no cinema. O trajecto  proposto considerará estas hipóteses a partir de dois casos contemporâneos e  paradigmáticos – Letter from an Unknown Woman (1948) de Max Ophuls e A Letter to  Three Wives (1949) de Joseph Mankiewicz -, articulando-os com os problemas da representação da carta do cinema mudo ao cinema contemporâneo.

A sessão tem início às 14h, na Sala Ferreira Lima da FLUC, no 6º piso. As inscrições para a sessão serão limitadas, podendo os interessados inscrever-se pelo correio electrónico do programa em Materialidades da Literatura: materialidades.da.literatura@gmail.com

Os comentários estão fechados.