Skip to content

Projecto de investigação financiado pela FCT

23/09/2011

Bernardo Soares, Livro do Desassossego. © Biblioteca Nacional de Portugal.

O projecto «Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego» (PTDC/CLE-LLI/118713/2010) do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra foi avaliado como ‘Excelente’ no concurso anual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O painel de avaliação destacou a inovação teórica e tecnológica, a qualificação da equipa de investigação, a qualidade da organização, a clareza dos objectivos e a relevância do contributo científico para o estudo da literatura num contexto nacional e internacional.

Coordenado por Manuel Portela, o projecto será realizado entre 2012 e 2015 e está directamente ligado ao Curso de Doutoramento em Materialidades da Literatura. A equipa de investigação é constituída por docentes, docentes convidados e doutorandos do Curso, a que se acrescentarão dois bolseiros de investigação a contratar futuramente. A metodologia de investigação combina a edição genética e social com modelos e práticas experimentais das humanidades digitais.

Além do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, colaboram no projecto a Biblioteca Nacional de Portugal e o INESC ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa). O projecto desenvolverá ainda parcerias com consultores e centros de investigação nas seguintes instituições: Universidade de Maryland, Universidade da Virginia, Universidade da Califórnia LA, Royal Irish Academy e Universidade de Los Andes (Bogotá).

A atribuição deste financiamento não representa apenas o reconhecimento do carácter inovador e do potencial científico do projecto. Este resultado significa também a possibilidade de desenvolvermos de forma autónoma um conjunto de linhas de investigação associadas às ‘Materialidades da Literatura’, consolidando um núcleo de estudos avançados neste campo.

Os comentários estão fechados.