Skip to content

Sobre «Materialidades»

Este sítio web está associado ao Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura», criado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Literatura Portuguesa. Além de dar a conhecer esta nova área de ensino e de investigação, o sítio web «Materialidades da Literatura» pretende divulgar as atividades e projetos que se realizam no âmbito do curso. O Programa foi apresentado para acreditação à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Dezembro de 2009, tendo sido acreditado em Maio de 2010. A primeira edição do Programa teve início em 2010-2011. Em 2013, foi selecionado para financiamento como Programa de Doutoramento FCT, tendo-lhe sido atribuídas 20 bolsas de doutoramento para o período 2013-2017.

 

Apresentação do Programa
As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. O objetivo deste programa é desenvolver em Portugal uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, do livro, da escrita, e ainda as materialidades digitais de certas práticas e formas literárias contemporâneas. Esta análise da materialidade implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica que acompanha a literatura dos séculos XIX, XX e XXI – códice impresso, fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador, telemóvel, média sociais e locativos.

Os conteúdos programáticos de cada uma das quatro unidades curriculares (Materialidades da Literatura I; Materialidades da Literatura II; Materialidades da Cultura; e Literatura, Artes e Média) têm por objetivo estabelecer o contexto científico e metodológico do programa. Trata-se de conhecer e analisar em profundidade as diferentes materialidades das práticas literárias pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas (Materialidades da Literatura I e II); conhecer as abordagens teóricas no estudo das materialidades da comunicação, da linguagem e da cultura (Materialidades da Cultura); e compreender a relação entre práticas literárias e outras práticas artísticas e performativas, num contexto de expansão e transformação das tecnologias de mediação e virtualização (Literatura, Artes e Média). Este conteúdo curricular inicial define o campo e o método de investigação, procurando criar as condições para o desenvolvimento de um projeto autónomo de tese, a realizar nos três anos seguintes.

Os seminários partilham quatro objetivos principais: (1) um conhecimento aprofundado de uma ampla gama de práticas literárias dos últimos 100-150 anos, segundo uma perspetiva translinguística, transcultural e transmedial; (2) o conhecimento de abordagens teóricas recentes nos campos relevantes (teoria literária, estudos culturais, teoria dos média e dos novos média, humanidades digitais); (3) o desenvolvimento de uma metodologia de investigação centrada na observação e análise das materialidades da significação e da comunicação; (4) o uso de arquivos digitais e ferramentas digitais de análise, investigação e comunicação.

Este programa não tem equivalente na rede nacional de ensino superior, e apenas tem equivalentes parciais noutras partes do mundo. É um programa inovador de investigação e ensino, no tema e na abordagem, como tem sido reconhecido por especialistas de diversas instituições em todo o mundo. O seu objetivo é abrir uma nova área de estudos literários em Portugal e contribuir para a construção da massa crítica necessária ao seu desenvolvimento futuro, nomeadamente através da criação de um grupo de investigação no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP). Este grupo de investigação recebeu a designação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” e integra o plano estratégico do CLP para o período 2015-2020. Na medida em que se trata de uma área emergente, a sua criação em Portugal contribuirá para atualizar e renovar teoricamente o campo dos estudos literários. É seu objetivo último contribuir para uma mudança nos modos de investigar e ensinar literatura, dentro do projeto mais vasto de repensar as Humanidades na era do software e dos novos média.

 

Objetivos
a) Reconhecer e compreender de forma sistemática as materialidades da literatura;
b) Produzir descrições mais densas e mais ricas das práticas e formas literárias;
c) Adquirir competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da teoria da literatura, dos estudos culturais, dos estudos interartes, das humanidades digitais e de outros domínios emergentes;
d) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
e) Capacidade de produzir investigação que mereça divulgação nacional ou internacional em publicações arbitradas;
f) Capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
g) Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área de especialização;
h) Capacidade de promover, em contexto académico ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

 

Metodologias de Ensino
Os métodos de ensino centram-se no modelo de seminário, combinando a exposição teórica e a observação e análise de obras com a reflexão e o debate aberto das leituras. A apresentação de trabalhos orientados serve para desenvolver e consolidar a capacidade de investigação individual e o rigor metodológico. No seu conjunto, estes métodos de ensino têm também por objetivo fomentar o trabalho em equipa e um forte sentido crítico entre pares. O curso recorre a tecnologias e metodologias digitais, incluindo wikis, blogs e outras plataformas web de edição, colaboração e criação, e também a aplicações de análise de texto e de visualização de dados. Os estudantes devem explorar de forma criativa várias ferramentas digitais. O programa organiza ainda um curso anual de verão, composto por oficinas dedicadas a tecnologias relevantes no campo das humanidades digitais e dos estudos literários digitais.

 

Línguas de Ensino
Português e Inglês.
O programa é totalmente bilingue, com português e inglês como línguas de ensino. A maior parte da investigação específica neste campo é escrita e publicada em inglês, o que significa que os doutorandos têm de ser fluentes em inglês (um requisito de admissão). O desenvolvimento sustentado deste Programa de Doutoramento implica a admissão de estudantes internacionais (que já constituem 25% dos nossos doutorandos) de fora das regiões de língua portuguesa. O uso do inglês em artigos e teses também se refletirá no impacto internacional dos resultados da investigação realizada no programa. Aos docentes e doutorandos recomenda-se que publiquem uma percentagem significativa da sua produção em inglês.

 

Ver Plano de Estudos.

© Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura», Universidade de Coimbra, 2010-2014. Todos os direitos reservados.

 

 


This website belongs to the Ph.D. Program  ‘Advanced Studies in the Materialities of Literature’, created by the School of Arts and Humanities at the University of Coimbra and the Centre for Portuguese Literature. Its aim is to inform prospective students about the content and aims of this new teaching and research program. The ‘Materialidades da Literatura’ website is also a forum for advertising current and future activities and projects carried out by this Program. The proposal for the new Ph.D. Program was submitted for accreditation to the national Agency for Evaluation and Accreditation of Higher Education (A3ES) in December 2009. It received final approval in May 2010. The Program started in 2010-2011. In 2013, it was recommended for funding by the Foundation for Science and Technology as an FCT PhD Program, enabling the award of 20 PhD studentships between 2013 and 2017.

Program Description
Changes in the technologies of communication over the past three decades have changed both the regimes of representation of media, and the regimes of representation based on the codes of writing. This modification opened up a new chapter in the critical theory of the materialities of communication, affecting research into literary forms of the past, as well as of the present. The purpose of this programme is to develop an emerging area of research dedicated to analyzing the materialities of literature – materialities of sound, voice, performance, image, book, writing, and also the digital materialities that define many contemporary literary practices and forms. This analysis of materiality will also imply a reflection on the technological mediations accompanying literature produced in the nineteenth, twentieth and twenty-first centuries – printed codex, photography, phonograph, typewriting, film, radio, television, video, computer, mobile phone, social and locative media.

The combined syllabi of the four seminar courses (Materialities of Literature I; Materialities of Literature II; Materialities of Culture; Literature, Arts and Media) aim to provide the scientific context and methodology for the programme. Their intention is to interrogate and analyse in depth various materialities of pre-modernist, modernist and postmodernist practices (Materialities of Literature I and II); to explore recent theoretical studies of the materialities of communication, language and culture (Materialities of Culture); and to understand the relationship between literary practices and other artistic and performative practices in the context of a general expansion and transformation of the technologies of mediation and virtualization (Literature, Arts and Media). This curriculum content defines the field and the method of research, seeking to create the optimum conditions for the development of an autonomous thesis project to be completed within three years.

Seminars share four major objectives: (1) an in-depth knowledge of a wide range of literary practices of the past 100-150 years, in a translinguistic, transcultural and transmedia perspective; (2) knowledge of recent theoretical approaches in the relevant fields (literary theory, cultural studies, theory of media and new media, digital humanities); (3) development of a research methodology focused on the observation and analysis of the materialities of signification and communication; (4) the use of digital archives and digital tools for analysis, research and communication.

This programme has no equivalent in the national network of higher education, and only partial equivalents elsewhere in the world. It is an innovative research and teaching programme in theme and approach, as has been recognized by experts from different institutions around the world. Its aim is to open a new area in literary studies in Portugal and to build the critical mass for its future development, namely by the establishment of a research group within the Centre for Portuguese Literature at the University of Coimbra (CLP). This research group has been named “Digital Mediation and Materialities Literature” and is part of the strategic plan of CLP for the period 2015-2020. To the extent that this is an emerging area, its establishment in Portugal will help refresh and renew the theoretical field of literary studies. Its ultimate goal is to contribute to a change in the practices of research and teaching literature within the broader project of rethinking the Humanities in the age of software and new media.

 

Objectives
a) Recognize and understand in a systematic way the materialities of literature;
b) Offer denser and more complex descriptions of literary practices and forms;
c) Develop research skills and knowledge associated to the scientific domains of theory of literature, cultural studies, interart studies, digital humanities, and other emerging fields;
d) Conceive, design, adapt and carry out a significant research project in compliance with the requirements of academic quality and integrity;
e) Produce research that deserves to be published in national or international peer-reviewed journals;
f) Analyze, evaluate and synthesize new and complex ideas;
g) Communicate with their peers, with the academic community and with society at large on their area of expertise;
h) Promote technological, social and cultural progress, in an academic or professional context.

 

Teaching Methodologies
Teaching methods are centred on the seminar class, which combines theoretical presentation, observation and analysis of works with open discussion of readings. The presentation of supervised assignments helps students develop and strengthen their capacity for individual research and methodological rigour. Taken together, these teaching methods are also aimed at fostering teamwork and a strong commitment to informed peer review and critical debate. Courses make regular use of digital technologies and methodologies, including wikis, blogs and other web-platforms for authoring, editing and collaboration, and also tools for textual analysis and data presentation and visualization. Students are required to creatively explore several new media tools. The programme also organizes a summer course, which offers workshops devoted to technologies relevant for the fields of digital humanities and digital literary studies.

 

Languages of Teaching
Portuguese and English.
The programme is fully bilingual, with Portuguese and English as languages of teaching. Most of the research specific to this field is written and published in English, which means that current doctoral candidates have to be fluent in English (an admission requirement). The sustained development of this doctoral programme requires that we recruit international students (who already constitute 25% of our candidates) outside Portuguese-speaking countries. The use of English in articles and theses will also contribute to the international impact of the programme’s research results. Doctoral candidates and programme professors are required to publish a significant percentage of their work in English.

 

See Curriculum Structure.

© Ph.D. Program ‘Advanced Studies in the Materialities of Literature’, University of Coimbra, 2010-2014. All rights reserved.



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 72 outros seguidores

%d bloggers like this: