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Sobre «Materialidades»

Este blogue está associado ao Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura», criado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além de dar a conhecer esta nova área de ensino e de investigação, o blogue «Materialidades da Literatura» pretende divulgar as actividades e projectos que se realizam no âmbito do curso. O Programa foi apresentado para acreditação à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Dezembro de 2009, tendo sido acreditado em Maio de 2010. A primeira edição do Programa teve início em 2010-2011.

Apresentação do Programa
As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias actuais. O objectivo deste Programa é desenvolver em Portugal uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, da escrita, e ainda as materialidades digitais que caracterizam certas práticas e formas literárias contemporâneas. A análise da materialidade implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica que acompanha a literatura dos séculos XIX, XX e XXI – fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador digital, telemóvel.

Os conteúdos programáticos de cada uma das quatro unidades curriculares (Materialidades da Literatura I; Materialidades da Literatura II; Materialidades da Cultura; e Literatura, Artes e Média) têm por objectivo estabelecer o contexto científico e metodológico do programa. Trata-se de conhecer e analisar em profundidade as diferentes materialidades das práticas literárias pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas (Materialidades da Literatura I e Materialidades da Literatura II); de conhecer as abordagens teóricas no estudo das materialidades da comunicação, da linguagem e da cultura (Materialidades da Cultura); e de compreender a relação entre práticas literárias e outras práticas artísticas e performativas, num contexto de expansão e transformação das tecnologias de mediação e de virtualização (Literatura, Artes e Média). Este conteúdo curricular inicial define o campo e o método de investigação, procurando criar as condições para o desenvolvimento de um projecto autónomo de tese, a realizar nos três anos seguintes.

Este programa não tem qualquer equivalente na rede nacional de ensino superior. Trata-se de um programa de ensino e de investigação inovador no tema e na abordagem, cujo objectivo é abrir uma nova área ao nível dos estudos literários em Portugal e garantir-lhe as necessárias condições de desenvolvimento e consolidação, designadamente através da constituição a médio prazo de um núcleo de estudos avançados em Materialidades da Literatura no Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. Na medida em que se trata de uma área em crescimento no mundo anglo-americano, e com alguma expressão no Norte da Europa, a sua criação em Portugal contribuirá para actualizar e renovar teoricamente este campo. É seu objectivo último contribuir para uma mudança nos modos de investigar e ensinar literatura, dentro do projecto mais vasto de repensar as Humanidades na era das novas tecnologias e dos novos média.

Conhecimentos, Capacidades e Competências a Adquirir
a) reconhecer e compreender de forma sistemática as materialidades da literatura;
b) produzir descrições mais densas e mais ricas do fenómeno literário;
c) adquirir competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da teoria da literatura, dos estudos culturais, dos estudos interartes, das «Digital Humanities» e de outros domínios emergentes;
d) capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
e) capacidade de produzir investigação que mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações arbitradas;
f) capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
g) capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área de especialização;
h) capacidade de promover, em contexto académico ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Metodologias de Ensino
A metodologia de ensino está centrada no modelo de seminário, combinando a exposição teórica e a observação e análise de obras com a reflexão e o debate de leituras. A apresentação de trabalhos orientados servirá para desenvolver e consolidar a capacidade de investigação individual e o rigor metodológico. No seu conjunto, estes métodos de ensino têm também por objectivo fomentar o trabalho em equipa e um forte sentido crítico entre pares. Acresce que, quer no plano didáctico quer no da sua comunicação interna, e ainda no da avaliação, o curso recorrerá a tecnologias e metodologias avançadas, incluindo wikis, blogs e outras plataformas web de edição, colaboração e criação. Os estudantes deverão explorar de forma criativa várias ferramentas digitais. Línguas de ensino: Português e Inglês.

Ver Plano de Estudos.

© Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura», Universidade de Coimbra, 2010. Todos os direitos reservados.


This blog belongs to the Ph.D. Program  ‘Advanced Studies in the Materialities of Literature’, established by the Faculty of Arts at the University of Coimbra. Its aim is to inform prospective students about the content and aims of this new teaching and research program. The ‘Materialidades da Literatura’ blog is also a forum for advertising current and future activities and projects carried out by this Program. The proposal for the new Ph.D. Program was submitted for accreditation to the national Agency for Evaluation and Accreditation of Higher Education (A3ES) in December 2009. It received final approval in May 2010. The Program started in 2010-2011.

Program Description
Changes in the technologies of communication over the last three decades have changed both the regimes of representation of the media, and the regimes of representation based on the codes of writing. These changes have opened up a new chapter in the critical theory of the materialities of communication, which in turn reflects on research into literary forms of the past, as well as of the present. The purpose of this Program is to develop an emerging area of research dedicated to analyzing the materialities of literature – materialities of sound, voice, performance, image, writing, and also the digital materialities that define many contemporary literary practices and forms. This analysis of materiality will also imply a reflection on the technological mediations accompanying literature produced in the nineteenth, twentieth and twenty-first centuries – photography, phonograph, typewriting, film, radio, television, video, digital computer, mobile phone.

The combined syllabi of the four seminar courses (Materialities of Literature I; Materialities of Literature II; Materialities of Culture; Literature, Arts and Media) provide a sound scientific and methodological practice for the program. Their aim is to interrogate and analyse in depth different materialities of pre-modernist, modernist and postmodernist practices (Materialities of Literature I and II); to explore recent theoretical studies of the materialities of communication, language, and culture (Materialities of Culture); and to understand the relationship between literary practices and other artistic and performative practices in the context of a general expansion and transformation of the technologies of mediation and virtualization (Literature, Arts and Media). This curriculum content defines the field and the method of research, and it is designed to create the optimum conditions for the development of an autonomous thesis project to be completed within three years.

This program has no equivalent in the national network of higher education. This is an innovative research and teaching program both in theme and approach. Its aim is to open a new area in literary studies in Portugal and to build the critical mass for its future development, namely by the establishment of a research group of advanced studies in the Materialities of Literature within the Centre for Portuguese Literature (CLP). To the extent that this area is expanding in the Anglo-American world, as well as in Northern Europe, its establishment in Portugal will contribute to a theoretical renovation in the field of literary studies. Its ultimate goal is to contribute to a change in the research and teaching of literature, within the larger project of rethinking the Humanities in the era of new media.

Knowledge, Skills, and Competence to be Acquired
a) to recognize and understand in a systematic way the materialities of literature;
b) to produce denser and more complex descriptions of literary phenomena;
c) to develop skills and research methods associated to the scientific domains of theory of literature, cultural studies, interart studies, digital humanities, and other emerging fields;
d) ability to conceive, design, and carry out a significant research project in compliance with the requirements imposed by the standards of academic quality and integrity;
e) ability to produce research that deserves to be published in national or international peer-reviewed publications;
f) ability to critically analyze, evaluate, and synthesize new and complex ideas;
g) ability to communicate with their peers, with the academic community, and with society at large in their area of expertise;
h) ability to promote technological, social, and cultural progress in academic and professional contexts.

Teaching Methodologies
Teaching is based on seminar classes, which combine theoretical presentation, and analysis of different types of work, with discussions. The presentation of supervised assignments will help students to develop and strengthen their capacity for individual research and methodological rigour. Taken together, these teaching methods are also aimed at fostering teamwork and a strong commitment to informed peer review. Moreover, in teaching, daily communication, and evaluation, the course will make use of digital technologies and methodologies, including wikis, blogs and other web-authoring and web-collaboration platforms. Students will be required to creatively explore new media tools. Languages of instruction: Portuguese and English.

See Study Plan.

© Ph.D. Program ‘Advanced Studies in the Materialities of Literature’, University of Coimbra, 2010. All rights reserved.



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